ROY ROGERS

December 8, 2012

Antes de Gene Autry deixar definitivamente a Republic, o estúdio já havia descoberto e preparado um outro cowboy-cantor. Seu nome era Leonard Slye, mas o público o conheceu como Roy Rogers.

Rogers, tal como Autry, construiu uma personalidade maior do que o ator, e os temas de seus filmes também se assemelhavam. Ambos promoveram a imagem do “bom mocinho” só que, os filmes de Rogers, sem deixarem de ser glamourosas extravagâncias musicais, tinham mais ação e realismo. Ele se saía melhor do que Autry nas cenas de brigas e outras atividades físicas.

A idéia do chefão  da Republic, Herbert J. Yates, tinha sido a de copiar a magia  e o encantamento dos musicais da Broadway, e o estúdio deu a Rogers roupas vistosas, fotografou-o em locações pitorescas, modernizou os ambientes, enfim, soltou a grana, a fim de promover o novo cowboy-cantor.

Leonard Franklin Slye nasceu em Cincinnati, Ohio em 5 de novembro de 1911, filho de Andrew (“Andy”) Slye e Martha (“Mattie”) Womack. Após terminar os estudos, teve vários empregos, tais como apanhador de pêssegos em Tulare, na Califórnia, guarda e motorista de caminhão, entre outros, e aprendeu a tocar guitarra.

Estimulado por sua irmã Mary, Leonard superou a timidez e se apresentou como candidato em um programa radiofônico de calouros, Midnight Frolic, que era transmitido pela KMCS em Inglewood. Alguns dias depois, ele recebeu um telefonema, indagando se gostaria de se unir a um grupo chamado The Rocky Mountaineers. Leonard aceitou o convite e se tornou membro da banda em agosto de 1931. Em breve, Leonard pediu aos colegas que encontrassem outro vocalista, para que pudessem cantar juntos. Eles puzeram um anúncio no Los Angeles Examiner, procurando um yodeler (yodel é o canto típico dos alpícolas, com mudanças abruptas de voz normal e falsete), e foi assim que apareceu Bob Nolan.

Em 1933, depois de uma experiência desastrosa do grupo como O-Bar-O Cowboys, Leonard organizou com Bob Nolan e Tim Spencer o The Pioneer Trio,  ao qual aderiu depois o instrumentalista Hugh Farr, formando-se o conjunto The Sons of the Pioneers, reforçado posteriormente com o guitarrista Karl Farr, irmão de Farr. No decorrer dos anos, outros cantores e músicos tornaram-se membros do conjunto; Lloyd Perryman, Pat Brady, Ken Carson, Deuce Spriggers, Shug Fisher, Ken Curtis etc.

Como membro dos Sons of the Pioneers ou sozinho (sob o nome de Dick Weston), Leonard apareceu em westerns de Charles Starrett, Gene Autry, Dick Foran, Os Três Mosqueteiros ou Os Três Sertanejos / The Three Mesquiteers e outras produções, uma delas, O Último Romântico / Rhythm on the Range / 1936, estrelada por Bing Crosby, na qual este canta “I’m An Old Cowhand (From the Rio Grande)”, acompanhado pelos rapazes.

Em 1938, Yates deu à Leonard o papel principal no filme Sob as Estrelas do Oeste / Under the Western Stars (que fôra previsto para Gene Autry com o título de Washington Cowboy), inaugurando uma série, na qual os colaboradores mais assíduos foram o diretor Joseph Kane, o “amigão” George (Gabby) Hayes e The Sons of the Pioneers (Entre outros “amigos do mocinho” destacaram-se sucessivamente Smiley Burnette,  Raymond Hatton, Andy Devine, Pat Brady). A partir daí, Slye adotou o nome artístico de Roy Rogers.

Antes de começar a filmagem, vários estábulos trouxeram seus melhores animais para o estúdio, a fim de que Rogers escolhesse uma montaria. O terceiro cavalo que Rogers viu foi um belo Palomino dourado, chamado Golden Cloud, que reagia prontamente a qualquer pedido seu. Smiley Burnette, sidekick de Rogers nos seus dois primeiros filmes, estava observando e mencionou como o cavalo “era rápido no gatilho” (quick on the trigger). Rogers concordou e decidiu que Trigger seria o nome perfeito para o cavalo. Trigger ficou conhecido como “O Cavalo mais Esperto do Cinema”.

Quando morreu, em 1965, Trigger foi montado (aproveitando-se a sua pele esticada sobre plástico, e não empalhado, como tem sido dito), passando a constituir uma atração do museu Roy Rogers-Dale Evans em Apple Valley. Apresentado em Vida de Circo / Trigger Jr. / 1950, Trigger Jr. (que não era cria de Trigger), foi também usado nas aparições pessoais de Rogers e como dublê de Trigger.

Após o sucesso de Sob as Estrelas do Oeste, a Republic colocou Rogers encabeçando o elenco de uma série de westerns “históricos” – Billy the Kid Returns / 1938, Cavaleiros Intrépidos / Rough Riders Round-up / 1939, Correio da Fronteira / Frontier Pony Express / 1939, Dias de Jesse James / Days of Jesse James / 1939, O Bamba do Arizona / The Arizona Kid / 1940, O Jovem Buffalo Bill / Young Buffalo Bill / 1940, Sede de Ouro / Young Bill Hickock / 1940 etc. – enquanto ele se firmava como um grande astro do Western também em outras realizações. Gosto muito de O Bamba do Arizona, passado durante a Guerra Civil e com uma esplêndida fotografia da dupla dos seriados, William Nobles e Edgar Lyons. A cena do cumprimento da sentença de fuzilamento dos bandidos é um momento de cinema puro, proporcionado pelo incansável realizador de westerns Joe Kane num dia de muita inspiração.

No começo da série da Republic, a ação sobrepujava a música e as histórias inclinavam-se mais para o histórico do que para o contemporâneo. De 1942 em diante, a parte musical foi aumentando gradualmente, as roupas do cowboy tornaram-se mais espalhafatosas e, por causa da guerra, irromperam os temas patrióticos. Nessa ocasião, a fórmula era a seguinte: depois que a trama era concluída, seguia-se uma revista musical para encerrar o espetáculo; portanto havia uma separação entre as cenas de intriga e os números musicais.

Rogers atuou ainda em duas comédias country dos Weaver Brothers (Onde o Ouro Não é Lei / Jeepers Creepers / 1940 e O Juiz de Arkansas / Arkansas Judge / 1941), como convidado em musicais estranhos ao gênero faroeste (A Ilha dos Sonhos / Lake Placid Serenade, Brasil / Brazil, e Um Sonho em Hollywood / Hollywood Canteen, todos de 1944) e ganhou um papel de coadjuvante destacado em Comando Negro / Dark Command / 1940 de Raoul Walsh, ao lado de John Wayne, Claire Trevor e Walter Pidgeon.

Apesar da enorme receptividade do público, em relação a Gene Autry, o novo cowboy-cantor permaneceu em segundo plano na Republic e, somente quando  Autry se alistou na Fôrça Aérea, Rogers pôde conquistar o título de “Rei dos Cowboys”. Rogers ficou conhecido por seu vestuário típico do Oeste no estilo espetacular de Hollywood e Trigger tinha sua indumentária tão chamativa quanto a dele, deslumbrando o público com sua velocidade, beleza e inteligência, sempre aparecendo no momento certo para salvar a vida de seu dono.

O agente de Rogers, Art Rush, acertou com a Republic uma nova redação do contrato do ator, incluindo uma cláusula que lhe dava o direito ao seu nome, voz e imagem e começou a negociar com diversas empresas a venda de uma variedade de produtos com o nome de Rogers como chapéus, camisetas, lenços coloridos, cartucheiras, laços, relógios de pulso, lancheiras etc., uma mercadização que só perdia para a dos personagens dos desenhos de Walt Disney. Nos anos sessenta, Rogers se associaria à cadeia de restaurantes Marriott Corporation, resultando em uma centena de Rogers Family Restaurants, espalhados por todo o país.

Em 1947, viúvo de Arline Wilkins, Rogers casou-se com Dale Evans (Frances Octavia Smith), também cantora,  sua companheira nos filmes pela primeira vez em Pulseira Misteriosa / The Cowboy and the Senorita / 1944.

Em uma terceira fase, os faroestes de Roy Rogers contaram com a colaboração do diretor William Witney e do roteirista Sloan Nibley, e as cenas de ação voltaram a predominar. Um bom exemplo é a sequência final de Os Sinos de San Angelo / Bells of San Angelo / 1947, na qual Rogers luta contra dois bandidos ao mesmo tempo no tôpo de uma montanha. Outro filme dirigido por Witney com muita ação  e violência foi Amigo Fiel / Eyes of Texas / 1948, cuja cópia em Trucolor, infelizmente, parece que não existe mais. Durante esse período, os Sons of the Pioneers foram substituídos por Foy Willing e os Riders of the Purple Sage, depois sucedidos pelos Roy Rogers Riders.

Rogers  convencera-se  de que a moralidade nos seus filmes era um fator positivo e procurava evitar a violência gratuita: “O sangue, é claro, sempre foi um dos requisitos nos filmes de faroeste e, por isso, tínhamos que deixar escorrer um pouquinho nas cenas de brigas. Mas lutávamos lealmente e, o que é mais importante, os bandidos nunca venciam”.

Roy Rogers era o resumo, a síntese de como um cowboy deveria ser: a imagem da honestidade e da integridade.  Não foi à-toa que três gerações de adolescentes  quiseram ser como ele. E o cowboy viveu sua vida fora das câmeras com a mesma decência e humildade que projetava no Cinema e na Televisão.

Além dos filmes, Rogers manteve uma rotina de apresentações pessoais em casa de espetáculos, circos, rodeios, paradas e também fez inúmeras visitas a crianças em hospitais e abrigos por todo o país, devotando-lhes voluntariamente muito do seu tempo na esperança de que “O Rei dos Cowboys” poderia levantar a moral dos seus admiradores mais carentes.

De 1943 a 1951, Roy Rogers foi eleito pelos exibidores  americanos como o  astro de western nº 1. A série de filmes para o Cinema encerrou-se em 1951 com a realização de Reduto de Assassinos / Pals of the Golden West e o ator iniciou outra série na Televisão, “The Roy Rogers Show”, que durou até 1957. Foram cerca de cem episódios todos estrelados por Roy Rogers e Trigger, Dale Evans e seu cavalo Buttermilk, Pat Brady e seu jipe Nellybelle e Bullet The Wonder Dog, um pastor alemão que estreara no cinema em Amigo Fiel. Cada episódio se encerrava com Roy e Dale cantando a sua música tema, “Happy Trails”, que foi escrita por Dale.

Rogers surgiu ainda diante do vídeo em um dos episódios do seriado Mulher Maravilha / Wonder Woman / 1977, intitulado The Bushwackers. No Cinema, ele participou como convidado de honra, em duas comédias de Bob Hope e em A Grande Amizade / Mackintosh and T. J. / 1975.

Roy Rogers faleceu em 6 de julho de 1998, aos 86 anos de idade, em Apple Valley, California. Dale Evans deixou este mundo em 7 de fevereiro de 2001, também em Apple Valley. Em 2003, o museu Roy Rogers-Dale Evans foi transferido para Branson, Missouri e, em 2009, encerrou suas atividades.

Uma curiosidade a respeito de Trigger: quando ainda se chamava Golden Cloud, ele foi montado por Olivia de Havilland no filme As Aventuras de Robin Hood / The Adventures of Robin Hood / 1938.

FILMOGRAFIA

(Feita com a colaboração de Gil Araujo e Danilo Diegues, publicada na revista Cinemin nº 47 da EBAL em 1988 e agora revista)

1934:

Prod. Warner: Radio Scout. Curta-metragem. Dir: Ralph Staub. El: El Brendel, Howard C. Hickman, Russell Simpson, Joan Wheeler, Sons of the Pioneers.

1935:

Prod. MGM: Slightly Static. Curta-Metragem. Dir: William Terhune. El: Thelma Todd, Patsy Kelly, Harold Waldridge, Dell Henderson, Ben Taggart, Randall Sisters, Sons of the Pioneers.

Prod. Educational: Way up Thar. Curta-Metragem. Dir: Mack Sennet. El: Joan Davis, Myra Keaton, Louise Keaton, John W. Jackson, Sons of the Pioneers.

Prod. Liberty: The Old Homestead. Dir: William Nigh. El: Mary Carlisle, Lawrence Gray, Dorothy Lee, Edward J. Nugent, Fuzzy Knight, Sons of the Pioneers.

Prod. Columbia: O Galante Defensor / The Gallant Defender. Dir: David Selman. El: Charles Starrett, Joan Perry, Harry Woods, Edward J. LeSaint, George Chesebro, Sons of the Pioneers.

1936:

Prod. Columbia: Vingador Misterioso / The Mysterious Avenger. Dir: Harry S.  Webb. El: Charles Starrett, Joan Perry, Wheeler Oakman, Edward J. LeSaint, Charles Locher (Jon Hall), Sons of the Pioneers.

Prod. Warner: Destino Vingador / Song of the Saddle:  Dir: Louis King. El: Dick Foran, Alma Lloyd, Charles Middleton, Addison Rochards, Bonita Granville, Sons of the Pioneers.

Prod. Paramount: O Último Romântico / Rhythm on the Range. Dir: Norman Taurog. El: Bing Crosby, Frances Farmer, Bob Burns, Martha Raye, Warren Hymer, Clem Bevams,  George E. Stone, Sons of the Pioneers.

Prod. Warner: A Mala da California / California Mail. Dir: Noel Smith. El: Dick Foran, Linda Perry, Edmund Cobb,  o cavalo Smoke, Milton Kibbee, Glen Strange, Tom Brower, Ben Hendricks, Roy Rogers (não creditado).

Prod. Republic: Astro por Aclamação / The Big Show. Dir: Mack V. Wright. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Kay Hughes, Sally Payne, Max Terhune, Sons of the Pioneers. No Velho Rancho / The Old Corral. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Irene Manning, Lon Chaney Jr., Cornelius Keefe, Sons of the Pioneers.

1937:

Prod. Columbia: Desmascarando um Impostor / The Old Wyoming Trail. Dir: Folmer Blangsted. El: Charles Starrett, Donald Grayson, Barbara Weeks, Dick Curtis, Sons of the Pioneers.

Prod. Republic: O Grande Rodeio / Wild Horse Rodeo. Série The Three Mesquiteers. Dir: George Sherman. El: Bob Livington, Ray Corrigan, Max Tehrune, June Martel, Dick Weston (Roy Rogers).

1938:

Prod. Republic: The Old Barn Dance. Dir: Joseph Kane. El: Gene Autry, Smiley Burnette, Joan Valerie, Sammy McKim, The Stafford Sisters, Dick Weston. Sob as Estrelas do Oeste / Under Western Skies. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Smiley Burnette, Carol Hughes, Guy Usher, Tom Chatterton, Kenneth Harlan. Billy the Kid Returns. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Smiley Burnette, Mary Hart (Lynne Roberts), Morgan Wallace, Fred Kohler, Wade Boteler. Volte para o Rancho / Come on Rangers. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Hart, Raymond Hatton, J. Farrell MacDonald, Purnell Pratt, Harry Woods. Shine on Harvest Moon. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Hart, Stanley Andrews, William Farnum,  Lulu Belle and Scotty, Frank Jaquet.

1939:

Prod. Republic: Cavaleiros Intrépidos / Rough Riders Round-up. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Hart, Raymond Hatton, Eddie Acuff,  William Pawley, Dorothy Sebastian. Correio da Fronteira / Frontier Pony Express. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Hart, Raymond Hatton, Edward Keane, Noble Johnson, Monte Blue. Bandoleiro de Uniforme / Southward Ho!. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George “Gabby” Hayes, Mary Hart, Wade Boteler, Arthur Loft,  Lane Chandler. Traição Infame / In Old Caliente. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Hart, George Hayes, Jack La Rue, Katherine DeMille, Frank Puglia,  Harry Woods. O Cowboy de Wall Street / Wall Street Cowboy. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Raymond Hatton, Ann Baldwin, Pierre Watkin, Louisiana Lou. O Bamba do Arizona / The Arizona Kid. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally March, Stuart Hamblen, Dorothy Sebastian, Earl Dwire. Onde o Ouro não é Lei / Jeepers Creepers. Dir: Frank McDonald. El: Weaver Brothers and Elviry (Leon, Frank, June (Elviry) e Loretta Weaver), Roy Rogers, Maris Wrixon. Legenda do Vale da Morte / Saga of Death Valley. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Donald Barry, Doris Day (não confundir com a cantora), Frank M. Thomas, Hal Taliaferro. Dias de Jesse James / Days of Jesse James. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Donald Barry, Pauline Moore, Harry Woods, Arthur Loft.

1940:

Prod: Louis Lewwyn: Rodeo Dough. Curta-Metragem. Dir: Sammy Lee. El: Sally Payne, Mary Treen e como convidados: Gene Autry, Roy Rogers, Tom Mix, Mickey Rooney, Johnny Weissmuller, Joe E. Brown, Jackie Cooper, Rudy Vallee.

Prod. Republic:

Comando Negro / Dark Command. Dir: Raoul Walsh. El: John Wayne, Claire Trevor, Walter Pidgeon, Roy Rogers, George Hayes, Marjorie Main, O Jovem Buffalo Bill / Young Buffalo Bill. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Pauline Moore, Hugh Sothern, Chief Thundercloud,  Julian Rivero. Cidade Sinistra / The Carson City Kid. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Bob Steele, Pauline Moore, Francis McDonald, Hal Taliaferro. O Cowboy e a Dama / The Ranger and the Lady. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Jacqueline Wells (Julie Bishop), Harry Woods, Henry Brandon, Noble Johnson. A Lei da Fuga / Colorado. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Pauline Moore, Milburn Stone, Maude Eburne, Arthur Loft. Sede de Ouro / Young Bill Hickock. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Jacqueline Wells, John Miljan, Monte Blue, Sally Paine. Legião da Fronteira / The Border Legion. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Carol Hughes, Joseph Sawyer, Maude Eburne, Jay Novello.

1941:

Prod. Republic: Robin Hood do Oeste / Robin Hood of the Pecos. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Marjorie Reynolds, Cy Kendall, Sally Payne, Eddie Acuff. O Juiz de Arkansas / Arkansas Judge. Dir: Frank McDonald. El: Weaver Brothers and Elviry, Roy Rogers, Spring Byington, Pauline Moore, Monte Blue. In Old Cheyenne. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Joan Woodbury,  J. Farrell MacDonald, Sally Payne, Iron Eyes Cody. Sheriff of Tombstone. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Elyse Knox, Addison Richards, Sally Payne, Jay Novello. Nevada City. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally Payne, George Cleveland, Billy Lee, Fred Kohler Jr. Meet Roy Rogers (Meet the Stars Series). Curta-Metragem (10’). Dir: Harriet Parsons. El: Roy Rogers, Gene Autry, Judy Canova, Bill Elliott, George Hayes, Billy Gilbert, Bob Baker. Bad Man of Deadwood. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Carol Adams, Henry Brandon, Herbert Rawlinson, Sally Payne. Jesse James at Bay. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally Payne, Pierre Watkin, Hal Taliaferro, Gale Storm. Red River Valley. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally Payne, Trevor Bardette, Gale Storm, Sons of the Pioneers.

1942:

Prod. Republic: Vaqueiro Errante / Man from Cheyenne. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally Payne, Lynne Carver, Gale Storm, Sons of the Pioneers. Exploradores do Oeste / South of Santa Fe. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Linda Hayes, Paul Fix, Pat Brady, Sons of the Pioneers. Sunset on the Desert. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Lynne Carver, Frank M. Thomas, Glenn Strange, Sons of the Pioneers. Romance on the Range. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Sally Payne, Linda Hayes, Edward Pawley, Sons of the Pioneers. The Sons of the Pioneers. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Maris Wrixon, Forrest Taylor, Hal Taliaferro, Sons of the Pioneers. Sunset Serenade. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Helen Parrish, Onslow Stevens, Joan Woodbury, Sons of the Pioneers. Coração do OesteHeart of the Golden West. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Smiley Burnette, Ruth Terry, Walter Cattlett, Sons of the Pioneers. A Marca dos Bandoleiros / Ridin’ Down the Canyon. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, George Hayes, Linda Hayes, Lorna Gray (Adrian Booth), Addison Richards, Sons of the Pioneers.

1943:

Prod. Republic: A Leoa do Oeste / Idaho. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Smiley Burnette, Virginia Grey, Harry Shannon, Ona Munson, Dick Purcell, Sons of the Pioneers. Missão Perigosa / King of the Cowboys. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Smiley Burnette, Peggy Moran, Gerald Mohr, Lloyd Corrigan, Stuart Hamblen, Eddie Dean, Sons of the Pioneers. Aposta Afortunada / Song of Texas. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Sheila Ryan, Barton MacLane, Harry Shannon, Pat Brady, Arline Judge, Sons of the Pioneers. Caminho Trágico / Silver Spurs. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Smiley Burnette, John Carradine, Phyllis Brooks, Jerome Cowan,  Joyce Compton, Sons of the Pioneers. Man from Music Mountain. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Ruth Terry, Pal Kelly, Ann Gillis, George Cleveland, Pat Brady, Sons of the Pioneers.

1944:

Prod. Republic:  Hands Across the Border. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Ruth Terry, Guinn “Big Boy” Williams,  Onslow Stevens, Mary Treen, Duncan Renaldo, Sons of the Pioneers. Pulseira Misteriosa / The Cowboy and the Senorita. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Mary Lee, Dale Evans, Guinn (Big Boy) Williams, Fuzzy Knight, Sons the Pioneers. Rosa do Texas / The Yellow Rose of Texas. Dir: Joseph Kane. El: Roy Rogers, Dale Evans, Grant Withers, George Cleveland, Harry Shannon, Sons of the Pioneers. Acidente Afortunado / Song of Nevada. Dir: Roy Rogers, Dale Evans, Mary Lee, Lloyd Corrigan, Thurston Hall, Sons of the Pioneers. San Fernando Valley. Dir: John English. El: Roy Rogers, Dale Evans, Jean Porter,  Andrew Tombes, Edward Gargan, Sons of the Pioneers. Luzes de Santa Fé / Lights of Old Santa Fe. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Lloyd Corrigan, Richard Powers (Tom Keene), Sons of the Pioneers. Brasil / Brazil. Dir: Joseph Stanley. El: Tito Guizar, Virginia Bruce, Robert Livingston, Edward Everett Horton, Roy Rogers. A Ilha dos Sonhos / Lake Placid Serenade. Dir: Steve Sekely. El: Vera Ralston, Eugene Palette, Robert Livingston, Vera Vague, Roy Rogers.

Prod. Warner: Um Sonho em Hollywood / Hollywood Canteen. Dir: Delmer Daves. El: Joan Leslie, Robert Hutton, Janice Paige, Dane Clark, Jack Benny, Joe E. Brown, Eddie Cantor, Joan Crawford, Ida Lupino,  Peter Lorre, Eleanor Parker, Roy Rogers, Barbara Stanwyck, Jane Wyman, Alexis Smith, Zachary Scott, Paul Henreid, Sons of the Pioneers.

1945:

Prod. Republic: Utah / Utah. Dir: John English. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Peggy Stewart, Beverly Lloyd, Grant Withers, Sons of the Pioneers. Os Sinos de Rosarita / The Bells of Rosarita. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Adele Mara, Grant Withers, Sons of the Pioneers e como convidados especiais: Bill Elliott, Allan Lane, Donald Barry, Robert Livingston, Sunset Carson.O Homem de Oklahoma / The Man from Oklahoma. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Roger Pryor, Arthur Loft, Maude Eburne, Sons of the Pioneers. A Dama do Eldorado / Sunset in El Dorado. Dir: Frank McDonald. El: Roy rogers, George Hayes, Dale Evans, Hardie Albright, Margaret Dumont,  Sons of the Pioneers. Não Me Encerrem / Don’t Fence Me In. Dir: John English. E: Roy Rogers, Dale Evans, George Hayes, Robert Livingston, Moroni Olsen. Marc Lawrence, Sons of the Pioneers. Senda Romântica / Along the Navajo Trail. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George  Hayes, Dale Evans, Estelita Rodriguez, Douglas Fowley, Sons of the Pioneers.

1946:

Prod. Republic: A Canção do Arizona / Song of Arizona. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Lyle Talbot, Tommy Cook, Sons of the Pioneers. Arco Iris no Céu / Rainbow Over Texas. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Sheldon Leonard,  Robert Emmett Keane, Sons of the Pioneers. Meu Amigo Trigger / My Pal Trigger. Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans,  Jack Holt, LeRoy Mason, Sons of the Pioneers. Sob os Céus de Nevada / Under Nevada Skies.  Dir: Frank McDonald. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Douglas Dumbrille, Leyland Hodgson, Sons of the Pioneers. Luar do Sertão Texano /Roll On Texas Moon. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Dennis Hoey, Elisabeth Risdon, Sons of the Pioneers. Terras de Oklahoma / Home in Oklahoma. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Carol Hughes,  George Meeker, Sons of the Pioneers. Out California Way. Dir: Lesley Selander. El: Monte Hale, Adrian Booth, Bobby Blake, John Dehner e como convidados especiais: Roy Rogers, Dale Evans, Allan Lane, Donald Barry. Delegado de Saias / Heldorado. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, George Hayes, Dale Evans, Paul Harvey,  Barry Mitchel (Brad Dexter), Sons of the Pioneers.

1947:

Prod. Republic: A Barca do Jogo / Apache Rose. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans,  Olin  Howlin,  George Meeker, John Laurenz, Sons of the Pioneers. Romance, Sorriso e Música / Hit Parade of 1947. Dir: Frank McDonald. El: Eddie Albert, Constance Moore, Gil Lamb, Joan Edwards, Roy Rogers, Sons of the Pioneers. Sinos de San Agelo / Bells of San Angelo. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Andy Devine, John McGuire, Olaf Hytten, Sons of the Pioneers. Primavera nas Serra / Springtime in the Sierras. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Jane Frazee, Andy Devine, Stephanie Bachelor, Sons of the Pioneers. Na Velha Senda / On the Old Spanish Trail. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Jane Frazee, Andy Devine, Tito Guizar, Estelita Rodriguez, Sons of the Pioneers.

1948:

Prod. Republc: Aconteceu no Sertão /The Gay Ranchero. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Tito Guizar, Jane Frazee, Andy Devine, Estelita Rodriguez, Sons of the Pioneers.

Prod. Walt Disney / RKO Radio: Melodia / Melody Time. Episódio “Pecos Bill”. El: Roy Rogers, Bobby Driscoll, Luana Patten, Sons of the Pioneers.

Prod. Republic: Balas Traidoras / Under California Stars. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Jane Frazee, Andy Devine, George Lloyd, Michael Chapin, Sons of the Pioneers.  Amigo Fiel / Eyes of Texas. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Lynne Roberts, Andy Devine, Bill Walker, Nana Bryant, Sons of the Pioneers. Sob o Luar de Nevada / Night Time in Nevada. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Andy Devine, Adele Mara, Grant Withers, Marie Harmon, Sons of the Pioneers. A Sineta de Prata / Grand Canyon Trail. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Andy Devine, Jane Frazee, Robert Livingston, Roy Barcroft, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage.  Carga Humana / The Far Frontier. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Gail Davis, Andy Devine, Francis Ford, Clayton Moore, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage.

1949:

Prod. Republic: Mistério do Lago / Susanna Pass. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Estelita Rodriguez, Martin Garralaga, Robert Emmett Keane, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Trilha do Perigo / Down Dakota Way. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Pat Brady, Elisabeth Risdon,  Roy Barcroft, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Cavalcada de Ouro / The Golden Stallion. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Pat Brady, Estelita Rodriguez, Douglas Evans,  Foy Willing e os Riders of the Purple Sage.

1950:

Prod. Republic: Médico da Roça / Bells of Coronado. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Pat Brady, Grant Withers, Leo Clary, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Crepúsculo na Serra / Twilight in the Sierras. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Estelita Rodriguez, Russ Vincent, George Meeker, Pat Brady, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Vida de Circo / Trigger jr

Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Pat Brady, Gordon Jones, Grant Withers, Foy Wlling e os Riders of the Purple Sage. Comoção na Fronteira / Sunset  in the West. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Estelita Rodriguez, Penny Edwards, Gordon Jones, Will Wright, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Barragem Maldita / North of the Great Divide. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Penny Edwards, Gordon Jones, Roy Barcroft, Jack Lambert, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Cowboys em Desfile / Trail of the Robin Hood. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Penny Edwards, Gordon Jones, Jack Holt, Emory Parnell, Foy Willing e os Riders of the Purple Sage e como convidados: Tom Tyler, Kermit Maynard, Ray Corrigan, Tom Keene, Monte Hale, Rex Allen, Allan Lane, William Farnum.

1951:

Prod. Republic: Foguete Misterioso / Spoilers of the Plains. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Penny Edwards, Gordon Jones, Grant Withers, Don Haggerty, House Peters Jr., Foy Willing e os Riders of the Purple Sage. Acusação Injusta / Heart of the Rockies. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Penny Edwards, Gordon Jones, Ralph Morgan, Fred Graham, Rand Brooks, Foy willing e os Riders of the Purple Sage. O Paladino do Oeste / In Old Amarillo. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Estelita Rodriguez, Penny Edwards, Pinky Lee, Roy Barcroft, The Roy Rogers Riders. Ao Sul de Caliente / South of Caliente. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Pinky Lee, Douglas Fowley, Ric Roman, Pat Brady, Roy Rogers Riders.

Reduto de Assassinos / Pals of the Golden West. Dir: William Witney. El: Roy Rogers, Dale Evans, Estelita Rodriguez Pinky Lee, Anthony Caruso, Roy Barcroft, Roy Rogers Riders.

1952:

Prod. Paramount:  O Filho do Treme Treme / Son of Paleface. Dir: Frank Tashlin. El: Bob Hope, Jane Russell, Roy Rogers, Bill Williams, Douglas Dumbrille, Bill Wulliams, Iron Eyes Cody,

1959:

Prod. Jack Hope / United Artists. Valentão é Apelido / Alias Jesse James. Dir: Norman McLeod. El: Bob Hope, Rhonda Fleming, Wendell Corey, Jim Davis, Gloria Talbot e como convidados: Hugh O’Brien, Ward Bond, James Arness, Fess Parker, Gail  Davis, James Garner, Jay Silverheels, Roy Rogers, Gary Cooper e Gene Autry.

1975:

Prod. Penland. A Grande Amizade / Mackintosh and T. J. Dir: Marvin J. Chomsky. El: Roy Rogers, Clay O’Brien, Billy Green Bush, Joan Hackett, Andrew Robinson.

6 Responses to “ROY ROGERS”

  1. Mestre A.C. Gomes de Mattos, como sempre excelentes trabalhos (Gene Autry, Roy Rogers,Tim McCoy, Buck Jones e outros).
    Retornei ao tempo da inesquecível CINEMIN, revista até hoje insuperável no gênero, onde os artigos eram também assinados por “experts” como Gil Araújo, João Lepiane, Danilo Diegues entre outros.

    Espero que traga os biografias e filmografias de mais heróis dos westerns.

    Mario Peixoto Alves

  2. Caríssimo, o blog O FALCÃO MALTÊS está aniversariando e entrando de férias. Obrigado pela parceria. Desejo um Natal harmonioso e um Ano Novo cheio de energia.
    Cumprimentos cinéfilos,

    O Falcão Maltês

  3. Obrigado Mario. O Gil e o Lepiane já não estão mais entre nós. Eles fazem muita falta, pois seu conhecimento de cinema era inesgotável.

  4. Um Feliz Natal e Ano Novo para você também Antonio. A contribuição de O Falcão Maltês para a cultura cinematográfica em nosso país é preciosa.

  5. Saudações Professor A.C. É com imensa satisfação que retorno a ler seus brilhantes artigos, onde me deparo com o eterno Rei dos Cowboys, Roy Rogers. Maravilhoso tópico.

    Desejo em sinceridade votos de um 2013 (que já estamos) repleto de saúde e felicidade em seus projetos, sempre acompanhado com posts brilhantes em seu espaço. Um abraço.

    Paulo Néry

  6. Obrigado Paulo. Lí com satisfação seu post sobre As Aventuras de Robin Hood, para mim um filme perfeito. Gostei muito de Filmes Antigos Club. Continue firme na exposição do grande Cinema. Parabéns!

Leave a Reply