GRANDES COADJUVANTES DO CINEMA FRANCÊS

abril 10, 2019

Sempre admirei os atores de segundo plano, mais notadamente os character actors, caratteristi, acteurs de composition que, pelo seu físico, interpretam de um filme a outro papéis típicos, pois estes atores de complemento são tão indispensáveis ao poder de evocação dos filmes quanto os astros e muitas vêzes chamam mais atenção do que os primeiros, fazendo carreiras extraordinárias, tornando-se alguns deles, podemos assim dizer, uns quase-astros.

Todas as cinematografias contém grandes atores e atrizes característicos, mas tenho uma particular predileção por aqueles que Raymond Chirat e Olivier Barrot denominaram “les excentriques du cinema français” em um livro memorável publicado em 1983 pela Henri Veyrier. Por iniciativa minha de adquirir os filmes em dvd das coleções René Chateau, Gaumont, Les Classiques Français, Les Documents Cinématograhiques, Studio Canal, LCJ Editions etc., e com a ajuda de Sergio Leemann, que me manda sempre filmes gravados da televisão européia, pude ver uma quantidade enorme de filmes francêses do período 1920-1960 e assim conhecer melhor os coadjuvantes ilustres relacionados pelos dois eminentes autores. É com base neste conhecimento, que escolhí os meus favoritos, os quais homenageio com um coração de cinéfilo e doce nostalgia.

Tal como fizeram Chirat-Barrot, excluí nomes que se tornaram astros como Lucien Coëdel, Fernand Ledoux, Jules Berry, Rellys, Bernard Blier e Ginette Leclerc. Em cada verbete faço referência apenas aos papéis de cada ator ou atriz que mais me impressionaram.

Aimos e Jean Gabin em A Bandeira

AIMOS, RAYMOND 1889-1944). Mulot, um dos dois companheiros de Pierre Gilieth (Jean Gabin) em A Bandeira/ La Bandera/1935 (Dir:  Julien Duvivier)); o mendigo Quart-Vittel, hospedado na taverna onde está o desertor Jean (Jean Gabin) em Cais das Sombras/ Quai des Brumes/ 1938 (Dir: Marcel Carné); Agénor em Eram Nove Solteirões/ Ils Étaient Neuf Celibataires/ 1939 (Dir: Sacha Guitry); o mordomo do arquiduque François Ferdinand (John Lodge) em De Mayerling a Sarajevo/ De Mayerling à Sarajevo/ 1940 (Dir: Max Ophüls); o mendigo Cupidon, companheiro de Monsieur La Souris (Raimu) em Monsieur La Souris / 1942 (Dir: Georges Lacombe); e, principalmente, Raymond vulgo “Tintin”, o operário que cai do telhado do restaurante ao ar livre em Camaradas / La Belle Equipe/ 1936 (Dir: Julien Duvivier).

Bernard Lancete e Alerme em A Quermesse Heróica

ALERME (1877-1960). Gaston Noblet, o marido da dona da pensão (Françoise Rosay) em Pensão Mimosas/Pension Mimosas/ 1934 (Dir: Jacques Feyder); Monsieur Serval, o pai da jovem advogada (Danielle Darrieux) em Uma Dupla do Barulho/ Un Mauvais Garçon/ 1936 (Dir: Jean Boyer); Albert Letournel, o viúvo quinquagenário prometido em casamento para a frívola heroína (Danielle Darrieux) em Senhorita Minha Mãe/ Mademoiselle ma Mère/ 1937 (Dir: Henri Decoin); e, principalmente, o burgomestre covarde em Quermesse Heróica/ La Kermesse Héroique/ 1935 (Dir: Jacques Feyder).

Daniele Delorme e Lucienne Boagaert em Sedução Fatal

BOGAERT, LUCIENNE (1895-1983). A jovem provocante em Sombra do Pavor / Le Corbeau/ 1943 (Dir: Henri-Georges Clouzot); Europe em Vautrin/ 1943 (Dir: Pierre Billon); Mme. D, a mãe de Agnès (Elina Labourdette) em As Damas do Bois de Boulogne/ Les Dames du Bois de Boulogne/ 1945 (Dir: Robert Bresson); Anaïs Le Berre, a mãe desequilibrada de Joseph (Daniel Gélin) e morta por ele em Deus Necessita de Homens/ Dieu a Besoin des Hommes/ 1950 (Dir: Jean Delannoy); Adèle Maurin, mãe de Marcel (Jean Desailly) em Assassino de Mulheres/ Maigret Tend un Piège/ 1958; e, principalmente, Gabrielle, a ex-esposa de André Chatelin (Jean Gabin) e mãe de Catherine (Daniele Delorme) em Sedução Fatal/ Voici les Temps des Assassins/ 1956.

 

 

Jean Gabin, Julien Carette e Simone Simon em A Bêsta Humana

CARETTE, JULIEN (1897-1966). Yves Calubert, colega de Arlette (Danielle Darrieux) na escola de batedores de carteira em Battement de Coeur/ 1933 (Dir: Henri Decoin); Cartier-o ator, prisioneiro com Maréchal (Jean Gabin) na fortaleza alemã em A Grande Ilusão/ La Grande Illusion/ 1937 (Dir: Jean Renoir); Pecquex, o foguista ajudante do maquinista da locomotiva, Jacques Lantier (Jean Gabin) em A Bêsta Humana/ La Bête Humaine/ 1938 (Dir: Jean Renoir); Pochet, o pai de Amélie (Danielle Darrieux) em Meu Amigo, Amélia e Eu/Occupe-toi d’Amélie/1949 (Dir: Claude Autant-Lara); Pierre Martin, o hospedeiro assassino em A Estalagem Vermelha/ L’Auberge Rouge/ 1951 (Dir: Claude Autant-Lara); e, principalmente, Marceau, o caçador furtivo em A Regra do Jôgo/ La Règle du Jeu/ 1937 (Dir: Jean Renoir).

Orane Demazis e Fernand Charpin em Marius

CHARPIN, FERNAND (1884-1944). Bravida, o amigo de Tartarin (Raimu) em Tartarin de Tarascon/ 1934 (Dir: Raymond Bernard); Régis, o informante, em O Demonio da Argélia/ Pepele Moko/ 1936 (Dir: Julien Duvivier); o tio de Iréné (Fernandel) em Le Schpountz/ 1938 (Dir: Marcel Pagnol); o Marquês Castan de Venelles em A Mulher doPadeiro/ La Femme du Boulanger; o prefeito Adrien Beaumont em Les Otages/ 1939 (Dir: Raymond Bernard); Monsieur Mazel em La Fille du Puisatier/ 1940 (Dir: Marcel Pagnol); Francet Mamai, pai do jovem suicida (Louis Jourdan) perdidamente apaixonado por uma jovem sempre referida como a arlesiana em L’Arlésienne/ 1942 (Dir: Marc Allégret); e, principalmente o Honoré Panisse da trilogia Marius/ 1931 (Dir: Alexander Korda),  Fanny/ 1932 (Dir: Marc Allégret),César / 1936 (Dir: Marcel Pagnol).

Marcel Dalio e Simone Signoret em Escraas do Amor

DALIO, MARCEL (1899- 1983). L’Arbi, o informante em O Demônio da Argélia/ Pépéle Moko/ 1935 (Dir: Julien Duvivier); o editor Steiner em O Grande Amor de Beethoven / Un Grand Amour de Beethoven/ 1936 (Dir: Abel Gance); Rosenthal em A Grande Ilusão/ La Grande Illusion/ 1937 (Dir: Jean Renoir); o vagabundo Matteo, poeta e contador de histórias apaixonado por Sofia (Viviane Romance) em Pecadoras de Túnis/ La Maison du Maltais/ 1938 (Dir: Pierre Chenal); Barel, o chantagista amigo da excêntrica cantora de cabaré (Arletty) em Tempête/ 1940 (Dir: Bernard Deschamps); Marco, o porteiro cafetão de Dedée (Simone Signoret) em Escravas do Amor/ Dedée D’Anvers/ 1948 (Dir: Marc Allégret); e, principalmente, o marquês Robert de la Chesnaye  em A Regra do Jôgo/ La Règle du Jeu/ 1939 (Dir: Jean Renoir).

Gabrielle Dorziat e Harry Baur em Mollenard

DORZIAT, GABRIELLE (1879-1979). Imperatriz Élisabeth em Mayerling / Mayerling / 1936 (Dir: Anatole Litvak); Mme. Mollenard em Mollenard/ 1938  (Dir: Robert Siodmak); Madame Chabert, uma velha atriz, em La Fin du Jour/ 1939 (Dir: Julien Duvivier); Arquiduquesa Marie-Thèrese em De Mayerling a Sarajevo/ De Mayerling a Sarajevo/ 1940  (Dir: Max Ophüls); a presidente Groussault em O Capelão das Galeras/ Monsieur Vincent/ 1947 (Dir: Maurice Cloche); a duquesa de Albuquerque em Entre o Amor e o Trono/ Ruy Blas/ 1948 (Pierre Billon); Madame D’Otermont em Amor Traído/ La Verité sur Bébé Donge / 1952 (Dir: Henri Decoin); e, principalmente, a tia Léo em O Pecado Original/ Les Parents Terribles/ 1948 (Dir: Jean Cocteau).

Gastom Modot e Paulete Dubost em A Regra do Jogo

DUBOST, PAULETTE (1910-2011). Ginette em Hotel do Norte/ Hotel du Nord/ 1938 (Dir: Marcel Carné); Victoire em Roger la Honte/ 1946 (Dir: Andre Cayatte); Virginie, a mãe de Henriette (Dany Robin) em A Festa do Coração/ La Fête à Henriette/ 1952 (Dir: Julien Duvivier); Mauricette Barberot, a mulher do açougueiro em Assassino de Mulheres/ Maigret Tend un Piège/ 1959 (Dir: Jean Delannoy); Madame Fernande em O Prazer/ Le Plaisir/ 1952; Josephine, a criada em Lola Montez/ Lola Montès/ 1955 (Dir: Max Ophüls); e, principalmente  Lisette, a camareira de Christine de Chesnaye (Nora Gregor) disputada por seu marido, o guarda de caça Schumacher (Gaston Modot) e Marceau, o caçador furtivo  (Julien Carette) em A Regra do Jôgo/ La Règle du Jeu/ 1939 (Dir: Jean Renoir).

Charles Dullin e Louis Jouvet em Volpone

DULLIN, CHARLES (1885-1949). Louix XI em O Milagre dos Lobos/ Miracle des Loups/ 1924 (Dir: Raymond Bernard); Barão de Kempelen em O Jogador de Xadrez/ Le Joueur d’Échecs  / 1926 (Dir: Raymond Bernard); Olivier Maldone em Maldone / 1928 (Dir: Jean Grémillon); o cego, testemunha implacável em O Crime do Correio de Lyon/ L’Affaire du Courrier de Lyon / 1937; o usurário Corbaccio em Volpone/ Volpone/ 1941 (Dir: Maurice Tourneur); Brignon, o velho produtor libidinoso em Crime em Paris/ Quai des Orfévres/ 1947 (Dir: Henri-Georges Clouzot); e, principalmente, Thénardier em Os Miseráveis/ Les Misérables / 1934 (Dir: Raymond Bernard).

Saturnin Fabre e Danielle Darrieux em Battement de Coeur

FABRE, SATURNIN (1889-1961). Le Grand Père em O Demônio da Argélia/ Pépé le Moko/ 1936 (Dir: Julien Duvivier); Thalès, o ilusionista em La Nuit Fantastique/ 1942 (Dir: Marcel L’Herbier); Monsieur Sénéchal, o empresário ex-colaboracionista em Les Portes de la Nuit/ 1946 (Dir: Marcel Carné); Bourdillat, o antigo ministro que inaugura o mictório público da cidade em Primavera de Escândalos/ Clochemerle/1948 (Dir:  Pierre Chenal); o bizarro Marquês de la Tour Mirande em Miquette et sa Mère/ 1949 (Dir: Henri-Georges Clouzot); e, principalmente Monsieur Aristide, o professor da escola de punguistas em Battement de Coeur/ 1939 (Dir: Henri Decoin) e Prunier, um dos loucos do hospital psiquiátrico que expõe a sua alienação respondendo arrogantemente ao oficial  alemão sem o menor temor do inimigo em Alguém Virá Esta Noite/ Un Ami Viendra Ce Soir/1946 (Dir: Raymond Bernard).

Pierre Fresnay e Pierre Larquey em Sombra do Pavor

LARQUEY, PIERRE (1884-1962). Hippolyte, o rapaz de pé torto operado malogradamente por Charles Bovary (Pierre Renoir) em Madame Bovary/ Madame Bovary/ 1934 (Dir: Jean Renoir); Gustin, o clarim da legião em A Última Cartada/ Le Grande Jeu/ 1934; Colin, o fabricante de marionetes em O Assassino Mora no 21/ L’Assassin Habite au21/ 1941 (Dir: Henri-Georges Clouzot); o Pai Goriot em Le Père Goriot/ 1945 (Dir: Robert Vernay); o velho chofer de taxi, testemunha “forçada” em Crime em Paris/ Quai des Orfèvres/ 1947; M. Drain, um dos professores em As Diabólicas / Les Diaboliques/ 1954; e, principalmente,  o médico  perverso Dr. Michel Vozet (o Corvo) em  Sombra do Pavor/ Le Courbeau/ 1943 (Dir: Henri-Georges Clouzot).

Annabella, Jean Gabin e Robert Le Vigan em A Bandeira

LE VIGAN, ROBERT (1900-1972). Lheureux, o usurário em Madame Bovary/ Madame Bovary/ 1934 (Dir: Jean Renoir); Fernando Lucas o policial que segue a pista de Pierre Gilieth (Jean Gabin) até a Legião Estrangeira em A Bandeira/ La Bandera / 1935 (Dir: Julien Duvivier); Jesus Cristo em Gólgota/ Golgotha/ 1935 (Dir: Julien Duvivier); o ator alcoólatra em Bas-fonds/ Les Basfonds/ 1936 (Dir: Jean Renoir); o pintor suicida em Cais das Sombras/ Quai des Brumes/ 1938 (Dir: Marcel Carné); César, o homem invisível em O Mistério do Colégio/ Les Disparus deSaint-Agil/ 1938 (Dir: Christian-Jaque); o professor Villard em O Assassinato dePapai Noel/ L’ Assassinat du Père Noël/ 1961 (Dir: Christian-Jaque); o chantagista em Paixão Criminosa/ Le Dernier Tournant/ 1939 (Dir: Pierre Chenal);  e, principalmente Tonkin, o neurótico obcecado com a Indochina em Mãos Vermelhas/ Goupi Mains Rouges/ 1938 (Dir: Jacques Becker).

MARKEN, JANE (1895-1976). Prudence em A Dama das Camélias/ La Dame Aux Camélias/ 1934 (Dir: Fernand Rivers, Abel Gance); Madame Dufour em Partie deCampagne/ 1936 (Dir: Jean Renoir); Louise Lecouvreur em Hotel do Norte/ Hotel du Nord/ 1938 (Dir: Marcel Carné); Louise Martinet em Lumière d’Été/ 1942 (Dir: Jean Grémillon); Anne em Além da Vida/ L’Éternel Retour/ 1943 (Dir: Jean Delannoy); Mme. Boissac em Estranha Coincidência/ Copie Conforme/ 1947 (Dir: Jean Dréville); a belicosa baronesa de Courtebiche em Primavera de Escândalos/ Clochemerle/ 1948 (Dir: Pierre Chenal); Germaine em Escravas do Amor/ Dédée d’Anvers/ 1948 (Dir: Yves Allégret); e, principalmente, Mme. Hermine com seus sorrisos nervosos e suspiros em O Boulevard do Crime/ Les Enfants du Paradis/ 1945 (Dir: Marcel Carné) e a mãe de Dora (Simone Signoret) em A Cínica/ Manèges/  1950 (Dir: Yves Allégret).

Jean-Louis Barrault e Gaston Modot em O Boulevard do Crime

MODOT, GASTON (1887-1970). O Homem (papel principal de L’Age D’Or/ 1930 (Dir: Luis Buñuel) ao lado de Lia Lys (A Mulher); Peachum, o rei dos mendigos em A Ópera dos Pobres/ L’Opéra de Quat’sous/ 1931 (Dir: G. W. Pabst); o legionário Muller em A Bandeira/ La Bandera/ 1935 (Dir: Julien Duvivier); Jimmy em O Demônio da Argélia/ Pépé le Moko/ 1937 (Dir: Julien Duvivier); o engenheiro, um dos prisioneiros na fortaleza alemã em  A Grande Ilusão/ La Grande Illusion/ 1937 (Dir: Jean Renoir); o cego Fil de Soie em O Boulevard do Crime / Les Enfants du Paradis/ 1945 (Dir: Marcel Carné); Danard em Amores de Apache/ Casque D’or/ 1952 (Dir: Jacques Becker); e, principalmente, o guarda de caça Schumacher em A Regra do Jôgo/ La Règle du Jeu/ 1939 (Dir: Jean Renoir).

Odette Joyeux e Marguerite Moreno em Paixão de uma Noite

MORENO, MARGUERITE (1871-1948). La Thénardier em Os Miseráveis/ Les Miserables/ 1934 (Dir: Raymond Bernard); Condessa Beauchamp du Bourg de Catinax em A História de um Trapaceiro/ Le Roman d’un Tricheur/ 1936 (Dir: Sacha Guitry); Catarina de Médicis e Imperatriz Eugenia idosa em As Pérolas da Corôa/ Les Perles de la Couronne/ 1936 (Dir: Sacha Guitry); Condessa Tomski, emA Dama de Espadas/ La Dame de Pique/ 1937 (Dir: Fedor Ozep); a cigana em Os Amores deCarmen/Carmen/ 1944 (Dir: Christian-Jaque); a generala Elisabeth Prokovievna Epantchine em O Idiota/ L’Idiot / 1946 (Dir: Georges Lampin); tia Jeanne em Un Revenant/ 1946 (Dir: Christian-Jaque); Madame de Bonafé, avó de Douce (Odette Joyeux) em Dulce, Paixão de uma Noite/ Douce/ 1943 (Dir: Claude Autant-Lara) e, principalmente, La Mamèche, a velha italiana meio louca de Regain/ 1937 (Dir: Marcel Pagnol).

Gina Lollobrigida e Noel Roquevert em Fanfan la Tulipe

ROQUEVERT, NOEL (1892-1973). Dr. Linz, médico colonial em O Assassino Mora no 21/ L’ Assassin Habite au 21/ 1942 (Dir: Henri-Georges Clouzot); Melissa, o cozinheiro italiano em A Mão do Diabo/ La Main du Diable/ 1942 (Dir: Maurice Tourneur); Comissário Binet em Les Inconnus dans la Maison/ 1942 (Dir: Henri Decoin); Jagu, fiel companheiro de Du Guesclin (Fernand Grevey) em Lanceiro Invencível/ Du Guesclin/ 1949 (Dir: Bernard de Latour); Théodore Andrieux, o sexto jurado em O Direito de Matar/ Justice est Faite/ 1950 (Dir: André Cayatte); antigo resistente em Marie Octobre/ 1958 (Dir: Julien Duvivier); e, principalmente, Fier-à-Bras, espadachim irascível em  Fanfan la TulipeFanfan LaTulipe / 1952 (Dir: Christian-Jaque).

Pierre Brasseur, Marcel Herrnad e Louis Salou em O Boulevard do Crime

 

SALOU, LOUIS (1902-1948). Inspetor Sorbier em Viagem sem Esperança/ Voyage sans Espoir/ 1943 (Dir: Christian-Jaque); Fifi, o tenente prussiano de Anjo Pecador/ Boule de Suif/ 1945 (Dir: Christian-Jaque); Comissário Lacroix em Roger La Honte/ 1946 (Dir: André Cayatte); Príncipe Ernest IV em Amantes Eternos ou A Sombra do Patíbulo / La Chartreuse de Parme / 1948 (Dir: Christian-Jaque); Ettore Maglia, magistrado corrupto fascista em Os Amantes de Verona/ Les Amants de Verone/ 1948 (Dir: André Cayatte); e, principalmente o conde Edouard de Montray, o protetor de Garance (Arletty) em O Boulevard do Crime/ Les Enfants du Paradis/ 1945  (Dir: Marcel Carné).

Louis Seigner e Henri Crémiex em A Festa do Coração

SEIGNER, LOUIS (1903-1991). O maestro que sabota a ópera de Berlioz (Jean-Pierre Aumont) em La Symphonie Fantastique/ 1942 (Dir: Christian-Jaque); M. de Nuncigen em Vautrin / 1943 (Dir: Pierre Billon); Dr. Bertrand em Sombra do Pavor/ Le Corbeau/ 1943 (Dir: Henri-Georges Clouzot); o diretor da prisão em Anjos das Ruas/ Les Anges du Peché/ 1943 (Dir: Robert Bresson); Edmond Gonin em Un Revenant/ 1946 (Dir: Christian-Jaque); Grillo, o guardião da Tour Farnese em Amantes Eternos ou A Sombra do Patíbulo / La Chartreuse de Parme/ 1947 (Dir: Christian-Jaque); Levase, o professor de arte dramática em Eterna Ilusão/ Rendez-vousde Juillet/ 1949 (Dir: Jacques Becker); Lavoisier em Se Versalhes Falasse/ Si Versailles M’Était Conté/ 1954 (Dir: Sacha Guitry); o presidente do tribunal em A Verdade/ La Verité/ 1960 (Dir: Henri-Georges Clouzot); e, principalmente, o roteirista imaginoso  e volúvel  que organiza as perípécias  em A Festa do Coração/ La Fête à Henriette/ 1952 (Dir: Julien Duvivier).

Pierre Blanchar e Sylvie em Um Carnet de Baile

SYLVIE, LOUISE (1885-1970). Catherine Ivanova em Assassino sem Culpa/ Crime etChâtiment/ 1935 (Dir: Pierre Chenal); Gaby, a amante de Thierry, o médico que pratica abortos (Pierre Blanchar) e é assassinada por ele em Um Carnet de Baile/ Un Carnet de Bal/ 1937 (Dir: Julien Duvivier); Madame Tusini em La Fin du Jour/ 1939 (Dir: Julien Duvivier); a mãe do canceroso (Roger Blin) que, advertido pelo Corvo da gravidade de seu estado de saúde, corta a garganta com uma navalha em Sombra do Pavor/ Le Corbeau/ 1943 (Dir: Henri-Georges Clouzot); a Madre Superiora em Anjos das Ruas/ Les Anges du Peché/ 1943 (Dir: Robert Bresson); Madame Ivolvine em O Idiota/ L’Idiot/ 1946 (Dir: Georges Lacombe); a mãe de Maurice (Michel Bouquet), o irmão bastado do conde Julian de Kériadec (Paul Bernard), apelidado de “Patas Brancas” em Mulher Cobiçada/ Pattes Blanches/ 1949 (Dir: Jean Grémillon);“La Karabassen”, a criada do sacristão Thomas Gouvernnec (Pierre Fresnay) em Deus Necessita de Homens/ Dieu a Besoin des Hommes/ 1950 (Dir: Jean Delannoy);e,principalmente, Madame Raquin, a paralítica que sabe tudo o que se passou e se confronta com Thérèse (Simone Signoret) em Thérèse Raquin/ 1953 (Dir: Marcel Carné).

Jean Tissier em O Assassino Mora no 21

TISSIER, JEAN (1896-1973). Roland Médeville, antigo diplomata sem dinheiro em Battement de Coeur/ 1939 (Dir: Henri Decoin); Paulo, um dos escroques cúmplices da condessa russa (Edwige Feuillère) em J’étais une aventurière  / 1938 (Dir: Raymond Bernard); Comissário Binet em Inconnus dans la Maison/ 1941 (Dir: Henri Decoin); Mascouvin, o chantagista em Picpus/ 1942 (Dir: Richard Pottier); guia do castelo em Se Versalhes Falasse/ Si Versailles m’était Conté/ 1954 (Dir: Sacha Guitry); Louis XI em O Corcunda de Notre Dame/ Notre Dame de Paris/ 1956 (Dir: Jean Delannoy); e, principalmente, Tricket, também conhecido como o faquir Lalah-Poor, em O Assassino Mora no 21/ L’Assassin Habite au 21(Dir: Henri-Georges Clouzot).

Leave a Reply