EDWARD EVERETT HORTON

março 13, 2019

Ele foi um dos primeiros grandes atores característicos do cinema sonoro americano.  Dotado de uma voz especial e de uma dicção refinada, criou um tipo  pomposo com maneirismos nervosos, cuja marca registrada era o impagável “double take” (seu personagem sorria agradavelmente e fazia um aceno de cabeça indicando aquiescência com o que acabara de ouvir; então, quando percebia com atraso o que realmente fôra dito, sua expressão facial caia em colapso, mostrando perturbação). Algumas vêzes, Horton acrescentava um “triple-take”: ele parecia não compreender o que parecia ter entendido. Outra peculiaridade sua era a maneira como ele dizia a frase “Oh, Dear!”, como se o mundo estivesse acabando.

Edward Everett Horton

Edward Everett Horton Jr. (1886 – 1970) nasceu no Brooklyn, Nova York, filho de Edward Everett Horton, tipógrafo do The New York Times e Isabella S. (nascida Diak) Horton. Seu pai tinha ascendência inglesa e alemã e sua mãe nascera em Matanzas, Cuba, filha de escocêses. Ele estudou em uma escola secundária no Brooklyn e na faculdade Oberlin no Ohio, da qual foi expulso depois que subiu no alto de um edifício e jogou um boneco lá do alto fazendo com que a multidão que se aglomerara frente ao prédio, pensasse que fôra ele que havia se atirado. Posteriormente, cursou a Brooklyn Polytechnic e a Columbia University, ocasião em que estreou como ator em peças da faculdade.

Em 1906, Horton iniciou sua carreira no palco, cantando e dançando, e interpretando pequenos papéis no vaudeville e produções da Broadway. Em 1919, fixou-se em Los Angeles, alugando com seu irmão George o Majestic Theater, onde atuaram por várias temporadas. Em 1922, Horton estreou no cinema estrelando três comédias da Vitagraph dirigidas por Jess Robbins, Too Much Business, The Ladder Jinx e, A Front Page Story e se distinguiu como o mordomo Ruggles em Ele Sabe Do Que Eu Gosto / Ruggles of Red Gap (Dir: James Cruze para a Paramount) papel que Charles Laughton tornaria mais conhecido mais tarde na segunda versão realizada pela mesma companhia, Vamos à América, dirigida por Leo McCarey em 1935.

 O ator usou de início o nome de Edward Horton, porém depois seu pai o convenceu de adotar seu nome completo profissionalmente, alegando que poderiam surgir outros atores com o nome de Edward Horton, mas somente um chamado Edward Everett Horton.

Horton em Epidemia do Jazz

No período silencioso, Horton participou também como ator principal em filmes de curta-metragem realizados pela Hollywood Productions de Harold Lloyd ou pela Educational e, entre seus papéis mais importantes nas produções mais longas destacaram-se o do compositor Neil McRae em Epidemia do Jazz / Beggar on Horseback / 1925  (Dir: James Cruze, baseado na peça de Marc Connelly e George S. Kaufman) ao lado de Esther Ralston e o de Colline em La Bohème / La Bohème / 1926 (Dir: King Vidor, inspirado na obra de Henri Murger) contracenando com Lillian Gish e John Gilbert).

Horton em Alice no País das Maravilhas

Marlene Dietrich e Horton ( ao centro) em Mulher Satânica

Horton entre H. B. Warner, isabel Jewel, Thomas Mitchell e Ronald Colman em Horizonte Perdido

Entretanto, seus trabalhos na fase sonora são mais lembrados, sobressaindo nos anos trinta, suas atuações como o repórter Roy V. Bensinger em Última Hora / The Front Page / 1931 (Dir: Lewis Milestone); o chapeleiro louco em Alice no País das Maravilhas / Alice in Wonderland / 1933 (Dir: Norman Z. McLeod); Governador Don Paquito em Mulher Satânica / The Devil is a Woman / 1934 (Dir: Josef von Sternberg); o paleontologista excêntrico Alexander P. Lovett em Horizonte Perdido / Lost Horizon / 1936 (Dir: Frank Capra); Nick Potter em Bôemio Encantador / Holiday / 1938 (Dir: George Cukor), repetindo o mesmo papel que interpretara na versão de 1930 (Dir: Edward H. Griffith);

Robert Greig, Charles Ruggles e Horton em Ladrão de Alcova

Horton e Miriam Hopkins em Sócios no Amor

Gary Cooper, Horton e Claudette Colbert em A Oitava Esposa do Barba Azul

e, principalmente suas deliciosas intervenções nos filmes de Ernst Lubitsch (François Filep, aristocrata roubado por Herbert Marshal em um hotel de Veneza e pretendente à mão de Kay Francis em disputa com Charles Ruggles em Ladrão de Alcova / Trouble in Paradise / 1932; Max Plunkett, agente publicitário patrão e depois marido (sem que o casamento seja consumado) de Miriam Hopkins em Sócios no Amor / Design for Living / 1933; Embaixador Popoff da Ruritânia, seguindo os passos de Maurice Chevalier na cidade luz em A Víuva Alegre / The Merry Widow / 1935; o camareiro Graham em Anjo Angel / 1937; Marquês De Loisell, o nobre francês arruinado pai de Claudette Colbert, em A Oitava Esposa do Barba Azul / Bluebeard’s Eighth Wife / 1938

Betty Grable com Horton em A Alegre Divorciada

Fred Astaire e Horton em O Picolino

e nos musicais da dupla Fred Astaire-Ginger Rogers dirigidos por Mark Sandrich (Egbert “Pinky” Fitzgerald emA Alegre Divorciada / The Gay Divorcee 

Eric Blore e Horton em Vamos dançar?

Horton e as meninas em Vamos Dançar?

/ 1934; Horace Hardwick em O Picolino / Top Hat / 1935; Jeffrey Baird em Vamos Dançar? / Shall We Dance / 1936)., respectivamente advogado, patrocinador e empresário do personagem de Fred Astaire. Em uma sequência de A Alegre Divorciada, Horton (de bermuda e sandália com meia) e Betty Grable (no frescor de seus 18 anos) dançando sob o som de “Let’s Knock Knees”,acompanhados por um côro afinadíssimo, entusiasmaram o público em um número bastante animado, coreografado por Dave Gould e Hermes Pan. Nos outros dois musicais, Horton não dançava, mas marcava sempre sua presença de modo hilariante.

Jeanette MacDonald, Horton e maurice Chevalier em A Víuva Alegre

A primeira aparição de Horton no filme A Viúva Alegre, o encontro de Popoff com Danilo (Maurice Chevalier) – o esbarro, a briga, a troca de cartões para um duelo, os nomes e, logo, sorrisos e abraços – mostra como Horton era uma figura tipicamente lubitscheana. Neste mesmo momento, Popoff pergunta para Danilo: “Você já teve relações diplomáticas com uma mulher?”. Como se vê, suas falas também tinham o toque do grande cineasta alemão. A certa altura, quando Popoff se desespera por ter falhado na sua missão em Paris, ele chama um criado e diz: “Adamovitch, vá até o meu quarto. No armário atrás do retrato de Sua Majestade tem uma garrafinha marron com veneno. Joga ela fora por medida de segurança”. Tinha razão quem disse que a mera presença de Horton tornava todo filme em que trabalhava, melhor e, nos filmes de Lubitsch, ele roubava todas as cenas nas quais aparecia.

Na década de trinta Horton ainda fez cinco filmes na Inglaterra: Soldiers of the King / 1933 (Dir: Maurice Elvey); It’s a Boy! / 1933 (Dir: Tim Whelan); The Private Secretary / 1935 (Dir: Henry Edwards); The Man in the Mirror / 1936 (Dir: Maurice Elvey); e The Gang’s all Here / 1939, lançado nos EUA como The Amazing Mr. Forrest (Dir: Thornton Freland).

Camen Miranda, Horton, Alice Faye e Eugene Pallette em Entre a Loura e a Morena.

Dos anos quarenta e diante, até 1970, quando deixou definitivamente a tela no ano de sua morte aos 84 de idade, Horton chamou mais atenção como: Peyton Potter em Entre a Loura e a Morena / The Gang’s All Here / 1943 (Dir: Busby Berkeley); Conde “Piggy” Volsky em O Que Matou Por Amor / Summer Storm / 1943 (Dir: Douglas Sirk); Mr. Witherspoon em Este Mundo é um Hospício / Arsenic and Old Lace  / 1941 (Dir:  Frank Capra); Mensageiro 7013 em Que Espere o Céu / Here Comes Mr. Jordan  / 1941 (Dir: Alexander Hall); o mordomo Hudgins em Dama por um Dia / Pocketful of Miracles / 1961 (Dir: Frank Capra).

Horton, Josephine Hull e Jean Adair em Este Mundo é um Hospício

Horton permaneceu como free lancer durante toda a sua longa carreira, nunca se submetendo a um contrato de longa duração com qualquer estúdio. Ele também não se afastou do teatro – sendo sempre lembradas as suas quase três mil apresentações como Henry Dewlip em “Springtime for Henry” – e aderiu à televisão, onde emprestou sua voz para uma série de animação e interveio em outras, sendo a mais famosa, Batman (1966-1968), na qual contracenou com o vilão Egghead (Cabeça de Ovo), interpretado por Vincent Price, em dois episódios, O Ovo / An Egg Grows in Gotham e O Ovo Gorou / The Yegg Foes in Gotham. O personagem de Horton chamava-se Chief Screaming Chicken, um cacique fantoche do Cabeça de Ovo na sua tentativa da assumir o contrôle de Gotham City.

Vincent Price, Horton e Adam West no Batman da TV

Quem acompanhou constantemente a série I Love Lucy (1951-1957) deve ter visto o episódio Lucy Banca o Cupido / Lucy Plays Cupid, no qual Lucy (Lucille Ball), sabendo que sua vizinha, Miss Lewis (Bea Benadaret) está de ôlho no dono da mercearia, Mr. Ritter (Horton), tenta bancar o cupido; porém Mr. Ritter pensa que é ela que está atraída por ele e Lucy tem que se fazer um pouco menos atraente, para se livrar do seu atrevido pretendente. Horton, sempre admirável!

FILMOGRAFIA

1922 – Too Much Business, The Ladder Jinx; A Front Page Story. 1923 – Ele Sabe Do Que Eu Gosto / Ruggles of Red Gap; The Vow of Vengeance; Viva o Belo Sexo ! / To the Ladies. 1924 – Flapper Wives; Try and Get It; Um Homem de Honra / The Man Who Fights Alone; Os Filhos de Helena / Helen’s Babies. 1925 – Epidemia do Jazz; / Beggars on Horseback; Uma Desventura Feliz / Marry Me; The Business of Love. 1926 – La Bohème / La Bohème; Uma Noite de Apuros / Poker Faces; Que Escândalo / The Whole Town’s Talking. 1927 – Taxi! Taxi! / Taxi! Taxi!; No Publicity (curta); Find the King (curta) 1928 – O Terror / The Terror; Sonny Boy / Sonny Boy; Dad’s Choice (Curta); Behind the Counter (curta); Miss Information (curta); Horse Shy (curta); Scrambled Weddings (curta); Vacation Waves (curta);  Call Again (curta). 1929 –

Horton (de camisa listrada) em O Hotentote

O Hotentote / The Hottentot; O Covarde / The Sap; O Aviador / The Aviator; Take the Heir; Wide Open; The Eligible Mr. Bangs (curta); Ask Dad (curta); The Right Bed (curta); Trusting Wives (curta); Prince Gabby (curta); Good Medicine (curta); 1930 – Holiday; Once a Gentleman; O Príncipe dos Dólares / Reaching for the Moon. 1931 – Beija-me Outra Vez / Kiss Me Again; Lonely Wives; Última Hora / The Front Page; Six Cylinder Love; Smart Woman; A Idade do Amor / The Age of Love; The Great Junction Hotel (curta). 1932 – Conquistador Irresistível / But the Flesh is Weak;

Horton (à esquerda) em Roar of the Dragon

Mary Astor, Horton e Genevieve Tobin em Fácil de Amar

Roar of the Dragon; Ladrão de Alcova / Trouble in Paradise. 1933 – Soldiers of the King; Beijos Para Todos / A Bedtime Story; It’s a Boy! ; Lição de Amor / The Way to Love; Sócios no Amor/ Design for Living; Alice no País das Maravilhas / Alice in Wonderland. 1934 – Fácil de Amar / Easy to Love; Os Tapeadores / The Poor Rich; Paixão do Dinheiro / Success at Any Price; Brincando com Fogo / Uncertain Lady; Canto Chorado / Sing and Like It; Smarty; Templo da Beleza / Kiss and Make-Up; Mulher em Tudo / Ladies Should Listen; A Viúva Alegre / The Merry Widow; A Alegre Divorciada / The Gay Divorcee. 1935 – Confissões de uma Solteira / Biography of a Bachelor Girl; Um Noite Encantadora / The Night is Young; Os Cavaleiros do Rei / All The King’s Horses; Mulher Satânica / The Devil is a Woman; Um Simplório Afortunado / $10 Raise; Por Uns Olhos Negros / In Caliente; Going Highbrow; O Picolino; The Private Secretary; A Pequena Ditadora / Little Big Shot; Neurastenia de Arromba / His Night Out; Your Uncle Dudley.

1936 – Marido Incógnito / Her Master’s Voice; Canta e Serás Feliz / The Singing Kid; Camarada Ambicioso / Nobody’s Fool; Corações Divididos / Hearts Divided; The Man in the Mirror; Let’s Make a Million. 1937 – Horizonte Perdido / Lost Horizon; O Rei e a Corista / The King and the Chorus Girl; Solidão / Oh, Doctor; Vamos Dançar? / Shall We Dance; O Pão Duro / Wild Money; Quando o Amor Trabalha / Danger – Love at Work; Anjo / Angel; O Homem Pefeito / The Perfect Specimen; O Grande Garrick / The Great Garrick; Nas Asas da Fama / Hitting a New High. 1938 – A Oitava Esposa do Barba Azul / Bluebeard’s Eighth Wife; Jazz Academia / College Swing; Boêmio Encantador / Holiday; Os Bambas na Alta Sociedade / Little Tough Guys un Society. 1939 – Lua-de-Mel em Paris; The Gang’s All Here; Isso mesmo, Está Errado / That’s Right – You’re Wrong; You’re the One; O Mundo é um Teatro / Ziegfeld Girl; Sunny. 1941 – Papaizinho Solteirão / Bachelor Daddy; Que Espere o Céu / Here Comes Mr. Jordan; Hóspede do Pagode / Week-End for Three; The Body Disappears.

Horton (à esquerda, Henry Fonda e Dom Ameche em Assim Vivo Eu

1942 – Assim Vivo Eu / The Magnificent Dope; Casei-me com um Anjo / I Married an Angel; Minha Secretária Brasileira / Springtime in the Rockies. 1943 – Para Sempre e um Dia / Forever and a Day; Graças à Minha Boa Estrela / Thank Your Lucky Stars; Entre a Loura e a Morena / The Gang’s All Here; 1944 – O Varão Primitivo / Her Primitive Man; O Que Matou Por Amor / Summer Storm; Esse Mundo é um Hospício / Arsenic and Old Lace; De Todo o Coração / San Diego, I Love You; Brasil / Brazil; Por Favor, Não se Afobe / The Town Went Wild.  1945 – Juiz Malandro / Steppin’ in Society;

Deanna Durbin e Horton em

A Dama Desconhecida / Lady on a Train. 1946 – Cinderela Jones; Fiel à Minha Maneira / Faithful in My Fashion; Eu Nunca Me Esquecí / Earl Carroll Sketchbook ou Stand up and Sing;. 1947 – Por Conta do Fantasma / The Ghost Goes Wild; Quando os Deuses Amam / Down to Earth; Que Mundo Tentador / Her Husband’s Affairs. 1957 – A História da Humanidade / The Story of Mankind. 1961 – Dama Por Um Dia / A Pocketful of Miracle; Deu a Louca no Mundo / It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World. 1964 – Médica, Bonita e Solteira / Sex and the Single Girl. 1967 – Os Perigos de Pauline / The Perils of Pauline. 1969 – 2000 Years Later. 1970 (mas só lançado em 1971) – Uma Cidade Contra o Vício / Cold Turkey.

Leave a Reply