GENE AUTRY

November 23, 2012

Pode parecer estranho que, em um gênero que depende primordialmente da ação intensa, dois cowboys mais chegados às canções como Gene Autry e Roy Rogers, tenham alcançado tanta popularidade. Mas foi exatamente isso que aconteceu.

Gene Autry (Orvon Grover Autry) nasceu no dia 29 de setembro de 1907 em um rancho perto de Tioga, Texas, filho de Delbert e Nora Autry. Quando tinha 16 anos, a família se estabeleceu no Oklahoma e o rapaz foi trabalhar como telegrafista noturno em uma estacão ferroviária. Nesta ocasião, Will Rogers ouviu-o tocar guitarra e lhe sugeriu que tentasse a sorte no rádio.

Em 1928, Autry começou a cantar em uma emissora de Tulsa, apresentado como “Oklahoma’s Singing Cowboy”. Depois foi para Chicago e cantou no programa de música foclórica National Barn Dance, do qual foi o astro de 1930 a 1934. Ele gravou um disco “That Silver Haired Daddy of Mine” , que o tornou famoso. Entre suas inúmeras gravações através dos tempos incluem-se: “Tumbling Tumbleweeds”, “South of the Border”, “Mexicali Rose”, “Back in the Saddle Again” e “Rudolph the Rednosed Reindeer”.

Algum tempo mais tarde, o produtor Nat Levine levou o jovem para a Mascot, colocando-o sucessivamente em um longa-metragem, Santa Fé / In Old Santa Fe e em um seriado, A Montanha Misteriosa / Mystery Mountain, ambos de 1934 e estrelados por Ken Maynard.

No ano seguinte, Autry entrou em outro seriado, O Império dos Fantasmas / The Phantom Empire, com enredo bem estranho, misturando um cowboy-cantor com ficção científica. A ação transcorria em uma cidade subterrânea futurística, Murania, onde o herói encontrava homens armados com inventos fatais avançadíssimos. Capturado, juntamente com os companheiros – Frankie (Frankie Darro), Betsy (Betsy King Ross) e Oscar (Smiley Burnette) – , ele conseguia escapar, antes de o império ser totalmente destruído por um raio mortífero.

Satisfeito como o novo ator, Levine promoveu-o a astro. Logo em seguida, com Boiadeiro Trovador / Tumbling Tumbleweeds / 1935, Autry inaugurou uma série de westerns na recém-formada Republic, tendo como diretor mais assíduo Joseph Kane e, como companheiro Smiley Burnette (Lester Alvin Burnette), antigo colega de Gene no programa National Barn Dance.

Burnette sabia tocar 52 instrumentos e compôs mais de 350 canções, mas ficou conhecido do público como o amigão rechonchudo e sentimental do mocinho. Além de acompanhar Autry, Burnette providenciou intervalos cômicos para filmes de Roy Rogers e Charles Starrett, falecendo em 1967, aos 56 anos, vitimado pela leucemia.

As cenas musicais iam ficando predominantes nos filmes e isso às vezes desacelerava a ação, porém, de um modo geral, havia equilíbrio, e o público lotava os cinemas. De 1937 até se alistar na Fôrça Aérea em 1942, os exibidores elegeram Autry “Campeão de Popularidade em Filmes de Faroeste”.

Paralelamente ao Cinema, o ator desenvolveu atividades em outras áreas: gravações na Columbia Records, atuações no programa de rádio The Melody Ranch e apresentações pessoais por todo o país no Gene Autry Rodeo. Nessa época, ele recebia mensalmente cerca de 4 mil cartas dos fãs, 60 por cento … de mulheres

Todos os apreciadores dos westerns antigos sabem que o cavalo do cowboy chamava-se Champion mas, na realidade, houve três cavalos com de nome Champion, sendo que o verdadeiro nome do original era Lindy, assim batizado em homenagem ao grande aviador Charles Lindbergh.

A partir de 1942,  a carreira de Autry ficou interrompida por três anos. Sob protesto do estúdio, ele foi servir à causa dos aliados como co-piloto de gigantescos aviões de carga, no transporte de homens e suprimentos para bases na China, Birmânia e Índia.  Autry readaptou o seu “Dez Mandamentos para um Cowboy” e divulgou a nova versão no seu programa muito popular, Radio Rangers: … “Seja um patriota … Não tenha idéias raciais ou religiosamente intolerantes etc”.

Ao voltar para a América, Autry verificou que a Republic o substituira por Roy Rogers e, em 1946, fundou sua própria companhia, a Gene Autry Productions, que tinha como produtor executivo Armand Schaefer e cujos filmes eram distribuídos pela Columbia.

O primeiro trabalho, O Último Rodeio / The Last Round-Up, foi o seu filme predileto entre os 93 dos quais participou, principalmente porque, na sua opinião, continha uma boa história. Os críticos acharam que ele representou uma melhoria nos westerns de série e concordaram que foi o melhor de Autry desde que ele iniciou sua carreira. A ação se passava em um Oeste moderno e apresentava uma revolta de índios, um estouro de boiada e Gene participando de uma transmissão radiofônica. A trama contava como, tanto os rancheiros como os índios, eram ameaçados pela escassez de água quando as autoridades decidiram construir um aqueduto.

De aparência  física um tanto frágil, Autry não expressava a mesma virilidade de Tom Mix ou Buck Jones, não sabia cavalgar como Ken Maynard ou Hoot Gibson não tinha o porte altivo e austero de Tim McCoy, não era bom de briga nem de tiro, mas suas canções folclóricas e sua simpatia, sua pinta de bom moço conquistaram o público, principalmente no meio rural.

Um outro grande sucesso de Autry foi o filme Almas Indomáveis / The Strawberry Roan / 1948, filmado em Cinecolor. O ator resolveu usar a conhecida canção como inspiração para a história. Tal como Ken Maynard já havia feito em um de seus filmes com o mesmo título original. Autry conseguiu que a Columbia comprasse os direitos para uso da balada de Curley Fletcher que Maynard, e não a Universal, ainda detinha. Quando Maynard, durante a sua aposentadoria, estava vivendo em relativa pobreza em um trailer acampado em San Fernando, ele recebia uma certa quantia de um velho fã do Texas. Os cheques vinham do fã, é certo, mas o dinheiro vinha de Gene Autry. Ken nunca soube disso.

Pat Buttram, o companheiro de Gene no rádio, estreou na tela em Almas Indomáveis. O filme tinha como objetivo ser uma resposta a  Meu Amigo Trigger / My Pal Trigger / 1946 de Roy Rogers, a ponto de incluir no seu elenco Jack Holt, que atuara no filme de Rogers. O filme começa com Gene, Pat e outros vaqueiros preparando uma armadilha para capturar um cavalo malhado. Quando o filho do dono do rancho é ferido ao tentar domá-lo, o pai (interpretado por Jack Holt) decide eliminar o animal. Gene impede que isto aconteça e esconde o cavalo. Em uma sequência bastante sentimental, perto do final do filme, Gene persuade Dick a cavalgar o malhado novamente  e recobrar a confiança no uso de suas pernas. John English, que havia começado sua carreira como montador dos westerns de Tim McCoy na Puritan e co-dirigido muitos dos melhores seriados com William Witney, prestou um bom serviço não somente nesta mas em todas as produções de Autry.

Em 1953, Autry fez seu último filme, Last of the Pony Riders e, convencido da crescente popularidade da Televisão, já havia começado  a produzir – pela sua Flying A Productions  – uma série de faroeste, The Gene Autry Show, composta  de 91 episódios de meia hora (alguns em cores), além de outros seriados nos quais não estrelava como, por exemplo, Annie Oakley (81 ep. Com Gail Davis), Buffallo Bill Jr. (42 ep. Com Dick Jones), The Range Rider (78 episódios com Jock Mahoney) e The Adventures of Champion (26 ep.). Além desses, a firma produziu a série Cavalcade of America e os primeiros 39 episódios de Death Valley Days.

A Columbia culpou o empreendimento de Autry na televisão pela queda nas vendas de seus filmes. Mas é preciso dizer isto a favor de Autry. Em 1950, em um esforço para levantar dinheiro, Herbert J. Yates ofereceu os westerns de Gene Autry e Roy Rogers  realizados na Republic para MCA Television. Autry recorreu à justiça a fim de impedir a venda e a exibição dos filmes na tela pequena. Ele pediu ajuda a Roy, porém este hesitou. Autry perdeu a causa e não teve outra alternativa senão competir consigo mesmo por meio de uma nova série de filmes feitos especialmente para a televisão.

No final da década, Autry apareceu como convidado especial, ao lado de John Ford, John Wayne e Gary Cooper, em um documentário de televisão sobre o Oeste americano, Wide Wide World, produzido pela NBC.

Ao mesmo tempo, Autry devotou-se a outros negócios, comprando quatro estações de Rádio e uma de Televisão e 25 poços de petróleo no Texas. Seu toque de Midas tornou-se legendário. Adquiriu ainda muitas propriedades em vários Estados, hotéis, editoras de música e aplicou dinheiro em mais de um sem número de investimentos, dos quais o mais célebre talvez tenha sido o time de beisebol California Angels.

Gene Autry faleceu em 2 de outubro de 1998 em uma pequena localidade no San Fernando Valley em Los Angeles, California.

Este supermilionário soube resumir com humildade os seus méritos como cowboy do Cinema.: “Nunca me considerei ator. Ator deve ser alguém como Paul Muni ou Spencer Tracy. Eu era mais uma personalidade”.

FILMOGRAFIA

(Feita com a colaboração de Gil Araujo e Danilo Dieguez e publicada na revista Cinemin nº 46 da EBAL em 1988 e agora revista).

Prod. Mascot:

1934: Santa Fé / In Old Santa Fe. Dir: David Howard. El: Ken Maynard, Evelyn Knapp, H. B. Warner, George (Gabby) Hayes, Smiley Burnette, Gene Autry. A Montanha Misteriosa / Mystery Mountain. Seriado em 12 episódios. Dir: Otto Brower, B. Reeves Eason. El: Ken Maynard, Verna Hillie, Edmund Cobb, Wally Wales (Hal Taliaferro), Gene Autry, Smiley Burnette.

1935: O Império dos Fantasmas / The Phantom Empire. Seriado em 12 episódios. Dir: Otto Brower. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Frankie Darro, Betsy King Ross, Hal Taliaferro. Versão em longa-metragem em 1940 com o título de Radio Ranch ou Men With Steel Face.

Prod. Republic:

1935: Boiadeiro Trovador / Tumbling Tumbleweeds. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Lucille Browne, George (Gabby) Hayes, Norma Taylor. Melodia Sertaneja / Melody Trail. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Ann Rutherford, Wade Boteler, Alan Bridge. Os Trovadores / The Sagebrush Troubadour. Dir: Joseh Kane. El: Gene Autry, Barbara Pepper, Smiley Burnette, Fred Kelsey, Tom London. Cantor dos Prados / The Singing Vagabond. Dir: Carl Pierson. El: Gene Autry, Ann Rutherford, Smiley Burnette, Barbara Pepper, Chief Thundercloud.

1936: O Vale do Paraíso / Red River Valley. Dir: B. Reeves Eason. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Frances Grant, George Chesebro, Charles King. Montanha Tentadora Comin’round the Mountain. Dir: Mack V. Wright. El: Gene Autry, Ann Rutherford, Smiley Burnette, LeRoy Mason, Frank Lackteen. O Cowboy Cantor / The Singing Cowboy. Dir: Mack V. Wright. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Lois Wilde, Lon Chaney Jr., Ann Gillis. Violões e Pistolões / Guns and Guitars. DirJoseph Kane. El: Gene Autry, Dorothy Dix, Smiley Burnette, Tom London, Charles King. O Seresteiro / Oh, Suzannah! Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Kay Hughes, Monte Blue, Max Terhune. Os Invencíveis / Ride, Ranger Ride. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette,  Kay Hughes, Monte Blue, Max terhune. Astro por Aclamação / The Big Show. Dir: Mack V. Wright. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Kay Hughes, Sally Payne, Max Tehrune, Sons of the Pioneers. No Velho Rancho / The Old Corral. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Irene Manning,  Lon Chaney Jr., Cornelius Keefe, Sons of the Pioneers.

1937:  Cowboy na África / Round-up Time in Texas. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Maxine Doyle, The Cabin Kids, LeRoy Mason. Dinheiro a Jorro / Git Along, Little Doggies. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Maple City Four, Judith Allen, William Farnum. Ritmo Serrano / Roolin’ Tootin’ Rhythm. Dir: Mack V. Wright. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Armida, Monte Blue, Hal Taliaferro. O Canário da Serra / Yodelin’ Kid from Pine Ridge. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Betty Bronson, LeRoy Mason, Charles Middleton, Russell Simpson.  O Rei dos Cowboys /

Public Cowboy nº 1. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Ann Rutherford, William Farnum, Arthur Loft. Centauros Modernos / Boots and Saddles. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Ra Hould (Ronald Sinclair), Judith Allen, Gordon (William) Elliott. Artistas em Folia / Manhattan Merry-go-round. Dir: Charles F. Riesner. El: Gene Autry, Phil  Regan, Leo Carrillo, Ann Dvorak, Henry Armetta, Max Terhune, Smiley Burnette, Luiz Alberni, Ted Lewis e sua orquestra, Cab Calloway e Cotton Club Orchestra. Springtime in the Rockies. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Polly Rowles, Ula Love, George Chesebro, George Letz (Montgomery).

1938:  The Old Barn Dance. Dir: Joseph Kane. El:  Gene Autry, Smiley Burnette, Helen Valkis, Dick Weston (Roy Rogers), Sons of the Pioneers. Gold Mine in the Sky. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Carol Hughes, LeRoy Mason, J.L. Frank’s “Golden West Cowboys”, George Montgomery.  Man from Music Mountain. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Carol Hughes, Sally Payne, Polly Jenkins and her Plowboys. Prairie Moon. Dir: Ralph Staub. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Shirley Deane, Tommy Ryan, Walter Tetley. Rhythm of the Saddle. Dir: George Sherman. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Pert Kelton, Peggy Moran, LeRoy Mason.  Western Jamboree. Dir: Ralph Staub. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Jean Rouverol, Esther Muir, Kermit Maynard.

1939: Home on the Prairie. Dir: Jack Townley. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, George Cleveland, Jack Mulhall. Mexicali Rose. Dir: George Sherman. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Noah Beery Jr., Luana Walters, William Farnum. Blue Montana Skies. Dir: B. Reeves Eason. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Tully Marshall, Buffallo Bill Jr., Elmo Lincoln. Mountain Rhythm. Dir: B. Reeves Eason. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey Maude Eburne, Jack Pennick. Colorado Sunset. Dir: George Sherman. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Buster Crabbe, Elmo Lincoln, Barbara Pepper, William Farnum, Kermit Maynard. Na Zona do Perigo / In Old Monterey. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, George (Gabby) Hayes, June Storey, The Ranch Boys, Rex Lease. Rovin’ Tumbleweeds. Dir: George Sherman. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Mary Carlisle, Douglass Dumbrille, William Farnum, Pals of the Golden West. South of the Border. Dir: George Sherman. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Lupita Tovar, Duncan Renaldo, June Storey, William Farnum, Rex Lease.

1940: Rancho Grande. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Mary Lee, Rex Lease.

Prod. 20th Century-Fox:

1940: Chutando Alto / Shooting High. Dir: Alfred E. Green. El: Gene Autry, Jane Withers, Marjorie Weaver, Robert Lowery, Kay Aldridge.

Prod. Republic:

1940: Gaucho Serenade. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Mary Lee, Duncan Renaldo. Carolina  Moon. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Mary Lee, Eddy Waller. Ride, Tenderfoot, Ride. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Smiley Burnette, June Storey, Mary Lee, Warren Hull. Valentia Adquirida ou Rancho Melodia / Melody Ranch. Dir: Joseph Santley. El: Gene Autry, Jimmy Durante, Ann Miller, Barton McLane, George (Gabby) Hayes.

Prod. MGM:

1940: Rodeo Dough. Dir: Sammy Lee. EL: Sally Paine, Mary Treen e, como convidados: Gene Autry, Roy Rogers, Johnny Weissmuller, Mickey Rooney, Joe E. Brown, Tom Neal.

Prod. Republic:

1941: Ridin’on a Rainbow. Dir: Lew Landers. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Mary Lee, Carol Adams, Ferris Taylor. Back in the Saddle. Dir: Lew Landers. El: Gene Autry, Smiley Burnette,  Mary Lee, Edward Norris, Jacqueline Wells (Julie Bisdohp). Dir: Lew Landers. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Virginia Dale, Mary Lee, Spencer Charteris. Meet Roy Rogers (Meet the Stars Series). Dir: Harriet Parsons. El: Roy Rogers, Gene Autry, Judy Canova, Bill Ellioyt, George (Gabby) Hayes, Billy Gilbert, Bob Baker. Sunset in Wyoming. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, George Cleveland, Maris Wrixon, Monte Blue. Under Fiesta Stars. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Carol Hughes, Frank Darien, Joseph Strauch Jr. Serenata Mexicana / Down Mexico Way. Dir: Joseph Santley. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Fay McKenzie, Sidney Blackmer, Duncan Renaldo. Sierra Sue. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Fay McKenzie, Rex Lease, Kermit Maynard, Vince Barnett.

1942: Cowboy Serenade. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Fay McKenzie, Cecil Cunningham, Rand Brooks. Heart of the Rio Grande. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Fay McKenzie Edith Fellows, Jimmy Wakely Trio. Home in Wyomin. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Olin Howard, Fay McKenzie, Kermit Maynard, Rex Lease. Stardust  on the Sage. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Edith Fellows, Vince Barnett, Rex Lease, Franklin Farnum. O Túnel Fatal / Call of the Canyon. Dir: Joseph Santley. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Sons of the Pioneers, Ruth Terry, Thurston Hall, Marc Lawrence. Chamas da Vingança / Bells of Capistrano. Dir: William Morgan. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Virginia Grey, Lucien Littlefield, Morgan Conway.

1946: Um Cowboy em Hollywood / Sioux City Sue. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Lynne Roberts, Sterling Holloway, Richard Lane, Ralph Sanford.

1947: A Corrida do Diabo / Trail to San Antone. Dir: John English. El: Gene Autry, Peggy Stewart, Sterling Holloway, William Henry, John Duncan. Conflito na Fronteira / Twilight on the Rio Grande. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Sterling Holloway, Adele Mara, Bob  Steele, Charles Evans. Desmascarando Criminosos / Saddle Pals. Dir: Lesley Selander. El: Gene Autry, Lynne Robeerts, Sterling Holloway, Irving Bacon, Demian O’Flynn. Robin Hood no Texas / Robin Hood of Texas. Dir: Lesley Selander. El: Gene Autry, Lynne Roberts, Sterling Holloway, Adele Mara, James Cardwell.

Columbia:

1947: O Último Rodeio / The Last Round-Up. Dir: John English. El: Gene Autry, Jean Heather, Ralph Morgan, Bobby Blake, Silverheels Smith (Jay Silverheels).

1948: Almas Indomáveis / The Strawberry Roan. Dir: John English. El: Gene Autry, Gloria Henry, Jack Holt, Dickie Jones, Pat Buttram, Rufe Davis.

1949: O Revólver de Prata / Loaded Pistols. Dir: John English. El: Gene Autry, Barbara Britton, Chill Wills, Jack Holt, Vince Barnett. Aconteceu na Fronteira / The Big Sombrero. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Elena Verdugo, Stephen Dunne, George J. Lewis, Vera Marshe. Alma Intrépida / Riders of the Whistling Pines. Dir: John English. El: Gene Autry, Patricia White (Pat Barry), Jimmy Lloyd, Douglass Dumbrille, Clayton Moore, Britt Wood. Cidade Fantasma / Rim of the Canyon. Dir: John English. El: Gene Autry, Jock O’Mahoney (Jock Mahoney), Thruston Hall, Alan Hale Jr. O Vaqueiro e os Peles-Vermelhas / The Cowboy and the Indians. Dir: John English. El: Gene Autry, Sheila Ryan, Frank Richards, Jay Silverheels, Clayton Moore, Claudia Drake. Cavaleiros do Céu / Riders in the Sky. Dir: John English. El: Gene Autry, Gloria Henry, Robert Livingston, Pat Buttram, Mary Beth Hughes, Alan Hale Jr, Kermit Maynard.

1950: Sons of New Mexico. Dir: John English. El: Gene Autry, Gail Davis, Robert Armstrong, Dick Jones, Frankie Darro, Clayton Moore. Mule Train. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Sheila Ryan, Robert Livingston, Vince Barnett. Cow Town. Dir: John English. El: Gene Autry, Gail Davis, Harry Shannon, Jock Mahoney, Clark (Buddy) Burroughs.  Beyond the Purple Hills. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Jo Dennison, Don Beddoe, James Milican, Hugh O’Brian. Território Indiano / Indian Territory. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Gail Davis, Kirby Grant, Philip Van Zandt. The Blazing Sun. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Lynne Roberts, Anne Gwynne, Edward Norris, Alan Hale Jr.

1951: Gene Autry and the Mounties. Dir: John English. El; Gene Autry, Pat Buttram, Elena Verdugo, Carleton Young, Herbert Rawlinson. Texas Never Cry. Dir: Frank McDonald. El: Gene Autry, Pat Buttram, Mary Castle, Russell Hayden, Gail Davis, Richard Powers (Tom Keene). Whirlwind. Dir: John English. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Gail Davis, Thurston Hall, Harry Lauter. Silver Canyon. Dir: John English. El: Gene Autry, Dick Alexander, Pat Buttram, Gail Davis, Bob Steele. Hills of Utah. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Elaine Riley, Onslow Stevens, Donna Martel. Valley of Fire. Dir: John English. El: Gene Autry, Pat Buttram, Gail Davis, Russel Hayden, Gregg Barton.

1952: The Old West. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Pat Buttram, Gail Davis, Lyle Talbot, House Peters Sr. Night Stage to Galveston. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Pat Buttram, Virginia Huston, Robert Livingston, Thruston Hall, Clayton Moore. Apache Country. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Pat Buttram, Carolina Cotton, Francis X. Bushman, Tom London. Barred Wire. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Pat Buttram, Anne James, Gordon Jones. Blue Canadian Rockies. Dir: George Arachainbaud. El: Gene Autry, Pat Buttram, Gail Davis, Carolina Cotton, Tom London.

1953: Winning of the West. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Gail Davis, Robert Livingston, Richard Crane. On Top of Old Smoky. Dir: George Archainbvaud. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Gail Davis, Kirk Riley, Carleton Young. Pack Train. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Gail Davis, Sheila Ryan, Kenne Duncan, Kermit Maynard. Saginaw Trail. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Connie Marshall, Smiley Burnette, Eugene Borden, Ralph Reed. Last of the Pony Riders. Dir: George Archainbaud. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Buzz Henry, Johnny Downs, Dick Jones.

Adendo: Documentários sobre Gene Autry.

Melody of the West / 1994. Dir: Robert A. Strout.

America’s Cowboy / 2000. Dir: Ellen Mednick.

White Hat, Silver Screen / 2007. Narrador: Johnny Cash.

2 Responses to “GENE AUTRY”

  1. Olá, Gomes de Mattos – Completo texto sobre Gene Autry. É incrível como Gene Autry era querido nos Estados Unidos. Há uma canção chamada “Dead, Who’s Gene Autry?” cantada por Johnny Cash que demonstra com perfeição o carinho, respeito e admiração pelo cowboy-cantor. – Um abraço do Darci Fonseca

  2. Prazer em revê-lo Darci. Seu westerncinemania, como sempre, ótimo. Você com certeza conhece muito mais os filmes e a carreira de Autry do que eu. Vi poucos filmes dele. A mistura da country music com o gênero western era uma fórmula imbatível, notadamente no meio rural.Um forte abraço.

Leave a Reply