CINEMA ALEMÃO NOS ANOS 30 NO BRASIL

setembro 18, 2019

A partir da segunda metade da década de vinte as produções germânicas começaram a aparecer em maior quantidade no mercado exibidor brasileiro, distribuídas inicialmente através do Programa Urania e depois pela Art Films (fundada em 1931 pelo italiano Ugo Sorrentino).

Colyseo Paulista

Inaugurado em 1926, o Colyseo Paulista, um enorme cinema de rua localizado no início da Av. Duque de Caxias, ainda no largo do Arouche, foi o primeiro a ostentar o logotipo da empresa cinematográfica germânica Ufa. Em 1936, o Ufa Palácio, com linhas modernistas e capacidade para 3.139 lugares, foi inaugurado na Av. São João e se tornou o grande exibidor de filmes alemães nas terras paulistanas. O Ufa Palácio foi projetado por Rino Levi (1901-1965), um dos expoentes da arquitetura moderna no Brasil e equipado com a última palavra em matéria de tecnologia de projeção, inclusive um novo sistema de acústica e iluminação. O filme exibido nesta estréia foi Boccacio/ 1936 com Willy Fritsch, Heli Finkenzeller, Paul Kemp e Gina Falckenberg. No final de 1939, poucos mêses depois de ter início a Segunda Guerra Mundial, o Ufa-Palácio foi rebatizado para Art-Palácio.

No Rio de Janeiro, a Ufa exibiu primeiramente seus filmes no Cinema Rialto, situado na antiga rua Chile, hoje Rua da Ajuda. Em 1938, o Automóvel Clube recusou proposta da Ufa de 4.500 contos, para a compra do prédio de sua séde na Rua do Passeio no Rio de Janeiro, a fim de construir naquele local um grande cinema.

Nos anos trinta, o cinema alemão foi o mais exibido em nosso país depois do cinema americano, com grande penetração na colônia alemã e junto ao público brasileiro, que admirava também os seus artistas. Para dar uma idéia dessa impressionante permanência nas telas das produções germânicas (e algumas austríacas) no decênio aludido, relaciono por ordem alfabética os longas-metragens de ficção produzidos entre 1930 – 1939 e exibidos em nosso país neste período, que abrange o final do Cinema de Weimar (1918-1932) e o início do Cinema do Terceiro Reich (1933-1945).

Emil Jannings e Renate Müller em O Favorito dos Deuses

Cena de Guerra! Flagelo de Deus

1930

Das Flötenkonzert von Sansouci / Sansouci (Dir: Gustav Ucicky). Der Blaue Engel / O Anjo Azul (Dir: Josef von Sternberg). Der Tiger / O Tigre (Dir: Johannes Meyer). Des weisse Teufel / O Diabo Branco (Dir: Alexander Wolkoff). Die Drei von der Tankstelle / O Caminho do Paraíso (Dir: Wilhelm Thiele); no Brasil passou também a versão francêsa Le Chemin du Paradis. Die letzte Kompagnie / O Último Batalhão (Dir: Kurt Bernhardt). Dreyfus / Dreyfus (Dir: Richard Oswald). Ein Burschenlied aus Heildelberg / A Canção de Heidelberg (Dir: Karl Hartl). Einbrecher / Flagrante Delito (Dir: Hanns Schwarz). Es gibt eine Frau die dich niemals vergisst / O Processo de Tilly Ferrantes (Dir: Leo Mittler).  Hokuspokus / Tudo por Ti  (Dir: Gustav Ucicky). Liebe und Champagner / Amor e Champagne (Dir: Robert Land). Liebling der Götter / O Favorito dos Deuses (Dir:  Hanns Schwarz). Spielerein einer Kaiserin / Amores de uma Imperatriz (Dir: Vladimir Strizhevski). Westfront  1918 / Guerra! Flagelo de Deus (Dir. G. W. Pabst). Zwei Herzein im Dreiviertel-Takt / Dois Corações ao Compasso de Valsa (Dir: Geza von Bolvary). Zwei Menschen / A Tortura da Fé (Dir: Erich Washneck).

Willy Fritsch e Lilian Harvey em O Congresso Dança

Cena de A Terrível Armada

Cena  A Tragédia da Mina

1931

Berge in Flammen / O Batalhão da Morte (Dir: Luis Trenker). Bomber auf Monte Carlo / Loucuras de Monte Carlo (Dir: Hanns Schwarz). Danton  (Dir: Hans Berend); no Brasil passou a versão francêsa Danton / Danton. Der Krongress tanzt / O Congresso Dança  (Dir: Eric Charrell); no Brasil passou também a versão francêsa Le Congrès S’amuse. Der Mörder Dimitri Karamasoff / Karamazoff (Dir: Fedor Ozep). Der ungetreue Eckehart / Maridos Infiéis (Dir: Carl Boese). Die Dreigroschenopper / 1931 (Dir: G. W. Pabst); no Brasil passou a versão francêsa L’Opéra de Quat’sous / A Ópera dos Pobres. D-Zug 13 hat Verspätung / A Dama Misteriosa (Dir: Alfred Zeisler). Elisabeth von Österreich / Elisabeth da Austria (Dir: Adolf Trotz). Emil und die Detektive / Terrível Armada (Dir: Gerhard Lamprecht). Ihre Hoheit befiehlt (Dir: Hanns Schwarz); no Brasil passou a versão francêsa Princesse a Vos Ordres / Princesa, às Suas Ordens. Ihre Mäjestat die Liebe / Sua Majestade, o Amor (Dir: Joe May). Im Geheimdienst / Serviço Secreto (Dir: Gustav Ucicky). Kameradschaft / A Tragédia da Mina (G. W, Pabst). Mädchen in Uniform / Senhoritas de Uniforme (Dir: Leontine Sagan). Nie wieder Liebe! / Não há mais Amor (Dir: Anatole Litvak). Ronny / Ronny (Dir: Reinhold Schünzel), Yorck / General Yorck (Dir: Gustav Ucicky). Voruntersuchung (Dir: Robert Siodmak); no Brasil passou a versão francêsa Autour d’une enquête / Entre Duas Mulheres.

1932

Acht Mädels im Boot / Oito Garotas num Barco (Dir: Erich Waschneck).  Das Blaue von Himmel / Cinco Minutos de Amor (Dir: Viktor Janson). Das shöne Abenteuer (Dir: Reinhold Schünzel); no Brasil passou a versão francêsa La Belle Aventure / Noite de Núpcias. Der Frechdachs / Hás de Ser Minha Mulher (Dir: Carl Boese, Heinz Hille). Der Rebell  (Dir: Kurt Bernhardt, Edwin K. Knopf, Luis Trenker); no Brasil passou a versão inglesa, The Rebel / O Rebelde. Der schwarze Husar / O Hussardo Negro (Dir: Gerhard Lamprecht). Hotel Atlântic / Der Sieger (Dir: Hans Hinrich, Paul Martin); no Brasil passou a versão francêsa Le Vainqueur / Hotel Atlantic. Der weisse Dämon  / Cocaína (Dir: Kurt Gerron). Die Herrin von Atlantis (Dir: G. W. Pabst); no Brasil passou somente a versão francêsa Atlântida / L ‘Atlantide. Die – oder Keine! / Contigo Quero Sonhar (Dir:  Carl Froelich). Die unsichtbare Front / O Fronte Invisível (Dir: Richard Eichberg). Ein Blonde Traum / 1932 (Dir: Paul Martin); no Brasil passou a versão francêsa Un Rêve Blond / Um Sonho Dourado. Ein toller Einfall / Uma Idéia Louca (Dir: Kurt Gerron). Es war einmal ein Walzer / Beijos Vienenses (Dir: Viktor Janson). F. P. 1 antwortet nicht (Dir: Karl Hartl); no Brasil passou a versão francêsa 1F1 Ne Répond Plus/ 1 F 1 Não Responde. Ich bei Tag und Du bei Nacht / Eu de Dia, Tú de Noite (Dir: Ludwig Berger). Ich Will Nicht Wissen wer Du bist / Tua Só Tua Quero Ser (Dir: Geza von Bolvary). Johann Strauss, K. und K. Hofballmusikdirektor / Ao Som de uma Valsa de Strauss (Dir: Conrad Wiene). Kaiserwalzer / Sinfonia do Amor (Dir: Friedrich Zelnik). Kreuzer Emden / Cruzador Emden (Dir: Louis Ralph). Mensch ohne Namen / Homem sem Nome (Dir: Gustav Uciky). Quick / Adorável Sedução (Dir: Robert Siodmak). Schuss im Morgegrauen / Alvorada Sangrenta (Dir: Alfred Zeisler). Tempestade de Paixões / Stürne des Leidenschaft (Dir: Robert Siodmak); no Basil passou também a versão francêsa  Tumultes / 1935 .Unheimliche Geshichten / Os Mortos Vivos (Dir: Richard Oswald).  Wenn die liebe mode Nacht / Quando o Amor faz a Moda (Dir: Franz Wenzler). Wie sagích’s meonem Mann? / Como Direi a Meu Marido (Dir: Reinhold Schünzel) Zwei Herzen und ein Schlag (Dir: Wilhelm Thiele); no Brasil passou a versão francesa La Fille et le Garçon / Um Casal Alegre.

Cena de Heróis do Mar

Herman Thimig e Renate Müller em George e Georgette

1933

Das Testament des Dr. Mabuse / O Testamento do Dr. Mabuse (Dir: Fritz Lang); no Brasil passou também a versão francêsa Le Testament du Docteur Mabuse. Der Stern von Valencia (Dir: Alfred Zeisler); no Brasil passou a versão francêsa L’Etoile de Valência / A Estrela de Valência. Der Tunnel (Dir: Kurt Bernhardt); no Brasil passou a versão francesa Túnel Submarino / Le Tunnel e a refilmagem Túnel Transatlântico / The Tunnel / 1935. Der Zarwwitch / O Tazarevitch (Dir: Victor Janson). Des jungen Dessauers grosse Liebe / Um Grande Amor (Dir: Arthur Robison; no Brasil passou também a versão francêsa Tambour Battant. O Cinema Rex exibiu as duas versões simultaneamente, a versão francêsa nas sessões diurnas e a versão alemã nas sessões noturnas. Die Blume von Hawai / Flor do Havaí (Dir: Richard Oswald). Die Nacht der grossen Liebe / Luar no Bósforo (Dir: Geza von Bolvary). Die schönen Tage von Aranjuez / A Princesa dos Milhões (Dir: Johannes Meyer). Ein gewisser Herr Gran / O Espião de Veneza (Dir: Gerhard Lamprecht); no Brasil passou também a versão francêsa Un Certain Monsieur Grant. Ein Lied geht um die Welt / Aos Moços Pertence o Mundo (Dir: Richard Oswald). Ein Lied für dicht / Uma Canção para Você (Dir: Joe May). Flüchtlinge  (Dir: Gustav Ucicky; no Brasil passou a versão francêsa Au Bout du Monde / Heróis da Pátria. Ich und die Kaiserin (Dir: Friderich Hollaender; no Brasil passou a versão francêsa Eu e a Imperatriz / Moi et L’Impératrice. Ihre Durchlaucht, Die Verkäuferin / Sua Alteza Quer Casar (Dir: Karl Hartl). Kind, ich frau’mich auf Dein Kommen / Estou Feliz por Voltares (Dir: Kurt Gerron, Erich von Neusse). Liebelei / Uma História de Amor (Dir: Max Ophuls. Leise flehe meine Lieder / A Sinfonia Inacabada (Dir: Willi Forst). Liebe muss verstanden sein / O Amor Deve Ser Compreendido (Dir: Hans Steinhoff). Morgenrot / Heróis do Mar (Dir: Gustav Ucicky). Rackoczi Marsch / Quando Manda o Coração (Dir: Gustav Fröhlich). Versão alemã do filme húngaro Rákóczi infuló dirigido por Székely István (Steve Sekely). Sag’mir, wer Du bist / Noite de Carnaval (Dir: Georg Jacoby). Spione am Werk / Cuidado, Espiões! (Dir: Gerhard Lamprecht). Viktor und Viktoria (Dir: Reinhold Schünzeln; No Brasil passou a versão francêsa George e Georgette / Georges et Georgette e a refilmagem inglesa Mulher Antes de Tudo / First a Girl  / 1935. Curiosamente a versão alemã só passou no Sul do nosso país, recebendo o título em português de George ou Georgette. Walzerkrieg (Dir: Ludwig Berger.; no Brasil passou a versão francêsa La Guerre des Valses / Guerra das Valsas. Was Frauen träumen / O Que Sonham as Mulheres (Dir: Geza von Bolvary).

Adolf Wohlbrück e Paula Wessely em Mascarada

em Assim Acaba um Grande Amor

 

1934

Abschiedswalzer / A Valsa do Adeus (Dir: Geza von Bolvary). Der Herr der Welt / O Devastador do Mundo (Dir: Harry Piel). Der junge Baron Neuhaus / Rosas Vienenses (Dir: Gustav Ucicky). Der verlorene Sohn / O Filho Pródigo (Dir: Luis Trenker). Die Czardasfürstin / A Princesa das Czardas (Dir: Georg Jacoby). Die Freundin eines grossen Mannes / Quero Casar Contigo (Dir: Paul Wegener). Die Insel / Na Voragem da Vida (Dir: Hans Steinhoff). Die Tötcher ihrer Exzellenz (Dir: Reinhold Schünzel); no Brasil passou a versão francêsa La Jeune Fille d’une Nuit / A Filha de sua Excelência. Einmal eine grosse Dame sein (Dir: Gerhard Lamprecht); no Brasil passou a versão francêsa Un Jour Viendra /  Quero Ser uma Grande Dama. Ein Mann will nach Deutschland  (Dir: Paul Wegener). Freut Euch des Lebens / Gozar a Vida (Dir: Hans Steinhoff). Fürst Woronzeff / De Jogador a Príncipe (Dir: Arthur Robinson). Gern hab’ ich die frau’n Geküsst / Paganini (Dir: E. W. Emo). Gold / Ouro (Dir: Karl Hartl). Geschichten aus dem Wienerwald / Vida Eterna (Dir: George Jacoby). Hohe Schule / Honrando a Farda (Dir: Erich Engel). Ich kenn’dich nicht und liebe dich / Noite de Valsa (Dir: Geza von Bolvary). Ihr grösster Erfolg / Seu Maior Triunfo (Dir: Johannes Meyer). Liebe, Tod und Teufel / Amor, Morte e Diabo (Dir: Heinz Hilpert, Reinhardt Steinbicker). Lockvogel / Tentação (Dir: Hans Steinhoff). Maskerade / Mascarada (Dir: Willi Forst). Mein Herz ruft nach Dir (Dir: Carmine Gallone); passou no Brasil a versão francêsa Mon Coeur t’appelle / Meu Coração Te  Chama. Musik im Blut / Episódio Musical (Dir: Erich Waschneck). Die vertauschte Braut / Noiva por Engano (Dir: Carl Lamac). Petersburger Náchte / Uma Valsa na Rússia (Dir: E. W. Emo). Prinzessin Turandot / Turandot (Dir: Gerhard Lamprecht). So endete eine Liebe / Assim Acaba um Grande Amor (Dir: Karl Hartl). Wilhelm Tell / Guilherme Tell (Dir: Heinz Paul).

Willy Fritsch  e Käthe Gold em Anfitrião

Martha Eggerth em A Carmen Loura

1935

Amphitryon / Anfitrião (Dir: Reinhold Schünzel). Barcarolle / Barcarola (Dir: Gerhard Lamprecht). Das Mädchen Johanna / Santa Joana D’Arc (Dir: Gustav Ucicky). Der grüne Domino / O Dominó Verde (Dir: Herbert Selpin); no Brasil passou também a versão francêsa Le Domino Vert / Mulher Mascarada. Die Blonde Carmen / A Carmen Loura (Dir: Victor Janson). Die elf Schill’schen Offiziere / Os Onze Heróis (Dir: Rudolf Meinert). Die ganze Welt sich um Liebe / Cló- Cló (Dir: Viktor Tourjansky). Eine Nacht an der Donau / Uma Noite no Danúbio (Dir: Dir: Carl Boese). Episode / Romance em Viena (Dir: Walter Reisch). Eva / Eva (Dir: Johannes Riemann). Grosreinemachen / Conquistando um Coração (Dir: Carl Lamac). Der Student von Prag / Carpis, o Satânico (Dir: Athur Robinson). Zigeunerbaron / O Barão dos Ciganos (Dir: Karl Hartl). Hundert Tage / Cem Dias ((Dir: Franz Wenzler). Ich war Jack Mortimer / Coração Ardente (Dir: Carl Froelich). Im weissen Röss’l / Hotel dos Namorados ou Ao Cavalinho Branco (Dir: Carl Lamac). Kleine Mütti / A Mãesinha (Dir: Herman Kosterlitz / Henry Koster). Leichte Kavallerie / Cavalaria Ligeira (Dir: Werner Hochbaum). Liebeslied / Madrigal (Dir: Fritz Peter Buch, Herbert B. Fredersdorf). Liebesträume / Rêve D’Amour (Dir: Heinz Hille). Lockspitzel Asew / O Espião Diabólico (Dir: Phil Utzi). Mazurka / Mazurka (Dir: Willi Forst). Schwarze Rosen / Rosas Negras (Dir: Paul Martin). Varieté / Varieté (Dir: Nikolas Farkas). Versão alemã de Varietés / Os Cinco Diabos.

Allotria / Allotria (Dir: Willi Forst). Ave Maria / Ave Maria (Dir: Johannes Riemann). Blumen aus Nizza / Flores de Nice  (Dir: Augusto Genina). Boccacio / Bocácio (Dir: Herbert Maisch). Burgtheater / Intriga e Amor (Dir: Willi Forst). Das Hoffkonzert / A Canção da Lembrança (Dir: Detlef Sierck / Douglas Sirk); no Brasil passou também a versão francêsa La Chanson du Souvenir. Das Mädchen Irene / Segundo Amor  (Dir: Reinhold Schünzel). Das Schloss in Flandern / Um Sonho de Valsa (Dir: Geza von Bolvary). Der Bettelstudent / O Estudante Mendigo (Dir: Georg Jacoby). Der Kaiser von Kalifornien / O Imperador da Califórnia (Dir: Luis Trenker). Der Kurier des Zaren / Miguel Strogoff (Dir: Richard Eichberg). Der Postillon von Lonjumeau / Deliciosa Vingança (Dir: Carl Lamac). Die Julika / Julika (Dir: Geza von Bolvary). Die Leuchter des Kaisers / A Espiã do Tzar (Dir: Karl Hartl). Die Stunde der Versuchung / A Hora da Tentação (Dir: Paul Wegener). Die Unerhörte Frau / A Mulher Impossível (Dir: Johannes Meyer). Drei Mäderl um Schubert / As Três Meninas de Schubert (Dir: E. W. Emo). Du bist mein Glück / És a Minha Felicidade (Dir: Karl Heinz Martin). Heisses Blut / Rapsódia Húngara (Dir: Georg Jacoby). Im Sonnenschein / Oh, as Mulheres!  (Dir: Carmine Gallone). Intermezzo / Intermezzo (Dir: Josef von Baky). Konfetti / Chega, Já é Demais (Dir: Hubert Marischka). Mädchen in Weiss / O Rouxinol Branco (Dir: Victor Janson). Mädchenjahre einer Königin / O Favorito da Rainha (Dir: Erich Engel). Manja Waleska / Manja Waleska (Dir: Josef Rovensky). Moskau-Shanghai / Moscou-Shanghai (Dir: Paul Wegener). Port Arthur / Port Arhur (Dir: Nikolas Farkas). Rit in die Freiheit / Marcha da Liberdade (Dir: Karl Hartl). Savoy Hotel 217 / Aconteceu em Moscou (Dir: Gustav Uciky). Schlussakkord ou Últimos Acordes/ A Nona Sinfonia de Beethoven (Dir Detlef Sierck / Douglas Sirk). Stadt Anatol / Terra em Chamas (Dir: Viktor Tourjansky). Stjenka Rasin ou Wolga Wolga / Stenka Rasin ou Volga Volga (Dir: Alexander Volkoff). Traumulus / Ilusão da Mocidade (Dir: Carl Froelich). Und du mein Schatz fahrst mit / Tango Ardente ou Ritmo Ardente (Dir: Georg Jacoby). Unter heissem Himmel / O Navio Pirata (Dir: Gustav Ucicky). Verräter / Traidores (Dir: Karl Ritter). Weisse Sklaven ou Panzerkreuzer Sewastopol / Couraçado Sebastopol) (Dir: Karl Anton). Fräulein Lilli / A Pequena Endiabrada (Dr: Hans Berendt).  Tagebuch eines Geliebten / O Diário de uma Mulher (Dir: Herman Kosterlitz / Henry Koster). Letzte Liebe / Último Amor (Dir: Fritz Schulz).

Cena de Gasparone

Karl Martel e Zarah Leander em La Habanera

1937

Alarm in Peking / Alarme em Pequim (Dir: Herbert Selpin). CondottierI (Dir: Luis Trenker); no Brasil passou a versão italiana Condottieri / Condottieri ou Os Cavaleiros do Bando Negro. Der Herrscher / Crepúsculo (Dir: Veit Harlan). Der Mann, der Sherlock Holmes war / Sherlock Holmes (Dir: Karl Hartl). Der Unwiderstehliche / A Rainha das Midinetes (Dir: Geza von Bolvary). Die Kreutzersonate / A Sonata de Kreutzer (Dir: Veit Harlan). Die Tocher des Samurai /A Filha de Samurai (Dir: Arnold Fanck). Fanny Elssler / Morrer de Amor (Dir: Paul Martin). Gasparone / Gasparone (Dir: Georg Jacoby). Die Fledermaus / O Morcêgo (Dir: Paul Verhoeven). Frauenliebe, Frauenleid / Sublime Renúncia (Dir: Augusto genina), La Habanera / La Habanera (Dir: Detlef Sierck / Douglas Sirk).  Land der Liebe  / Terra do Amor (Dir: Reinhold Schünzel). Madame Bovary / A Mulher que Amou Demais (Dir: Gerhard Lamprecht). Manege / Os Reis do Circo (Dir: Carmine Gallone). Patrioten / Entre Duas Bandeiras (Dir: Karl Ritter). Sein leztes Modell / Maria (Dir: Erich Washneck). Serenade / Serenata (Dir: Willi Forst). Sieben Ohrfeigen / Sete Bofetadas (Dir: Paul Martin). Streit um den Knaben Jo / Terrível Dúvida (Dir: Erich Washneck). Tango Notturno / Tango Noturno (Dir: Fritz Kirchhoff). Unter Ausschluss der Öffentlichkeit / Absolvida (Dir: Paul Wegener). Urlaub auf Ehrenwort / Licença sob Palavra (Dir: Karl Ritter). Zauber der Boheme / La Bohême (Dir: Geza von Bolvary).

Heinrich George e Zarah Leander em Minha Terra

1938

Capriccio / Capricho (Dir: Karl Ritter). Der Tiger von Eschnapur / Os Mistérios da Índia (Dir: Richard Eichberg). Das Indische Grabmal / O Sepulcro Indiano (Dir: Richard Eichberg). Das Mädchen von gestern Nacht / A Pequena de Outra Noite (Dir: Peter Paul Brauer). Der Blaufuchs / A Raposa Azul (Dir: Viktor Tourjansky). Die Fromme Luge / A Falsária (Dir: Nunzio Malasomma). Die unruhigen Mädchen / As Quatro Turbulentas (Dir: Geza von Bolvary). Es leuchten die Sterne  / Ouvindo Estrelas (Dir: Hans H. Zerlett). Frauen für Golden Hill / Precisam-se 13 Mulheres (Dir: Erich Washneck).  Geheimzeichen LB-17 / Código Secreto LB-17 (Dir: Viktor Tourjansky). Heimat / Minha Terra (Dir: Carl Froelich). Immer, wenn ich glücklich bin / A Grande Estrela (Dir: Carl Lamac). Jugend / Juventude Ardente (Dir: Veit Harlan). Menschen, Tiere, Sensationen / Sensação no Circo (Dir: Harry Piel). Nanon / Nanon (Dir: Herbert Maisch). Olympia, Fest der Völker / Olimpíadas (Dir: Leni Riefenstahl), Olympia, Fest der Schönheit / Mocidade Olímpica (Dir: Leni Riefenstahl). Pour le Merite / Honra ao Mérito (Dir:Karl Rittner). Rote Orchideen / Guerra nas Sombras (Dir: Nunzio Malasomma). Zwischen den Elteen / Entre Dois Amores (Dir: Hans Hinrich).

Heinz Rühman e Herti Kirchner em O Chapéu Florentino

Marika Rokk e Johannes Heesters em Alô, Janine!

 

1939

Bel Ami / Quatro Mulheres é Demais (Dir: Willi Forst). Das Liede der Wüste / A Canção do Deserto (Dir: Paul Martin). Der Florentiner Hut / O Chapéu Florentino (Dir: Wolfgang Liebeneiner). Der Governeur / O Governador (Dir: Viktor Tourjansky). Der Vorhang fällt / Palco da Vida (Dir: George Jacoby). Die barmherzige Lüge / A Sublime Mentira (Dir: Werner Klinger). Es war eine rauschende Ballnacht / Noite de Baile (Dir: Carl Froelich). Hallo Janine / Alô, Janine! (Dir: Car Boese). Hotel Sacher / Hotel Sacher (Dir: Erich Engel). Kongo-Express / O Expresso do Congo (Dir: Eduard von Borsody). Maria Ilona / Maria Ilona (Dir: Geza von Bovary). Männer müssen so sein / Os Homens Devem ser Assim (Dir: Arthur Maria Rabenalt). Opernball / Baile na Ópera (Dir: Geza von Bolvary). Paradies der Junggesellen / O Paraíso dos Solteiros (Dir: Kurt Hoffmann). Sensationsprozess Casilla / O Processo de Sensação Casilla (Dir: Eduard von Borsody).

Nesses filmes desfilaram atores e atrizes muito apreciados pelos espectadores de nosso país. Atores: Emil Jannings, Willy Fritsch, Gustav Fröhlich. Gustaf Gründgens, Willi Forst, Conrad Veidt, Adolf Wohlbrück, Hans Albers, Gustav Diessl, Ivan Petrovich, Luis Trenker, Heinrich George, Rudolf Klein-Rogge, Wolf Albach-Retty, Georg Alexander, Kurt Gerron, Rudolf Forster, Paul Hörbiger, Paul Kemp, Jan Kiepura, Fritz Kortner, Ivan Mosjoukine, Paul Wegener, Viktor de Kowa, Wolfgang Liebeneiner, Fritz Rasp, Hans Adalbert-Schlettow, Theodor Loos, Theo Lingen, Leo Slezak, S. Z. Sakall, Felix Bressart, Jacob Tiedtke, Albert Basserman, Harry Piel, Siegfried Arno, Willy Birgel, Otto Gebühr, Max Hansen, Johannes Heesters, Heinz Rühmann, Hermann Thimig, Hans Söhnker, Eduard von Winterstein, Fritz Imhoff, Walter Janssen, Julius Falkenstein, Otto Wallburg, Karl Ludwig Diehl, Fritz Odemar, Peter Lorre, Alfred Abel, Rudolf Biebrach, Oskar Sima, Hans Stuwe, Bernhard Goetzke, Erich Ponto, Veit Harlan, Francis Lederer, Hans Junkermann, Albert Paulig, Anton, Peter Petersen etc. Atrizes: Lil Dagover, Brigitte Helm, Olga Tschechowa, Martha Eggerth, Lilian Harvey, Pola Negri, Zarah Leander, Käthe von Nagy, Renate Müller, Marika Rókk, Jenny Jugo, Sybille Schmitz, Brigitte Horney, Luise Ullrich, Magda Schneider, Paula Wassely, Lida Baarová, Gitta Alpar, Leni Riefenstahl, Betty Amann, Anny Ondra, Dita Parlo, Liane Haid, Dita Parlo, Hilde Hildebrand, La Jana, Hertha Thiele, Franciska Gaal, Mady Christians, Rose Stradner, Dolly Haas, Heli Finkenzeller, Gina Falkenberg, Maria Paulder, Gerda Maurus, Adele Sandrock, Ida Wüst, Rosy Barsony, Hanna Waag, Erna Morena, Julie Serda, Camilla Horn, Agnes Esterhazy, Trude von Molo, Hilde von Stolz, Irene von Meyendorf, Mariluise Claudius, Ingeborg Theek,  Mady Rahl, Olly Gebauer, Erika Wagner, Hansi Knoteck, Carola Höhn, Herti Kirchner, Hilde Krüger, Gusti Huber etc.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply