LÍDA BAAROVÁ E JOSEPH GOEBBELS

abril 17, 2010

Lída Baarová, cujo verdadeiro nome era Ludmila Babková (1914-2000), foi uma das atrizes mais célebres da Checoslováquia nos anos trinta e trabalhou também em filmes alemães, italianos e espanhóis, conquistando maior popularidade no período em que atuou como contratada da UFA. Porém Lída ficou mais conhecida por sua vida fora das telas como amante de Joseph Goebbels, o poderoso Ministro da Propaganda e Informação do regime hitlerista.

A carreira de Lída Baarová começou em 1931, quando tinha 17 anos. Ela era muito bonita e possuía o que se chama hoje de sex appeal. Portanto não podia deixar de ser notada pelos realizadores de filmes. Lída queria ser atriz e foi estudar interpretação no Conservatório de Praga; mas não terminou o curso, porque foi convidada para fazer o primeiro filme no seu país natal, Kariéra Pavla Camrdy (ao pé da letra, A Carreira de Pavel Camrda), dirigido por Miroslav Krnansky.

Em 1935, Lída aceitou a oferta da UFA, o grande estúdio da Alemanha, para protagonizar, ao lado de Gustav Fröhlich, o filme Barcarola / Barcarole, dirigido por Gerhard Lamprecht, que se converteu num sucesso de bilheteria. O ator era casado e tinha uma filha, mas Lída e Gustav se apaixonaram e foram morar juntos.

O destino da jovem atriz poderia ter sido diferente se um dia ela não tivesse encontrado Joseph Goebbels, quando este acompanhava Hitler numa visita aos estúdios da UFA. Goebbels ficou fascinado pela jovem atriz e louco de amor por ela. Um dos personagens mais sinistros da Segunda Guerra Mundial, Goebbels tinha um corpo franzino, pequena estatura e um pé aleijado; porém, apesar destas desvantagens, ele fascinava as pessoas por seu carisma e sua inteligência incontestáveis.

Goebbels era casado e já pai de três filhos. Ele começou o seu plano de conquistar Lída, convidando o casal Baarová-Fröhlich para diferentes reuniões sociais e durante meses assediou Lída implacavelmente.

Em 1937, depois de ter feito dois filmes “patrióticos” sob a direção de Karl Ritter, muito apreciados no Brasil, Traidores / Verräter e Entre Duas Bandeiras / Patrioten, Lida recusou uma proposta vantajosa da Metro-Goldwyn-Mayer, decisão da qual se lamentaria anos mais tarde: “Eu poderia ter sido tão famosa quanto Marlene Dietrich”. Goebbels jamais a deixaria abandonar a UFA para fazer cinema em Hollywood e ela se conformou, alegando para a imprensa que não queria se separar de seus pais.

Lída Baarová, Gustav Froelich conversam com Goebbels

Finalmente, Goebbels deu um beijo em Lída, dizendo: “Nunca tive na minha vida um amor por uma mulher como o que tenho por você”. A atriz sucumbiu ao charme do braço direito de Hitler e os dois concordaram que continuariam se encontrando às escondidas de Magda e de Fröhlich.

Os rumores deste relacionamento chegaram até Magda que, a princípio, decidiu ignorar o fato, acostumada com as aventuras do marido. Os mesmos rumores chegaram também a Fröhlich, apesar dos esforços de Lída para manter sua relação com Goebbels em segredo. Diferentemente da esposa de Goebbels, Fröhlich não ficou de braços cruzados. Seguiu os dois amantes, surpreendendo-os na entrada do chalé que Goebbels tinha comprado para seus encontros amorosos.

 

A vida de Lída está cercada de lendas. Para um biógrafo, Lída contou que Fröhlich esbofeteou Goebbels e, para outro, que Fröhlich esbofeteou-a quando soube de tudo. Consta ainda que, por vingança, Goebbels suspendeu a isenção do serviço militar que Fröhlich tinha em virtude de sua condição de ator e mandou-o para a frente de batalha.

No outono de 1938, tocou o telefone de Lida: era Goebbels, que se encontrava muito excitado, porque acabara de confessar para sua esposa o romance que ele e Lída mantinham.

Mais adiante, Magda telefonou para Lída e tiveram uma conversa, na qual Magda disse: “Sou a mãe dos filhos dele e estou somente interessada no que ocorre na casa onde ele vive, tudo o que sucede fora dela não tem nada a ver comigo”. Magda só pediu a Lída uma coisa: “Deves prometer-me que não terás um filho dele”.

Patrioten

Passaram-se os dias, mas Magda sofria, vendo seu esposo loucamente enamorado de Lída Baarová. A situação terminou por explodir, quando Magda soube que Goebbels havia presenteado Lída com uma linda pulseira de ouro. A esposa do gênio da propaganda, com as provas do adultério colhidas pelo secretário de Goebbels, Hans Hanke (amigo íntimo de Magda e dizem que seu amante), resolveu então recorrer a Hitler, expondo-lhe todo o caso. Hitler se mostrou compreensivo, recusando a todo momento a sua proposta de divórcio, até convencê-la de que, para o bem do partido e de seus próprios filhos, deveria ficar junto de Goebbels.

Dois dias após o encontro com Magda, Hitler mandou chamar seu Ministro para reprovar a sua conduta. Para surpresa de Hitler, Goebbels se mostrou determinado a renunciar à sua carreira no partido nazista, oferecendo seus serviços como cônsul em Tóquio, para onde estava disposto a viajar, supostamente na companhia da jovem amante. Hitler rechaçou esta idéia absurda – não queria que o matrimônio dos Goebbels, que encarnava o protótipo da família nazista, se rompesse.

Lída Baarová e Willy Fritsch em Preussische Liebesgeschichte

Lída, que havia acabado de filmar Preussische Liebesgeschichte (História Prussiana de Amor), dirigido por Paul Martin e co-estrelado por Willy Fristch, foi chamada para uma delegacia de polícia, onde foi intimidada, proibida de trabalhar nos estúdios cinematográficos da Alemanha e de participar de qualquer ato social. Em março de 1941, desobedecendo às ordens de permanecer no país, Lída deixou Berlim, regressando para Praga. Ali, graças ao produtor Miloù Havel, participou de alguns filmes checos e peças teatrais. O filme com Fritsch foi proibido e seria lançado somente em 1950, recebendo outro título: Liebeslegend (Lenda de Amor).

Com a ocupação alemã na sua pátria, Lida foi proibida de trabalhar também em Praga e então viajou para a Itália, a fim de continuar sua carreira de atriz, vindo inclusive a fazer um filme com Fellini, Os Boas Vidas / Vitelloni em 1953. Depois, ela prosseguiria diante das câmeras no cinema espanhol até 1957.

Lída viu Goebbels pela última vez no Festival de Veneza de 1942. Segundo Baarová escreveu em suas memórias – “Die süsse Bitterkeit meines Lebens’ (A Doce Amargura de Minha Vida), publicada postumamente – Goebbels, ao vê-la, não lhe deu a menor atenção. Ela contou:“Ele deve ter me reconhecido, mas não fez o menor gesto. Era o mestre do auto-contrôle”.

Quando os russos estavam se aproximando, os Goebbels abandonaram sua residência em Schwanenwerder. Ajudado por um colega do partido, Goebbels eliminava a sua correspondência e certos documentos pessoais, entre os quais aparece uma foto que lhe havia sido dedicada por Lida Baarová. Antes de jogá-la no fogo, Goebbels teria exclamado: “Aquí está uma mulher de beleza perfeita”.

Lída Baarová

Em 1945, Lída foi presa pelos americanos e brevemente encarcerada por colaboração. Sua mãe teve uma crise cardíaca no curso do interrogatório. A irmã, Zorka Janú, que também era atriz, se suicidou em março de 1946. Goebbels e sua esposa ficaram com Hitler no bunker, tirando suas próprias vidas e as de seus seis filhos.

Em 1949, Lída casou-se com Jan Kopecký, do qual se divorciou em 1956. Em 1959, ela emigrou para a Áustria, onde contraiu matrimônio com o médico sueco, Dr. Kurt Lundwall, e permaneceu até o fim de seus dias.

Lida sofria da doença de Parkinson e faleceu no ano 2000, em Salzburg, na propriedade que herdou após a morte de seu último marido.

12 Responses to “LÍDA BAAROVÁ E JOSEPH GOEBBELS”

  1. Entaõ, eu gostei de ter lido esta história muito interessante, um motivo que eu vou dar para esta história e como consegui chegar neste SITE, foi assim, fui ao médico a poucos dias já faz acho que uns 25 dias ou menos, e encontrei com a minha colega não vou divulgar NOME e agente começou a falar muito de livro e tal, e derrepente ela citou o nome do famoso Hitler derrepente eu lembrei que Hitle foi um dos maiores esncandalos que teve em toda história do mundo é o que eu acho, então ela começou a falar que ele era isso que ele era isso etc… então eu não sabia o que dizer fiquei muito assim sem graça não pelo assunto e sim por eu não ler livros e não ter muita cultura para divulgar aos meus Pais e amigos, então comecei a entrar nos SITES e visitar achei um e pelo o que ela me contou era tudo verdade e foi bom eu ter lido as coisas que aconteceu com ele e as pessoas que morreram. E o fato de eu entrar neste Site foi que consegui achar pelo Famoso também do Yahool. e quero dizer para o público que ler o meu comentário eu tenho apenas 17 anos não é mentira por que gosto de realidade vou postar a hora do meu computador e é claro o ano que eu estou por que se um dia eu morrer claro, for lá perto de deus, alguma pessoa vai ler o meu comentario e dirá nossa ela postou o conhecimento dela, mas isso foi á vamos supor 50 anos (RS) então é só isso valeo pelo site muito bom! Postado ás 20:22 de 2012 do mês de Janeiro dia 26 faltando 3 dias para o meu aniversário eu nasci em dia 30/01/1994 para quem ler obrigada!!!!

  2. Espero que seu interesse pela História e pela Cultura cresça cada vez mais e parabéns pelo seu aniversário.

  3. Parabéns, uma pena que a gente so conheça a história destes personagens contadas por imperialistas, vejam que o próprio Hitler queria a preservação da Família, e desaprovava o comportamento de seu ministro.

  4. Acho que Hitler estava mais preocupado com o partido do que com a família.

  5. Respondendo a Goebel:
    A história é escrita pelo vencedor.

  6. Desculpe, mas não entendí o que disse. Talvez o filme Devil’s Mistress (título original: Lida Baarová), de Filip Renc / 2016, anunciado no Netflix, esclareça melhor os fatos relacionados com o romance Baarová-Goebbels.

  7. Acabei de assistir o filme sobre a vida dela e queria saber um pouco mais. Uma mulher linda, sem dúvida, mas triste. Lendo o comentário acima, não acredito que Hitler estava interessado em resguardar a família e sim em manter as aparências. Hipócrita, isso sim ele foi.Fiquei com dó de Lída!!!!

  8. Olá, Raquel. Saiu um livro sobre Lida escrito em alemão. Veja na Amazon.com. Talvez, se a série fizer sucesso, ele possa ser traduzido para o português e lançado no Brasil.Obrigado pela visita.

  9. Assisti ontem à noite o filme, e gostaria de fazer uma correção, a bem da verdade…a atual República Tcheca, à época parte da então Tchecoslováquia, foi retomada dos nazistas pelos soviéticos, e não pelos americanos, o que é corretamente relatado pelo filme “Lida Baarová”, disponível no Netflix…os soviéticos praticaram inúmeros crimes comparáveis aos nazistas até a derrocada da União Soviética

  10. Obrigado Julio pela sua informação. No meu artigo eu disse apenas que Lida foi presa pelos americanos. Assim consta em várias fontes. como, por exemplo, o obituário de Lida Baarova no The Times (oct. 31, 2000).

  11. acredito que ele fui uma pessoa muito ambiciosa, ela queria fama e poder, esqueceu que estava ao lado de uns dos homens mais perverso da humanidade. Todos nos temos em algum momento da vida te tomar decisões certa ou errada e ela teve a sua a pior possível poderia ter indo embora para o EUA, enquanto tinha tempo… a história e suas lições.

  12. Obrigado pela visita Angelo. Volte sempre.

Leave a Reply