CHARLEY CHASE

agosto 20, 2019

Ele não pode ser comparado a Charles Chaplin, Buster Keaton ou Harold Lloyd, mas merece ser melhor conhecido, por ter atuado como ator e/ou diretor em 190 comédias curtas, primeiramente no Hal Roach Studio (1924-1936) e depois na Columbia Pictures (1937-1940). Seus  pais tiveram um outro filho, James Gibbons Parrott, que também se tornaria ator e diretor. Em 1903, os meninos ficaram orfãos do pai e, para sustentar a família, Charley começou a se apresentar, cantando e dançando nas ruas, depois em nickelodeons (convidando a platéia a acompanhá-lo no estribilho das canções ou hinos patrióticos das illustrated songs) e finalmente no circuito de vaudeville, excursionando pelo país.

Charley Chase

Charles chegou em Hollywood em 1912, inicialmente encontrando emprego na unidade de Al Christie na Universal, passando, em 1914, para o Keystone Studios de Mack Sennett. No primeiro ano com Sennett, ele apareceu em comédias de Charles Chaplin e Roscoe “Fatty” Arbuckle, mas seu trabalho mais importante foi atrás das câmeras, dirigindo (sob o nome de Charles Parrott) alguns astros do estúdio como Ford Sterling, Chester Conklin, Slim Summerville e Mack Swain.

Em 1917, Charles foi contratado pela Fox Film Corporation como argumentista e diretor de comédias de Charles “Heinie” Conklin, Charles Lynn, Mrs. Carter de Haven e Hank Mann. Sua comédia mais conhecida é uma paródia do filme famoso de Theda Bara, Escravo de uma Paixão / Fool There Was Bara, chamada There’s Many a Fool, com Carmen Phillips com a vamp e Hank Man como o Fool. No ano seguinte, Charles deixou o estúdio e dirigiu comédias na King-Bee, L-Ko Kompany, Paramount, Bulls-Eye Film Corporation e na Mermaid Comedies de Jack White, distribuídas pela Educational, nas quais figuravam astros como Lloyd Hamilton, Billy West (o imitador de Chaplin) e um jovem Oliver Hardy.

Charley como Jimmy the Jump ao lado de Beth Darlington em uma comédia de 1924, The Fraidy Cat.

Em 1921, Charles assinou seu primeiro contrato com Hal Roach, para dirigir as comédias de Snub Pollard e, dentro de cinco meses, ele se tornou o diretor supervisor de toda a produção do estúdio com exceção dos filmes de Harold Lloyd. Quando este deixou a empresa em 1923, Roach persuadiu Charles a passar para a frente das câmeras com o nome de Charley Chase, interpretando o personagem Jimmy Jump, jovem incrivelmente ingênuo que sempre se metia em situações estranhas. Essas comédias de um rolo fizeram tanto sucesso que logo passaram a ser de dois rolos, dirigidas por Leo McCarey e também por seu irmão James, que vinha atuando no mesmo estúdio como cômico sob o nome de Paul Parrott. Juntamente com Chase, Mc Carey desenvolveu um estilo para o ator que se concentrava mais na caracterização e situação do que em gags. McCarey lembraria mais tarde: “Eu recebí crédito como diretor, mas foi realmente Chase que fez a maior parte do trabalho de direção … ele me ensinou tudo que sei”. Além de McCarey e J. Parrott outros diretores também funcionaram na série: Fred Guiol, Hal Yates, James W. Horne e Lewis Foster, que cuidou do último filme totalmente mudo de Chase, Movie Night / 1929.

Cena de Movie Night / 1929

Em 1929, emprestado para a Universal, Chase estrelou um longa-metragem parte falado parte silencioso, Modern Love e, no mesmo ano, de volta ao estúdio Roach, fez seu primeiro filme de dois rolos todo-falado, The Big Squawk, dirigido por Warren Doane. O som ampliou as possibilidades de caracterização de Chase e lhe permitiu demonstrar seu considerável talento de cantor. Ele também tocava vários instrumentos e frequentemente se acompanhava com um banjo ou guitarra. Porém não foi somente a música que influiu no successo dos talkies de Chase: outro fator importante foram os coadjuvantes da companhia de repertório de Roach, que trabalharam com ele (e também nas comédias do Gordo e o Magro e dos Peraltas / Our Gang): Thelma Todd; Billy Gilbert, James Finlayson, Edgard Kennedy e, em papéis menores (que podiam ser de guarda ou de garçom) Charlie Hall, Harry Bowen, James C, Morton, Harry Bernard, Rolfe Sedan, Tiny Sandford, Leo Willis e Fred Kelsey.

Thelma Todd e Charley Chase

Chase teve várias leading ladies além de Thelma Todd: Dorothy Granger, Jacqueline Wells (que depois passou a se chamar Julie Bishop), Joyce Compton, Constance Bergen, Dorothy Appleby, June Marlowe, Rosina Lawrence, Antoinette Lees (depois conhecida como Andrea Leeds), mas as suas favoritas, a julgar pelo número de filmes que elas fizeram com ele, foram Betty Mack e Muriel Evans, ambas oriundas dos westerns. Muriel era companheira de Buck Jones, John Wayne e outros cowboys e Betty contracenava com Tom Tyler e Harry Carey.

A partir de 1933, depois de dirigir Thelma Todd e ZaSu Pitts em A Grande Pechincha / The Bargain of a Century, usando seu nome de Charley Chase, ele continuou a dirigir suas comédias (sozinho ou com um co-diretor (v. g. Eddie Dunn, Harold Law) com o nome de Charles Parrott. Na sua última comédia de dois rolos para Roach, Caminho Errado / On the Wrong Trek / 1936 (co-dirigida por Harold Law), Charley, com sua esposa e sogra, está cruzando o país de carro. Sua sogra sugere que ele dê carona para os caras que estão fazendo sinal no meio do caminho.  Charley recusa, dizendo que ele não quer pessoas deste tipo no seu carro. “Oh, Charley”, ela responde, “aqueles dois homens ali não parecem tão ruins”. E lá estão, pedindo carona, Stan Laurel e Oliver Hardy. Charley, mais inflexível do que nunca, resmunga: “Eles parecem um par de ladrões de cavalos para mim!”

Thelma Todd e ZaSu Pitts em A Grande Pechincha

Oliver Hardy e Stan Laurel em Caminho Errado

As comédias de Charley Chase foram sempre bem recebidas pela imprensa e pelo público, mas ele nunca pretendeu ascender para os filmes de longa-metragem. Chase era o rei no seu domínio – a comédia de dois rolos. O problema era que Hal Roach estava pensando em diminuir a produção de comédias curtas e se concentrar nos longas-metragens. Então Roach colocou Chase (como ator e co-diretor com Harold Law) em uma comédia mais longa, para ver quais seriam os resultados. A comédia de 58 minutos, Cinema de Bairro / Neighborhood House / 1936 (refilmagem do filme mudo de Charley, Movie Night), foi apresentada à imprensa especializada, mas era tão fraca, que ele decidiu, editá-la e lançá-la como uma comédia de dois rolos.

Stan, Ollie e Chase em Filhos do Deserto

Por que Roach não conseguiu encontrar um espaço para Chase nos seus planos para o futuro é um mistério, considerando a reconhecida popularidade do cômico e o fato de que ele havia contribuído com desempenhos notáveis no longa-metragem de Laurel e Hardy, Filhos do Deserto / Sons of the Desert / 1933 / Dir: William A. Seiter (tendo sido os três cômicos anunciados no Brasil como O Gordo, o Magro e O Magríssimo) e em Gente do Barulho / Kelly the Second / 1936 / Dir Gus Meins), o teste de Patsy Kelly para um feature-film no qual Chase e Patsy dançavam sob o som de “The Irish Washerwoman”. Talvez porque os filmes de Chase já não estivessem rendendo tanto e também porque, como Chase estava enfrentando problema de doença e uma vida pessoal infeliz, parecia pouco provável que ele evoluisse para ser um astro de longa-metragem.

O fato é que, após quinze anos na empresa, Chase saiu da lista de contratados de Hal Roach. Ele foi contratado pela RKO para integrar o elenco do musical Cativa e Cativante / Damsel in Distress / 1937, dirigido pelo seu antigo colega no estúdio George Stevens e poderia ter se tornado um ator característico na linha de seus contemporâneos Edgar Kennedy e Leon Errol. Porém Chase nunca apareceu em Cativa e Cativante. Fred Astaire foi coadjuvado pela dupla Burns e Allen.  Vestido de chinês e apresentado como o “magnífico mistificador Mr. Charles “Chan” Chase, mágico oriental”, Chase foi um dos mestres de cerimônia (com Elissa Landi) em um curta colorido da MGM, Hollywood Party / 1937, revista musical – dirigida por Roy Rowland e produzida por Louis Lewyn -, mostrando “uma galáxia de astros” (Clark Gable, Joan Bennett, Joe E. Brown, Freddie Bartholomew, Leon Errol, Joe Morrison, Sunny O’Dea, Anna May Wong, Leon Janney, Betty Jane Rhodes, Jack Good), Jones Boys, Ahern Sisters, Marcus Show Girls e Al Lyons Band e sua Cocoanut Grove orchestra).

James Parrott, Stan Laurel, Baby Eltinge Parrot (esposa de Charley Chase), Oliver Hardy,  Blanche Thompson Parrott (mãe de James Parrott e Charley Chase) e Charley Chase na filmagem de Frio Siberiano / Below Zero / 1930, comédia da dupla cômica insuperável

Nos anos 30 e 40 havia muita procura por curtas-metragens e durante essa época  uma das mais maiores produções de comédias curtas vinha do departamento de shortsda Columbia sob a direção de Jules White. Chase estava inativo desde que se desligou de Roach, bebendo muito por causa da separação de sua esposa depois de vinte anos de matrimônio. Então a Columbia lhe ofereceu a possibilidade de integrar o departamento de Jules White, oportunidade de ouro para ele estrelar suas próprias comédias e trabalhar também atrás das câmeras (com o nome de Charley Chase), revezando com um veterano na area, Del Lord, na direção de suas próprias comédias e em comédias de outros cômicos (v. g. Os Três Patetas, Andy Clyde). Chase aceitou e sua primeira comédia de dois rolos para a Columbia foi Lojas dos Corujas The Grand Hoofer, lançada em maio de 1937, na qual Chase canta “Cielito Lindo” acompanhando a si próprio com a guitarra.

Durante toda a sua carreira, Chase teve problema com o alcoolismo. Em numerosas ocasiões seus médicos aconselharam-no a parar de beber, mas o vício da bebida era muito forte e se intensificou após a morte de seu irmão James em 1939 (devido ao alcool e aparentemente à droga) e ele eventualmente morreu de um ataque do coração em 20 junho de 1940 aos 46 anos de idade

FILMOGRAFIA DOS FILMES FALADOS DE CHARLEY CHASE (COMO ATOR):

Thelma Todd e Charley Chase em Looser than Looser

Roach-MGM: 1929 – The Big Squawk. Leaping Love. O Último Espirro / Snappy Sneezer. Maus Passos / Crazy Feet. Stepping Out. Great Gobs. 1930 – The Real McCoy. Whispering Whoopee. O Jogador de Golfe / All Teed Up. Fifty Million Husbands. Fast Work. Girl Shock. Dollar Dizzy. Looser Than Loose. High C’s. 1931 – Thundering Tenors. The Pip from Pittsburgh (v. espanhola: La Senorita de Chicago). Rough Seas (v. espanhola: Momerias). One of the Smiths. A Crise está Aí / The Panic is On. O Duque Chegou / Skip the Maloo!. Rica e Bonita / What a Bozo! Casamento às Pressas / The Hasty Marriage. 1932 – Bandoleiro Melodioso / The Tabasco Kid. The Nickel Nurser. In Walked Charlie. First in War. Young Ironsides. Tenho Medo das Mulheres / Girl Grief. O Cinto Mágico / Now We’ll Tell One. Viagem de Núpcias / Mr. Bride. 1933 – Ao Pé da Letra / Fallen Arches. Cada Macaco no Seu Galho / Nature is Wrong. Arabian Tights. O Cabo do Pau Furado / Sherman Said It. Alerta Escoteiro / Midsummer Mush. Almoço Ao Meio-Dia / Luncheon at Twelve. Os Filhos do Deserto / Sons of the Desert. 1934 – Jardineiro da Infância / The Cracked Iceman. Quatro Partes / Four Parts. Sorveteiro Camarada / I’ll Take Vanilla. Outra Idéia Mãe / Another Wild Idea.  Aconteceu Um Dia / It Happended One Day. Alguma Coisa Simples / Something Simple. Cartola Mágica / You Said a Hateful! Marido de Peso / Fate’s Fathead. A Família Chase / The Chases of Pimple Street. 1935 – Marido Que Virou Mulher / Okay Toots. Pôquer às Oito / Poker at Eight. O Neto do Vovô/ Southern Exposure. Pensionista da Patroa / The Four Star Boarder. Nurse to You. Molecagem no Ritz / Manhattan Monkey Business. Assombram-se Casas / Public Ghost No. 1.  1936 – A Vida Hesita aos 40 / Life Hesitates at 40. Um Seguro Arriscado / The Count Takes the Count. Vampiro Improvisado / Vamp Till Ready. Caminho Errado / On the Wrong Trek. Cinema de Bairro / Neighborhood House. Kelly the Second. Hollywood Party.

Columbia: 1937 – The Grand Hooter. From Bad to Worse. The Wrong Miss Wright. Calling All Doctors. The Big Squirt. Man Bites Love Bug. 1938 – Time Out For Trouble. Tassels in the Air. The Mind Needer. Many Sappy Returns. The Nightshirt Bandit. Pie A La Maid. 1939 – The Sap Takes a Wrap. The Chump Takes a Bump. Rattling Romeo. Skinny The Moocher. Teacher’s Pest. The Awful Goof. 1940 – The Heckler. South of the Boudoir. His Bridal Fright.

Leave a Reply