CONTRIBUIÇÃO HÚNGARA PARA O CINEMA MUNDIAL CLÁSSICO I

abril 24, 2019

A primeira sessão de cinema na Hungria teve lugar em uma antiga loja de chapéus em Budapest no dia 13 de junho de 1896. Ela ocorreu devido à iniciativa do dono do estabelecimento, Arnold Sziklai que, em visita a Paris, assistiu a uma projeção de filmes dos irmãos Lumière. Sziklai ficou tão entusiasmado por este espetáculo que quís a todo preço trazer o cinematógrafo mas, como não conseguiu, mandou construir um aparelho semelhante por um artesão de Lyon chamado Manoussen, e alguns filmezinhos foram feitos e projetados em uma sala de Budapeste. Em 1898, Mor Ungerleilern, diretor do Cafe Velence e Jozsef Neumann, negociante, fundaram a Projectograph, primeira companhia produtora húngara.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os filmes americanos, francêses e italianos foram proibidos no país e, consequentemente, a indústria de cinema húngara começou a florescer. Por volta de 1917-1918, a Hungria firmou-se, juntamente com  a Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha e Itália, como uma das maiores nações produtoras de filmes. Em 1918, cem filmes de longa metragem foram realizados e exibidos na Hungria e no exterior, e produziram astros e estrelas internacionais como Vilma Bánky, Lia Putty (Lya de Putti), Kató Nagy (Käthe von Nagy), Mihály Várkonyi (Victor Varconi).

Adolph Zukor e Mary Pickford

William Fox

A fundação da indústria cinematográfica americana nasceu da contribuição de imigrantes húngaros Adolph Zukor e William Fox e em 1926 abrigou um grande diretor húngaro: Michael Curtiz. Joe Pasternak, eficiente produtor na Universal e na MGM, foi outro húngaro abrigado por Hollywood. Nos anos subsequentes, o Cinema Clássico Mundial beneficiou-se de uma quantidade impressionante de diretores, atores, produtores, roteiristas e argumentistas, fotógrafos, diretores de arte e compositores húngaros.

Joe Pasternak e Deanna Durbin

Estimulado pelo cuidadoso e confiável pesquisador Fernando Moretzsohn, relaciono – em ordem alfabética pelo primeiro nome – os nomes desses artistas formidáveis que emprestaram sua arte para o cinema mundial clássico, de uma forma bem sucinta, citando apenas alguns de seus filmes mais conhecidos ou aclamados.

DIRETORES:

Alexander Esway (1895-1947). Nome Verdadeiro: Sándor Ezry. Trabalhou na Alemanha, Inglaterra, França e EUA. Filmes:  Horas do Diabo/ Mauvaise Graine/ 1934 (co-dir. Com Billy Wilder); Éducation du Prince/ 1938 com Louis Jouvet; Hercule/ 1938 com Fernandel;Monsieur Brotonneau/ 1939 com Raimu;Nosso Sacrifício Nossa Glória/ Le Bataillon du Ciel/ 1947 com Pierre Blanchar. Nos EUA foi um dos roteiristas de A Cruz de Lorena/ The Cross of Lorraine/ 1943 (Dir: Tay Garnett).

Merle Oberon e Alexander Korda

Alexander Korda (1893-1956). Nome verdadeiro: Sándor László Kellner. Trabalhou na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, França e Inglaterra, onde fundou a London Films e, após a Segunda Guerra Mundial, foi dono da distribuidora British Lion Films. Filmes: Samson und Delila/ 1922 com Maria Corda;Marius/ 1931 com Raimu;Os Amores de Henrique VIII/ The Private Lives of Henry VIII/ 1933 eRembrandt /Rembrandt / 1936, ambos com Charles Laughton; Lady Hamilton, a Divina Dama/ That Hamilton Woman/ 1941 com Laurence Olivier e Vivien Leigh. Destacou-se como produtor de numerosos clássicos britânicos.

Andre de Toth e Veronica Lake

Andre de Toth (1913-2002). Nome verdadeiro: Sâsvári Farkasfalvi Tóthfalusi Tóth Endre Antel Mihály). Trabalhou na Inglaterra (como assistente de Alexander Korda) e EUA. Filmes: Ninguém Escapará ao Castigo/ None Shall Escape/ 1944 com Alexander Knox; Caminho daTentação/ Pitfall/ 1948 com Dick Powell, Lizabeth Scott, Museu de Cera/ House of Wax/ 1953 com Vincent Price; e numerosos westerns, muitos com Randolph Scott (v. meu post “Os Westerns de Andre de Toth” de 28/11/2014).

Andrew Marton

Andrew Marton (1904-1992). Nome verdadeiro: Endre Marton. Trabalhou na Áustria, Alemanha, Inglaterra, EUA. Foi o principal montador da companhia germânica Tobis. Filmes: As Minas do Rei Salomão/ King Solomon’s Mines/ 1950 com Stewart Granger, Grace Kelly; O Mais Longo dos Dias/ The Longest Day/ 1962 (co-diretor); Ben-Hur/ Ben-Hur/ 1959 e Cleópatra/ Cleopatra/ 1963 (diretor de segunda unidade).

Charles Vidor , Jennifer Jones e Rock Hudson

Charles Vidor (1900-1959). Nome verdadeiro: Karóly Vidor. Trabalhou na Alemanha (para a Ufa como montador e assistente de direção) e nos EUA. Filmes: The Bridge ou The Spy/ 1929 (filme curto baseado em história famosa de Ambrose Bierce); Mistério de uma Mulher/ Ladies in Retirement/ 1941 com Ida Lupino, Louis Hayward; À Noite Sonhamos/ A Song to Remember/ 1945 com Cornel Wilde, Merle Oberon; Gilda/ Gilda/ 1946 e Carmen/ The Loves of Carmen/ 1948, ambos com Rita Hayworth, Glenn Ford; Adeus às Armas/ A Farewell to Arms / 1957 com Jennifer Jones, Rock Hudson.

 Didier Hamsa ou D. A. Hamsa (1903-1993), Nome Verdadeiro: Hamsa Dezsö Ákos. Trabalhou na França (como assistente de direção), Itália, e no Brasil. Filmes: Strano Apuntamento/ 1950 com Umberto Spadaro, Leda Gloria, Rossana Podestà; Quem Matou Anabella?/ 1956 com Ana Esmeralda, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Nydia Lícia.

Emeric Pressburger e Michael Powell

Emeric Pressburger (1902-1988). Nome Verdadeiro: Imre József Pressburger. Trabalhou como roteirista na Alemanha e França, e na Inglaterra ficou mais conhecido pela série de filmes como colaborador de Michael Powell na companhia The Archers. Filmes: Invasão de Bárbaros/ 49thParalel / 1941 com Laurence Olivier, Leslie Howard, Anton Walbrook, Raymond Massey; Neste Mundo e noOutro/ A Matter of Life and Death/ 1946 com David Niven, Kim Huner; Narciso Negro/ Black Narcissus/ 1947 com Jean Simmons, Sabu; Os Sapatinhos Vermelhos/ Red Shoes / 1948 com Moira Shearer, Anton Walbrook (v. meu post “Michael Powell” de 5 / 12/ 2010).

Eugen Illés

Eugen Illés (1877-1951). Nome verdadeiro: Jenö Illés. Trabalhou na Alemanha. Filmes: No inicio de carreira fez oito filmes com a atriz Erna Morena; Die Dame mitder Maske/ 1913 com Karin Gillberg; Monna Vanna / 1916 com Ika von Lenkeffy; Mania, Die geschichte einer Zigarettenarbeiterin  / 1918 com Pola Negri; Seelen inSturm  / 1920  com Esther Carena; Jeremias / 1922 com Carl V. de Hundt, Sacy von Blondel; Die Todgeweihten/ 1924 com Bernd Aldor, Sasha Gura, Erich Kaiser-Titz; Das gefährliche Alter / 1927 com Asta Nielsen, Bernhard Goetzke.

Jules White

Jules White (1900-1985). Nome verdadeiro: Julius Weiss. Trabalhou nos EUA, ficando mais conhecido como o diretor das comédias curtas com Os Três Patetas/ The Three Stooges  (1945 a 1957). Foi figurante em O Nascimento de Uma Nação/ The Birth of a Nation/ 1916 de D.W. Griffith; montador das comédias da Educational Pictures; co-dirigiu (com Zyon Myers) as Dogville Comedies(1929-1931) – conhecidas aquí como Comédias Caninas -, usando cães treinados para parodiar filmes em cartaz  (v. g. Trader Hound, parodiando Trader Horn/ 1931) e Os Goofy Movies – produzidos por Pete Smith e exibidos no Brasil como Cine Malucos -, comédias  de um rolo parodiando melodramas silenciosos. Jules era o chefe da Short Subjects Division da Columbia.

Gabriel Pascal

Gabriel Pascal (1894-1954). Nome verdadeiro: Gábor Lehel. Trabalhou na Alemanha (produtor de Der Hauptman von Köperkick/ 1931 (Dir: Richard Oswald) e Inglaterra, onde ficou conhecido como produtor-diretor de adaptações das peças de Bernard Shaw: Pigmalião/Pygmalion/1939 com Leslie Howard e Wendy Hiller (nesta somente como produtor; o diretor foi Anthony Asquith), Major Barbara/ Major Barbara/ 1941 com Wendy Hiller, Rex Harrison, Robert Morley e César e Cleópatra/ Caesar and Cleopatra/1945 com Vivian Leigh, Stewart Granger, Claude Rains. Nos EUA, produziu Androcles e o Leão/ Androcles and the Lion/ 1952 (Dir: Chester Erskine).

George Pal

George Pal (1908-1980). Nome verdadeiro: György Päl Marczincsak. Trabalhou na Alemanha (onde fundou o Trickfilm-Studio GmbH Pal und Wittke, Tchecoslováquia, França, EUA. Como animador, realizou a série Puppetoons – conhecida no Brasil como Bonecos Móveis tendo à frente o pretinho Gasparim (Jasper) – nos anos 40 e depois dedicou-se a produzir principalmente filmes de ficção científica e fantasia como Destino à Lua/ Destination Moon/ 1950 com John Archer (Dir: Irving Pichel); O Fim do Mundo/ When Worlds Collide/ 1951 com Richard Derr, Barbara Rush (Dir:  Rudolph Maté); O Pequeno Polegar/ Tom Thumb/ 1958 com Russ Tamblyn (Pal também diretor); A Máquina do Tempo/ The Time Machine/ 1960 com Rod Taylor (Pal também diretor). Outros filmes: Houdini, o Homem Miraculoso/ Houdini/ 1953 com Tony Curtis, Janet Leigh (Dir: George Marshall); A Selva Nua/ The Naked Jungle/ 1954 com Charlton Heston, Eleanor Parker (Dir: Byron Haskin).

Geza Von Bolvary

Geza von Bolvary (1897-1961). Nome verdadeiro: Géza Maria von Bolváry-Zahn. Trabalhou na Alemanha, Inglaterra, Áustria, Itália. Especializado em operetas vienenses e comédias musicais. Em 1954 tornou-se chefe de produção da firma Starfilm de Munich. Filmes: Luar no Bósforo/ Die Nacht der grossen Liebe/ 1933 com Gustav Frölich, Jarmila Novotna; Chateau de Rêve/ 1933 (co-diretor com H. G. Clouzot) com Edith Méra, Danielle Darrieux, Lucien Baroux; Se Não Houvese Amor/ Das Schloss im Süden/ 1933 com Liane Held; Noite de Valsa/Ich Kenn’Dich nicht und liebe Dich/ 1934 com Magda Schneider, Willi Forst; A Valsa do Adeus/Abschiedwalzer/ 1934 com Wolfgang Liebeneiner, Sybille Schmitz; Stradivarius/ Stradivarius/ 1935 com Gustav Frölich, Sybille Schmitz; Um Sonho de Valsa/ Das Schloss in Flandern/ 1936 com  Márta Eggerth; Premiere/ Premiere/ 1937 com Zarah Leander; La Bohème/ Zauber desBohème/ 1937.

Geza Von Radványi

Géza von Radványi (1907-1986). Nome verdadeiro: Géza Grosschmid. Trabalhou na Itália, França, Alemanha, Áustria. Filmes: Mulheres sem Nome/ DonneSenza Nome/ 1950 com Simone Simon, Vivi Gioi, Françoise Rosay, Irasema Dillian; L’Etrange Désir de Mr. Bard/ 1954 com Michel Simon; Das Schloss in Tirol/ 1957 com Karlheinz Böhm, Erika Remberg; Senhoritas de Uniforme/ Madchen in Uniform/ 1958 com Lili Palmer, Romy Schneider. Seu filme húngaro, Valahol Európában/ 1948, reportagem sobre os órfãos da Segunda Guerra Mundial, foi considerado por Georges Sadoul como um dos melhores filmes do período do pós-guerra.

John H. Auer

John H. Auer (1906-1975). Trabalhou no México e nos EUA, onde prestou serviço sempre para a Republic com uma única passagem pela RKO. Filmes:  O Crime do Dr. Crespi/ The Crime of Dr Crespi / 1935 com Erich von Stroheim; O Promotor Acusa/ I Stand Accused/ 1938 com Robert Cummings, Helen Mack; Um Drama em Cada Vida /Gangway for Tomorrow / 1943 com Margo, John Carradine, Robert Ryan; Tentação Selvagem/ Angel on the Amazon/ 1948 com George Brent, Vera Ralston, Brian Aherne; Um Pedaço do Inferno /Hell’s Half Acre/ 1954 com Wendell Corey, Evelyn Keyes. Sua melhor realização foi um filmenoir, A Cidade Que Não Dorme/ City That Never Sleeps/1953 com Gig Young, Mala Powers, William Talman.

John Halas

John Halas (1912-1995). Nome verdadeiro: János Halász. Discípulo de George Pal no seu país natal, foi um dos fundadores em 1932 do primeiro estúdio de animação húngaro: Coloriton. Em 1940, na Inglaterra, fundou com sua esposa, a inglesa Joy Batchelor, a companhia Halas and Batchelor que se dedicou primeiramente à criação de filmes de informação e propaganda de guerra para o governo britânico. Filmes: série de três filmes com o personagem de um menino árabe, Abu, “seduzido e desencaminhado pelas forças de Hitler e Mussolini” (Abu and the Poisoned Well/ 1943, Abu’s Harvest/ 1944 e Abu Builds a Dam/ 1944, tendo como roteirista Alexander Mackendrick; Handling Ships/ 1945, primeiro filme de animação britânico de longa-metragem; The Owl and the Pussycat/ 1952, primeiro cartoon em 3-D; A Revolução dos Bichos/ Animal Farm/ 1954, baseado na obra alegórica de George Orwell.

Ladislao Vajda

Ladislao Vajda (1906-1965). Nome verdadeiro: Weisz László. Trabalhou na Itália,Espanha, Portugal, Inglaterra. Filmes: Uma Intriga na China / Wife of General Ling/ 1937 com Griffith Jones; Rua Sem Sol/ Viela, Rua Sem Sol/ 1947 com Milú, Barreto Poeira; Marcelino Pão e Vinho/ Marcelino Pan y Vino/ 1955 com Rafael Rivelles; O Garoto e o Vagabundo/ Mi Tio Jacinto/ 1956 com Pablito Calvo; Tarde de Touros/ Tarde de Toros/ 1956 com Manuel Arbó; Un Angelo è Scesso a Brooklyn/ 1957 com Peter Ustinov, Pablito Calvo; Es Geschah amhellichten Tag/ 1958 com Heinz Rühmann.

Laszlo Benedek

Laszlo Benedek (1905-1992). Nome verdadeiro: Benedek László. Trabalhou na Alemanha, Inglaterra, EUA, França. Filmes: Beijou-me um Bandido/ The Kissing Bandit/ 1948 com Frank Sinatra, Kathryn Grayson; Porto de Nova York/ Port of New York/ 1949 com Scott Brady, Yul Brynner; A Morte do Caixeiro Viajante/ Death of a Salesman/ 1951 com Fredric March, Mildred Dunnock; O Selvagem/ The WildOne/1953 com Marlon Brando, Mary Murphy, Rifles para Bengala/ Bengal Rifles/ 1954 com Rock Hudson, Arlene Dahl; Málaga/ Moment of Danger/ 1960 com Trevor Howard, Dorothy Dandridge; Recours en Grâce/ 1960 com Raf Vallone, Emmanuele Riva, Annie Girardot.

Michael Curtiz

Michael Curtiz (1886-1962). Nome verdadeiro: Manó Kaminer depois hungarizado para Mihály Kertész. Trabalhou na Áustria, Alemanha, EUA. Dirigiu o primeiro filme dramático da Hungria para a Projectograph: Ma és holnap/ 1912. Foi responsável por muitos dos melhores filmes da Época de Ouro de Hollywood. Filmes: Sodoma eGomorra / Sodom und Gomorrha/ 1922 com Victor Varconi, Lucy Doraine; Lua de Israel/ Die Slavenkönigin/ 1924 com Maria Corda; Capitão Blood/ Captain Blood/ 1935 e As Aventuras de Robin Hood/ The Adventures of Robin Hood/ 1938, ambos com Errol Flynn, Olivia de Havilland; Anjos de Cara Suja/ Angels with Dirty Faces/ 1938 com James Cagney e Humphrey Bogart; O Lobo do Mar/ The Sea Wolf/ 1941 com Edward G. Robinson, Ida Lupino, John Garfield; Casablanca/ Casablanca/ 1942 com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid; A Canção da Vitória/ Yankee Doodle Dandy/ 1942 com James Cagney, Joan Leslie; Alma em Suplício/ Mildred Pierce/  1945 com Joan Crawford; Redenção Sangrenta/ The Breaking Point/1950 com John Garfield (v. meu post Michael Curtiz de 16/2/2012 e  8/3/2012).

Paul Fejos

Paul Fejos (1897-1961). Nome verdadeiro: Fejös Pál. Trabalhou nos EUA, França, Áustria, Dinamarca. Filmes: The Last Moment/ 1927 com Otis Matieson; Solidão/ Lonesome/ 1928 com Glenn Tryon, Barbara Kent; Cena Final/ The Last Performance/ 1929 com Conrad Veidt, Mary Philbin, Leslie Fenton; Broadway/ Broadway/ 1929 com Glenn Trion, Evelyn Brent; A Marselhesa/ Captain of the Guard/ 1930 com  Laura La Plante, John Boles; Fantomas/ 1932 com Jean Galland; Tavarszi Zápor/ 1932 filme húngaro cuja versão francesa, Marie Legende Hongroise, com Annabella, foi exibido no Brasil como Lenda de Amor (v. meu post “Paul Fejos, Cineasta e Cientista” de 28/1/2016).

Steve Sekely

Steve Sekely (1899-1979). Nome verdadeiro: Székely István. Trabalhou na Alemanha, EUA, Inglaterra. México. Filmes: Skandel in Budapest/ 1933 com Franciska Gaal; Quando Manda o Coração/ Rakockzy-Marsch/ 1933 com Gustav Frölich, Camilla Horn; Baile no Savoy/ Ball im Savoy/ 1935 com Gitta Alpar, Hans Jaray; A Cicatriz/ Hollow Triumph/ 1945 com Paul Henreid, Joan Bennett; Baluarte de Heróis/ Stronghold/ 1951 com Arturo de Cordova, Veronica Lake, Zachary Scott (obs. Foi rodada uma outra versão, intitulada Furia Roja, com Arturo de Cordova mas com Sarita Montiel substituindo Veronica Lake e Carlos López Moctezuma no papel que coube a Zachary Scott).

Leslie Kardos e Jane Powell

Leslie Kardos (1905-1962). Nome verdadeiro: László Kardos. Genro de Joe Pasternak. Trabalhou nos EUA. Filmes: Ruas do Oriente/ Dark Streets of Cairo/ 1940 com Sigrid Curie, Ralph Byrd; Amei e Errei/ The Strip / 1951  com Mickey Rooney, Sally Forrest; Senhorita Inocência/ Small Town Girl/ 1953 com Jane Powell, Farley Granger, Ann Miller; Fronteiras do Pecado/ The Tijuana Story/ 1957 com Rodolfo Acosta, James Darren; Médico Vampiro/ The Man Who Turned to Stone/ 1957 com Victor Jory.

Zoltan Korda

Zoltan Korda (1895-1961). Nome verdadeiro: Kellner Zoltán. Irmão de Alexander Korda. Trabalhou na Alemanha, Inglaterra, EUA Filmes: Die elf Teufel/ 1927 com Gustav Frölich;Bosambo / Sanders of the River / 1935com Paul Robeson; O Menino e o Elefante/ Elephant Boy/ 1937 e A Legião da Índia/ The Drum/ 1938, ambos com Sabu; As Quatro Penas Brancas/ The Four Feathers/ 1939 com John Clements, June Duprez, Ralph Richardson; Sahara/ Sahara/ 1943 com Humphrey Bogart; Alma Russa/ Counter-Attack/ 1945 com Paul Muni; Vingança Pérfida/ A Woman’s Vengeance/ 1947 com Charles Boyer, Ann Blyth, Jessica Tandy; Os Deserdados/ Cry the Beloved Country/ 1951 com Canada Lee, Sidney Poitier.\

ROTEIRISTAS / ARGUMENTISTAS:

György Luckács e Béla Balász

Béla Bálasz(1884-1949). Nome Verdadeiro: Herbert Bauer. Romancista, dramaturgo, poeta, crítico e teórico do cinema. Trabalhou na Alemanha e nos EUA. Filmes: Das Mädchen mit den fúnf Nullen / 1927 com Marcel Salzer, Viola Garden (Dir: Kurt Bernhardt); Doña Juana/ 1927 com Elisabeth Bergner (Dir: Paul Czinner); Die Dreigroschenoper/ 1931 (Dir. G. W. Pabst) exibida no Brasil a versão francêsa, A Ópera dos Pobres  / L’Opéra de Quat’sous com Florelle, Albert Préjean, Gaston Modot; Das blaue Licht/ 1932 com Leni Riefenstsahl (Dir: Leni Riefenstahl); co-roteirista não creditado em Grande Hotel/ Grand Hotel/ 1932 com John Barrymore, Greta Garbo, (Dir: Edmund Gouding);Valahol Europóbán/ 1949 (Dir: Geza von Radványi).

Lajos Biró

Lajos Biró (1889-1948). Trabalhou na Áustria, Alemanha, Inglaterra, EUA. Filmes: Paraiso Proibido/ Forbidden Paradise/ 1924 com Pola Negri, Rod La Roque (Dir: Ernst Lubitsh); Hotel Imperial/ Hotel Imperial/ 1927 com Pola Negri, James Hall (Dir: Mauritz Stiller); Eine Dubarry von heute/ 1927 com Maria Corda (Dir: Alexander Korda);Tentação da Carne/ The Way of All Flesh com Emil Jannings (Dir: Victor Fleming); A Última Ordem/ The Last Command/ 1928 com Emil Jannings, Evelyn Brent (Dir: Josef von Sternberg); O Amor Nasceu do Ódio/ Knight Without Armour/ 1937 com Marlene Dietrich, Robert Donat (Dir: Jacques Feyder);  O Ladrão de Bagdad/ The Thief of Bagdad/ 1940 com Sabu, John Justin, June Duprez (Dir: Ludwig Berger/ Michael Powell, Tim Whelan); Cinco Covas no Egito/ Five Graves to Cairo/ 1943 com Franchot Tone, Erich von Stroheim, Anne Baxter (Dir: Billy Wilder).

Ernest Vajda

Ernest Vajda (1886-1954). Nome verdadeiro: Ernö Vajda. Trabalhou na Áustria, Alemanha, EUA, principalmente nos filmes de Ernst Lubitsch: Alvorada do Amor/ The Love Parade/ 1929 com Maurice Chevalier, Jeanette MacDonald; Monte Carlo/ Monte Carlo/ 1930 com Jack Buchanan, Jeanette MacDonald; O Tenente Sedutor/ The Smiling Lieutenant/1931 com Maurice Chevalier, Miriam Hopkins, Claudette Colbert; Não Matarás/ Broken Lullaby/ 1932 com Lionel Barrymore, Phillips Holmes, Nancy Carroll; A Víuva Alegre/ The Merry Widow/ 1934 com Maurice Chevalier, Jeanette MacDonald. Outros filmes: Mentiras!/ The Crown of Lies/ 1926 com Pola Negri (Dir: Dimitri Buchowetski); Reunião em Viena/ Reunion in Vienna/ 1933 com John Barrymore, Diana Wynyard (Dir: Sidney Franklin); A Família Barrett/ The Barretts of Wimpole Street/ 1934 com Fredric March, Norma Shearer, Charles Laughton (Dir: Sidney Franklin); Maria Antonieta/ Marie Antoinette/ 1938 com Norma Shearer, Tyrone Power, Robert Morley (Dir: W. S. Van Dyke).

Ivan Tors

Ivan Tors (1916-1983). Nome verdadeiro: Iván Törzs. Trabalhou nos EUA. Filmes: Sonata de Amor/ Song of Love/ 1947 com Katharine Hepburn, Paul Henreid, Robert Walker (Dir: Clarence Brown); A Glória de Amar/ That Forsythe Woman/ 1949 com Errol Flynn, Greer Garson, Walter Pidgeon (Dir: Compton Bennett); A Noiva Desconhecida/ In the Good Old Summertime/ 1949 com Judy Garland, Van Johnson (Dir: Robert Z. Leonard); O Homem das Calamidades/ Watch the Birdie/ 1950 com Red Skelton, Arlene Dahl, Ann Miller (Dir: Jack Donohue);Muralha da Esperança/ The Glass Wall/ 1953 com Vittorio Gassman Gloria Grahame (Dir: Maxwell Shane).

Melchior Lengyel

Melchior Lengyel (1880-1974), Nome verdadeiro: Lebovics Meyhért. Trabalhou na Alemanha, França, EUA, principalmente nos filmes de Lubitsch: Paraíso Proibido/ Forbidden Paradise/ 1924 com Pola Negri, Adolphe Menjou, Rod La Rocque; Anjo/ Angel/ 1937 com Marlene Dietrich, Melvyn Douglas, Herbert Marshall; Ninotchka/Ninotchka / 1939 com Greta Garbo, Melvyn Douglas; Ser ou Não Ser/ 1942 com Jack Benny, Carole Lombard, Robert Stack. Outros filmes: Lírio de Granada/ Die berühmyre frau/ 1927 com Lili Damita (Dir: Robert Wiene); O Barão dos Ciganos/ Der Zigeunerbaron/ 1927 com Lya Mara, Michael Bhonen, William Dieterle (Dir: Friedric Zelnik); Antonia, Romance Húngaro/ Antonia, Romance Hongroise/ 1935 com Marcelle Chantal, Fernand Gravey (Dir: Jean Boyer e Max Neufeld).

FOTÓGRAFOS:

Adalberto Kemeny (1901-1969). Trabalhou na Alemanha (UFA) e no Brasil. Filmes: Coisas Nossas/ 1931 com Alvarenga, Francisco Alves, Sebastião Arruda (Dir: Wallace Downey; O Caçador de Diamantes/ 1933 com Elmo Califontes, Reginaldo Calmon;Fazendo Fita/ 1935 com Alvarenga, Alzirinha Camargo; Luar do Sertão/ 1949 com Fernando Baleroni, Nena Batista (Dir: Tito Batini, Mario Civelli). Co-dirigiu (com Rodolfo Rex Lustig) e fotografou o documentário São Paulo, Sinfonia da Metrópole/ 1929.

Ernest Laszlo

Ernest Laszlo (1898-1984). Nome verdadeiro: Ernö László. Trabalhou nos EUA. Filmes:  Com as Horas Contadas/ D. O. A/ 1950 com Edmond O’Brien (Dir: Rudolph Mate); O Último Bravo/ Apache/ 1954 com Burt Lancaster;Vera Cruz / Vera Cruz / 1954 com Gary Cooper, Burt Lancaster;A Grande Chantagem/ The Big Knife/ 1955   com Jack Palance, Ida Lupino; A Morte um Beijo/ Kiss me Deadly/ 1955 com Ralph Meeker; A Dez Segundos do Inferno/ Ten Seconds to Hell/ 1959 com Jack Palance, Jeff Chandler, todos dirigidos por Robert Aldrich; O Vento Será Tua Herança/ Inherit the Wind/ 1960 com Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly; Julgamento em Nuremberg/ Judgement at Nuremberg  / 1961 com Spencer Tracy, Burt Lancaster, Richard Widmark, Maximilian Schell; Deu a Louca no Mundo/ It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World/ 1963 com Spencer Tracy, Milton Berle;  A Nau dos Insensatos/ Ship of Fools/ 1965 com Vivien Leigh, Simone Signoret, todos dirigidos  por Stanley Kramer; Viagem Fantástica/ Fantastic Voyage/ 1966 com Stephen Boyd (Dir: Richard Fleischer);  A Estrela/ Star!/ 1968 com Julie Andrews (Dir: Robert Wise); Aeroporto/Airport/ 1970 com Burt Lancaster, Dean Martin (Dir: George Seaton); Fuga no Século 23/ Logan’s Run/ 1976 (Dir: Michae Anderson). 

Ferenc Fekete (1914-1981). Trabalhou no Brasil. Filmes: Simão, o Caolho/ 1952 com Mesquitinha, Raquel Martins (Dir: Alberto Cavalcanti); Toda uma Vida em Quinze Minutos/ 1953 com Jaime Costa, Mara Rúbia, Delorges Caminha (Dir:  Pereira Dias); Carnaval em Caxias/ 1954 com José Lewgoy, Doris Monteiro, Ariston (Dir: Paulo Vanderley); Carnaval em Lá Maior/ 1955 com Randal Juliano, Sandra Amaral, Walter D’Avila (Dir: Adhemar Gonzaga); A Pensão de Dona Stella/ 1956 com Jaime Costa, Maria Vidal, Liana Duval (Dir: Alfredo Palácios, Ferenc Fekete). Fekete foi somente diretor de Doutora é Muito Viva/ 1956 com Eliana, Francisco Negrão.

George Fanto (1911-2000). Trabalhou na Itália, Argentina e Brasil. Filmes: O Corsário Negro/ Il Corsaro Nero com Ciro Verrati, Silvana Jachini (Dir: Amleto Palermi; 24 Horas de Sonho/ 1941 com Dulcina e Odilon (Dir: Chianca de Garcia); Direito de Pecar/ 1942 com Cesar Ladeira, Nilza Magrassi (Dir: Leo Marten); Samba em Berlim/ 1943 com Mesquitinha, Laura Suarez (Dir: Luiz de Barros); Anjo Nú/ El Angel Desnudo/ 1946 com Olga Zubarry (Dir: Carlos Hugo Christensen);Inocência/ 1949 (Dir: Fernando de Barros, Luiz de Barros) e Caminhos do Sul/ 1949 (Dir: Fernando de Barros) ambos com Maria Della Costa; Vendaval Maravilhoso/ 1949 com Paulo Maurício, Amália Rodrigues (Dir: Leitão de Barros);OteloOthello/1951 com Orson Welles, Suzanne Clothier (Dir: Orson Welles); Almas Adversas/ 1952 com Bibi Ferreira, Graça Mello (Dir: Leo Marten). Fanto colaborou com Welles no documentário inacabado It’s All True/ 1943.

John Alton

John Alton (1901-1996). Nome verdadeiro: Johann Jacob Altmann. Trabalhou na França, Argentina, EUA. Iniciou sua carreira no cinema em 1923 como técnico de laboratório da MGM e depois passou a ser assistente de câmera.  Na qualidade de operador de câmera partiu para a Europa com Ernst Lubitsch a fim de filmar algumas cenas de fundo para O Príncipe Estudante/ The Student Prince/ 1927 e acabou ficando na França por um ano, chefiando o departamento de câmera no estúdio da Paramount em Saint Maurice-Joinville. Em 1932, transferiu-se para a Argentina, onde montou dois estúdios sonoros, um para a Lumiton e outro para a Argentina Sono-Film. Neste país, dirigiu El Hijo de Papá/ 1933. Em 1939 voltou para Hollywood, onde se destacou notadamente nos filmes noirque fêz em colaboração com Anthony Mann: Moeda Falsa/ T-Men/ 1947 com Dennis O’Keefe; Demônio da Noite/ He Walked By Night/ 1948 com Richard Basehart; Entre Dois Fogos/ Raw Deal/ 1948 com Dennis O’Keefe, Claire Trevor: Mercado Humano/ Border Incident/ 1949 com Ricardo Montalban. Outros filmes: A Cicatriz/ Hollow Triumph/ 1948 com Paul Henreid, A Noite de 23 de Maio/ Mystery Street/ 1950 com Ricardo Montalban; O Império do Crime/ The Big Combo/ 1954 com Cornel Wilde, Os Irmãos Karamazov/ Brothers Karamazov/ 1958 com Yul Brynner, Maria Schell; Entre Deus e o Pecado/ Elmer Gantry/ 1960 com Burt Lancaster; sequência do longo balé final de Sinfonia de Paris/ An American in Paris/ 1951. Alton publicou o livro “Painting with Light”, cujo título sintetiza bem sua arte (v. meus posts: “Diretores de Fotografia do Filme Noir” de 10/5/2014 e “Pintando com a Luz: John Alton de 23/2/2016).

Rodolfo Icksey (1905-1986), Nome verdadeiro: Rudolf Icksey. Trabalhou no Brasil, destacando-se nos seis filmes sob direção de Walter Hugo Kouri: Estranho Encontro com Mario Sérgio, Andrea Bayard; Na Garganta do Diabo/ 1960 com Luigi Pichi, Odete Lara; A Ilha/ 1963 com Luigi Pichi, Eva Wilma; Noite Vazia/ 1964 com Norma Benguell, Odete Lara; O Corpo Ardente/ 1966 com Barbara Laage; As Deusas/1972 com Lilian Lemmertz, Mario Benvenutti). Outros filmes: Quem Matou Anabela/ 1956 com Ana Esmeralda, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Nydia Lícia (Dir: Ferenk Fekete); Curucu, o Terror do Amazonas/ 1956 com John Bromfield, Beverly Garland, Tom Payne (Dir: Curt Siodmak); Arara Vermelha com Anselmo Duarte, Odete Lara (Dir: Tom Payne); Cara de Fogo/ 1957 com Alberto Ruschel (Dir: Galieu Garcia); ACompadecida/ 1969 com Armando Bogus, Antonio Fagundes, Regina Duarte (Dir: George Jonas; Moral em Concordata  / 1959 com Odete Lara, Maria Della Costa, Jardel Filho (Dir: Fernando de Barros); Jeca Tatu/ 1960 com Amâncio Mazzaropi, Geny Prado (Dir: Milton Amaral); Independência ou Morte/ 1972  com Tarcísio Meira, Gloria Menezes (Dir: Carlos Coimbra).

Rudolph Lustig

Rudolf (Rodolfo) Rex Lustig (1901-1970). Nome verdadeiro: Rezsö Icsey. Trabalhou no Brasil. Filmes: Coisas Nossas/ 1932 com Alvarenga, Francisco Alves, Sebastião Arruda (Dir: Wallace Downey);O Caçador de Diamantes/ 1934 com Elmo Califontes, Reginaldo Calmon (Dir: Vittorio Capellaro). Fotografou e co-dirigiu (com Adalberto Kemeny) o documentário São Paulo, Sinfonia da Metrópole/ 1929.

2 Responses to “CONTRIBUIÇÃO HÚNGARA PARA O CINEMA MUNDIAL CLÁSSICO I”

  1. Como vai professor? Custei um pouquinho a voltar aqui e tive esta grata surpresa. Muita gentileza sua se inspirar em nossas conversas para este mais este excelente artigo.
    Grande abraço!

  2. Foi apenas uma singela homenagem a um pesquisador emérito como você. Um forte abraço.

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