PERSONAGENS FAMOSOS DO WESTERN NA VIDA REAL E NA TELA

junho 7, 2021

Para os fãs do western é interessante conhecer os personagens da vida real do Velho Oeste, que deixaram sua marca nos filmes do gênero e os intérpretes que tiveram na tela, cumprindo lembrar que nem sempre os fatos correspondem à ficção. Seguem em ordem alfabética relação de doze figuras verídicas focalizadas pelo “cinema americano por excelência”, acompanhada por um resumo de sua história e uma filmografia compreendendo apenas produções realizadas até 1970.

Judge Roy Bean

Walter Brennan e Gary Cooper em O Galante Aventureiro

Judge Roy Bean (1825-1903)Após algumas aventuras, entre elas ter combatido como paramilitar durante a Guerra Civil, Roy Bean, nascido em Mason County, Kentucky, estabeleceu-se no sudoeste do Texas, onde abriu o saloon Jersey Lilly e fundou a aldeia de Langtry, ambos batizados com o nome da atriz inglesa Lillian Langtry, de quem era um fã devotado. Antes de fundar Langtry, obteve uma nomeação como juiz de paz e, apesar de não ter conhecimento devido da lei e dos procedimentos judiciais adequados, suas sentenças baseadas no bom senso, eram amplamente aceitas pela população escassa da região. Autoproclamando-se “a lei a oeste de Pecos”, Bean tornou-se famoso nacionalmente por sua personalidade excêntrica.

Filmografia: 1940 – Walter Brennan em O Galante Aventureiro / The Westerner. 1969 – Victor Jory em Gatilhos da Violência / A Time for Dying.  1970 – Paul Newman em Roy Bean – O Homem da Lei / The Life and Times of Judge Roy Bean.

Billy the Kid

 

Johnny Mack Brown em O VIngador

Billy the Kid (1859-1903) – Nasceu em Manhattan, Nova York., com o nome de Henry McCarty, filho de imigrantes irlandeses. Depois de trabalhar como lavrador e vaqueiro sob o nome de William Antrim, Billy – então com dezessete anos de idade – matou um ferreiro, que o provocava e ofendia. Para escapar das autoridades, fugiu para Mesilla New Mexico, onde assumiu o nome de William H. Bonney e dalí partiu para Lincoln County no mesmo Estado. Na época, John Chisum estava desafiando o domínio econômico de Lawrence G. Murphy e seus associados sobre contratos com o governo. Billy, que havia trabalhado para Murphy como ajudante de rancho (e ladrão de gado) envolveu-se mais diretamente na disputa entre Chisum e Murphy, quando foi trabalhar para o inglês John Tunstall, aliado de Chisum. Nos meses seguintes as relações entre as facções rivais pioraram, até que Tunstall foi morto pelos capangas de seu adversário.

Nomeados como delegados de justiça e batizados de “Os Reguladores de Lincoln”, Billy e outros homens saíram em busca dos assassinos de Tunstalll. Na busca dos procurados três foram mortos, entre eles o xerife Brady, apoiador da facção Murphy. Em um tiroteio em grande escala entre os grupos em choque, Billy conseguiu escapar. O novo governador do território, Lew Wallace, emitiu um decreto de anistia geral, mas que não se aplicava a Billy por causa de seu envolvimento com a morte do xerife Brady. Em fevereiro de 1879 foi declarada uma trégua, mas ela somente durou até que membros da facção Murphy matassem um advogado chamado Chapman. Decidido a por fim de uma vez por todas à luta entre as duas facções, o governador Wallace prometeu a Billy o perdão em troca de seu testemunho contra os assassinos de Chapman. Billy concordou e se entregou, porém os assassinos de Chapman escaparam. Billy permaneceu em custódia na prisão em Lincoln County até o início dos trabalhos da côrte. Cansado de esperar o perdão prometido, ele fugiu, e se envolveu em roubo de gado e cavalos e alguns incidentes de morte. O xerife Pat Garrett capturou-o perto de Fort Sumner e Billy foi condenado pelo assassinato do xerife Brady. Após matar dois dos seus guardas, Billy conseguiu fugir mais uma vez. Garrett perseguiu-o novamente, encontrando-o no rancho de Pete Maxwell. Garrett estava no quarto escuro de Maxwell, quando Billy entrou. Garrett reconheceu sua voz e atirou duas vezes, matando-o. Billy morreu sem saber quem o matou.

Filmografia: 1930 – Johnny Mack Brown em O Vingador / Billy the Kid. 1938 – Roy Rogers em Billy the Kid Returns. 1940 – Jack Buetel em O Proscrito / The Outlaw. 1941 – Robert Taylor em Gentil Tirano/ Billy the Kid. 1942 – Gordon De Main em Redenção de um Bandido / West of Tombstone. 1949 – Audie Murphy em Duelo Sangrento / The Kid from Texas. 1949 – Don “Red” Barry em I Shot Billy the Kid. 1953 – Tyler MacDuff em Aço de Boa Têmpera / The Boy from Oklahoma. 1954 – Scott Brady em O Último Matador / The Law vs. Billy the Kid. 1955 – Nick Adams em Uma Estranha em meu Destino / Strange Lady in Town. 1957 – Anthony Dexter em Destino Violento / The Parson and the Outlaw; Paul Newman em Um de Nós Morrerá / The Left-Handed Gun. 1964 – Johnny Ginger em Os Reis do Faroeste / The Outlaws is Coming. 1965 – Chuck Courtney em Billy the Kid vs. Dracula. 1970 – Geoffrey Deuel em Chisum / Chisum. Vale mencionar ainda a série Billy the Kid, produzida pela PRC primeiramente com Bob Steele e depois Buster Crabbe como Billy.

Daniel Boone

George O´Brien e Heather Angel em Rasgando Horizontes

Daniel Boone (1734-1820). Pioneiro e desbravador, filho de Quakers, nascido em Berks County, Pennsylvania. A trilha que abriu no desfiladeiro de Cumberland nos montes Apalaches foi fundamental para o povoamento do Oeste dos Estados Unidos. Em 1753 seu irmão Squire comprou uma fazenda em Davidson County, North Carolina e alí nasceu o interesse profundo de Daniel pelos bosques e caçadas. Em 1767 ele atravessou os Apalaches e entrou na região do Kentucky pela primeira vez. Em 1773 tentou se instalar lá com sua família, mas um ataque de índios forçou-o a se retirar. Em 1775 Boone, a serviço da Transylvania Company, começou a abrir a Boone’s Trail ou Wilderness Road de Cumberland Gap para o Kentucky River e neste último lugar ajudou a construir o Fort Boonesboro. Entre 1775 e 1778 Boone estava envolvido no conflito com os índios no Kentucky. Ele foi aprisionado pelos Shawnee e nos próximos três meses viveu entre eles, porém conseguiu fugir e defender o forte de um ataque conjunto de índios e britânicos. As terras que reivindicou para si no Kentucky foram perdidas em virtude de um erro no registro civil. Em 1799 Boone viajou com sua família mais e mais para o oeste, terminando seus dias no Missouri.

Filmografia: 1923 – Charles Brinley no seriado da Universal Nos Dias de Daniel BooneI / In the Days of Daniel Boone. 1926 – Roy Stewart em Daniel Boone Through The Wilderness. 1935 – Buffallo Bill Jr no seriado da Mascot O Cavaleiro Alado / The Miracle Rider.1936 – George O´Brien em Rasgando Horizontes / Daniel Boone. 1941 – Bill Elliott em A Volta de Daniel Boone / The Return of Daniel Boone. 1950 – David Bruce em Perfídia Selvagem / Young Daniel Boone. 1956 – Bruce Bennett em Alma de Bandeirante / Daniel Boone,Trail Blazer.

James Bowie

Allan Ladd em Nenhuma Mulher Vale Tanto

James Bowie (1795-1836). Nascido em Logan County, Kentucky. Aos 19 anos de idade saiu de casa e se instalou em Lousiana. Após um duelo quase-fatal, o irmão de Jim, Rezin, desenhou para ele a famosa faca de dois gumes, que se tornou conhecida como “faca Bowie”. Em 1828 Bowie foi para o Texas, onde fez amizade com o vice-governador mexicano, Juan Martin Veramendi, assumiu a cidadania mexicana, e se casou com a filha de Veramendi, Ursula em 1831. Depois de procurar em vão uma mina de prata no rio San Saba, Bowie combateu na batalha de Nacogdoches ao lado de um grupo de texanos que se revoltaram contra a ordem do comandante do exército mexicano Jose de las Piedras, para que entregassem suas armas. Bowie lutou também contra os índios em 1833 e, enquanto estava afastado do lar, sua esposa e dois filhos faleceram vitimados pela cólera. Bowie envolveu-se na revolução texana contra o México e, no final de fevereiro de 1836, estava comandando uma pequena força de voluntários em San Antonio, quando William Barret Travis chegou com tropas regulares do exército texano. Pouco depois os grupos compartilharam a defesa do Alamo, velha missão abandonada onde os texanos resistiram ao inimigo. Os voluntários de Bowie não aceitavam Travis como seu líder enquanto Travis e sua tropa se queixavam de que Bowie estava sempre bêbado e era muito pouco militar no comando de seus voluntários. Durante o cerco do Alamo Bowie caiu doente vitimado pela pneumonia e passou seus últimos onze dias alternado entre calafrios e febre em uma cama estreita. Quando o massacre final veio em 6 de março de 1836, ainda deitado na cama, Bowie lutou ferozmente com sua famosa faca, antes que os mexicanos o matassem a baionetas.

Filmografia: 1915 – Alfred Paget em Martyrs of the Alamo. 1926 – Bob Fleming em DavyCrockett at the Fall of the Alamo. 1937 – Roger Williams m Heroes of the Alamo. 1937 – Hal Taliaferro no seriado da Republic O Aliado Misterioso / The Painted Stallion. 1939 – Robert Armstrong em A Grande Conquista / Man of Conquest. 1950 – MacDonald Carey em Terra Selvagem / Comanche Territory. 1952 – Alan Ladd em Nenhuma Mulher Vale Tanto / The Iron Mistress. 1953 – Stuart Randall em Sangue por Sangue / The Man from the Alamo. 1954 – Fess Parker em Davy Crockett, o Rei da Fronteira / Davy Crockett, King of the Wild Frontier. 1955 – Sterling Hayden em A Última Barricada / The Last Command. 1956 – Jeff Morrow em O Homem do Destino / The First Texan. 1960 – Richard Widmark em O Álamo / The Alamo.

Buffalo Bill

Joel McCrea em Buffalo Bill

Buffalo Bill (1840 – 1917). William Frederick Cody nasceu em Le Claire, Scott County, Iowa. Quando o território do Kansas foi aberto para colonização em 1854, a família se transferiu para lá e se instalou em Salt Creek Valley perto do Fort Leavenworth. Após a morte de seu pai o jovem Cody foi empregado pela firma Major e Russell como mensageiro montado e posteriormente montou no Pony Express para a mesma companhia.  Em 1864 alistou-se como soldado no exército da União, servindo na 7th Kansas Volunteer Cavalry. Em 1866 Cody conheceu e se casou com Louisa Frederici. Depois de tentar sem sucesso manter um hotel em Salt Creek Valley, partiu para o Oeste, onde trabalhou irregularmente como batedor e guia. Em 1867-68 foi contratado para suprir de carne de búfalo os operários da construção da estrada-de-ferro Kansas Pacific, tendo sido apelidado pela primeira vez de “Buffalo Bill” neste emprego. Por ter se distinguido em transportar despachos por uma longa rota através de uma região indígena hostil, Cody chamou a atenção do General Sheridan, que o empregou como chefe dos batedores para a 5th U. S. Cavalry. Cody tomou parte em dezesseis combates contra índios, inclusive na derrota dos Cheyennes em julho de 1869. A certa altura de sua vida, um prolífico escritor de dime novels (romances baratos), Ned Buntline (pseudônimo de Edward Zane Carroll Judson), tornou Cody o herói de uma história sensacional, que foi depois dramatizada (Buntline inclusive persuadiu Cody a aparecer em um melodrama encenado em um teatro de Chicago). No verão de 1876 Cody participou de outra luta contra índios, durante a qual matou o guerreiro Cheyenne Yellow Hair (costumeira e erroneamente traduzido como Yellow Hand) na Batalha de Warbonne Creek. Cody atingiu-o com sua carabina Winchester e depois pegou uma faca Bowie e o escalpelou. Em 1883, Cody organizou o Buffalo Bill´s Wild West, espetáculo ao ar livre que dramatizava o Oeste contemporâneo. Sua exibição em Londres em 1887 nas comemorações do Jubileu da Rainha Victoria e outras excursões pela Europa fizeram do Wild West de Buffalo Bill um sucesso internacional.

Filmografia: 1922 – Duke R. Lee em In the Days of Buffalo Bill. 1924 – George Waggner em O Cavalo de Ferro / The Iron Horse. 1925 – John Fox Jr. em Correio a Cavalo / The Pony Express. 1926 – Jack Hoxie em A Última Aventura / The Last Frontier; Edmund Cobb   no seriado da Universal As Aventuras de Buffalo Bill / Fighting With Buffalo Bill; Roy Stewart em Buffalo Bill on the U. P. Trail. 1927 – Duke R. Lee   em Buffalo Bill´s Last Fight. 1928 -William Fairbanks em Ódio Fraternal / Wyoming. 1931 – Tom Tyler no seriado da Universal Aventuras de Buffalo Bill / Battling with Buffalo Bill. 1933 – Douglas Dumbrille em A Humanidade Marcha / The World Changes. 1935 – Earl Dwyer no seriado da Mascot O Cavaleiro Alado / The Miracle Rider; 1935 – Moroni Olsen em Na Mira de um Coração / Annie Oakley. 1936 – James Ellison em Jornadas Heróicas / The Plainsman; Ted Adams   em A Flecha Sagrada / Custer´s Last Stand. 1938 – Carlyle Moore em O Correio do Oeste / Outlaw Express. 1940 – Roy Rogers em O Jovem Buffalo Bill / Young Buffalo Bill. 1942 -Bob Baker em   Diligência Vitoriosa / Overland Mail. 1944 – Joel Mc Crea em Buffalo Bill / Buffalo Bill. 1946 – Richard Arlen em Buffalo Bill Volta a Galopar / Buffalo Bill Rides Again. 1949 – Monte Hale em Law of the Golden West. 1950 – Louis Calhern em Bonita e Valente  /Annie Get Your Gun; Dickie Moore em Correio das Planícies / Cody of the Pony Express. 1951 – Tex Cooper em King of the Bullwhip. 1952 – Clayton Moore em Buffalo Bill e os Índios / Buffalo Bill in Tomahawk Territory; Charlton Heston em As Aventuras de Buffalo Bill / Pony Express.1954 – Marshall Reed no seriado da Columbia Buffalo Bill, o Invencível / Riding with Buffalo Bill. 1958 – Malcolm Atterbury em Morte a Cada Passo / Badman´s Country.1964 – Jim McMullan em Bandoleiros do Oeste / The Raiders. 1966 – Guy Stockwell em Respondendo á Bala / The Plainsman.

Kit Carson

Jon Hall em Kit Carson

Kit Carson (1809-1868). Christopher “Kit” Houston Carson nasceu em Richmond, Kentucky. Aos 14 anos, já no Missouri, foi aprendiz de um seleiro. Após algum tempo, cansado deste ofício, juntou-se a uma caravana que rumava para New Mexico. Após uma breve estadia em Santa Fe, viajou para o norte, chegando à cidade de Taos, onde trabalhou com muitos homens da montanha e caçadores de peles. De 1828 a 1831 Carson acompanhou o famoso caçador Ewing Young através do sul do Arizona e Califórnia aprendendo o comércio de castores e nos anos seguintes percorreu na companhia de Jim Bridger a vastíssima zona das Montanhas Rochosas e do Far West, adquirindo amplo conhecimento da geografia e da topografia da área. Em 1842 ele conheceu o explorador John C. Frémont, participando de suas três expedições. Em 6 de fevereiro de 1843, Carson casou-se com uma jovem de quinze anos de Taos, Josefa Jaramillo.  Em seguida envolveu-se na luta contra os mexicanos, servindo também como mensageiro. Com o desfecho das hostilidades na Califórnia Carson retornou para Taos na primavera de 1849 e se tornou pecuarista em Rayado (leste de Taos), juntamente com Lucien Maxwell. Em 1853 os dois homens conduziram um grande rebanho de ovelhas para a Califórnia, obtendo um lucro expressivo. Mais tarde, Carson foi nomeado agente indígena para as tribos do norte do México e continuou neste posto até o eclodir da Guerra Civil em 1861, quando se tornou tenente coronel no exército da União e liderou expedições contra os Apaches Mescaleros, Navajos e Kiowas. Após servir como comandante do Fort Garland no sul do Colorado, Carson instalou-se com sua família em Boggsville perto de Las Animas. Sua esposa faleceu lá em abril de 1868 e Carson no mês seguinte em Fort Lyon.

Filmografia: 1911 – Jack Conway em Nos Dias de Ouro / Kit Carson´s Wooing. 1923 – Jack Perrin em The Santa Fe Trail; Guy Oliver em Os Bandeirantes / The Covered Wagon. 1925 – Guy Oliver em Alma Cabocla / The Vanishing American; Jack Mower em Kit Carson Over the Great Divide. 1927- Fred Warren em Califórnia / California. 1928 – Fred Thomson em O Grande Benfeitor / Kit Carson. 1933 – Johnny Mack Brown no seriado da Mascot Os Cavaleiros Mascarados ou Sacrifício Glorioso / Fighting With Kit Carson. 1936 – Harry Carey em O Czar do Ouro / Sutter´s Gold.1937 – Sammy McKim no seriado da Republic O Aliado Misterioso / The Painted Stallion.1939 – Bill Elliott no seriado da Columbia Luta Sem Tréguas / Overland With Kit Carson.1940 – Jon Hall em Kit Carson / Kit Carson.

David Crockett

John Wayne em O Álamo

David Crockett (1786 – 1836). Nasceu no lugar hoje conhecido como Greene County, Tennessee.  A família era pobre e Crockett teve que começar a trabalhar para os fazendeiros prósperos do local desde os doze anos de idade, conduzindo gado para Virginia. Retornando ao lar aos dezesseis anos de idade, o rapaz continuou trabalhando para outros, como tropeiro ou carroceiro, a fim de pagar as dívidas de seu progenitor, e depois por conta própria. Em 1806 ele se casou com Polly Finley, teve três filhos com ela e, em 1811, instalou-se em Bean Creek.  Crockett mostrou-se inábil para a agricultura, mas bastante capacitado para a caça, tendo matado 105 ursos em uma única temporada. Quando os índios Creek massacraram os habitantes de Fort Mims, Alabama. Crockett apresentou-se como voluntário para o exército de Andrew Jackson. Sua esposa morreu logo após seu retorno da guerra e ele se encontrou viúvo com uma filha recém nascida e dois filhos menores. Crocket logo contraiu matrimônio Elizabeth Patton, viúva com alguns recursos e dois filhos, e eles foram para Shoal Creek no Lawrence County, onde Crockett iniciou sua carreira política primeiro como magistrado, depois como juiz de paz e coronel da milícia local. Finalmente, em 1821, foi eleito para legislatura estadual, distinguindo-se como defensor dos direitos dos posseiros às terras nas quais haviam sido pioneiros. Em 1827 foi eleito para o Congresso e em 1833 obteve outro mandato que exerceu sempre em defesa dos pobres e dos índios; porém foi derrotado na próxima eleição de 1835. Profundamente amargurado, voltou sua atenção para o Texas, onde colonos americanos estavam ficando inquietos contra as medidas repressivas dos mexicanos. Crockett juntou-se aos rebeldes texanos e participou da resistência heróica no Álamo em 23 de fevereiro de 1836. Todos, com exceção de uns poucos, defensores da missão foram mortos. Provavelmente Crockett foi executado após ter sido capturado pelo exército de Santa Anna.

Filmografia: 1909 – Charles K. French em Davy Crockett – In Hearts United. 1910 – Hobart Bosworth em Davy Crockett. 1916 – A. D. Sears em Martyrs of the Alamo.  1916 – Dustin Farnum em Davy Crockett. 1926 – Cullen Landis em Davy Crockett at the Fall of the Alamo. 1937 – Jack Perrin no seriado da Republic O Aliado Misterioso / The Painted Stallion; Lane Chandler em Heroes of the Alamo. 1939 – Robert Barrat em A Grande Conquista / Man of Conquest. 1941 -Bill Elliott em O Rei do Terror / The Son of Davy Crockett. 1950 – George Montgomery em A Voz do Sangue / Davy Crockett, Indian Scout. 1953 – Trevor Bardette em Sangue por Sangue / The Man from the Alamo. 1955 – Arthur Hunnicut em A Última Barricada / The Last Command. 1956 -James Griffith em O Homem do Destino / The First Texan. 1959 – Fess Parker em Valentão é Apelido / Alias Jesse James. 1960 – John Wayne em O Álamo / The Alamo.

George Armstrong Custer

Errol Flynn em O Intrépido General Custer

George Armstrong Custer (1839-1876). Nascido em New Rumbley, Ohio. Após uma carreira tempestuosa em West Point, acumulando uma série de deméritos com relação ao estudo e à disciplina, Custer distinguiu-se na Guerra Civil por sua bravura e agressividade em vários combates da 5th Calvary, sobretudo na Batalha de Gettysburg. No início de 1864 casou-se com Elizabeth Bacon. Depois de seu retorno ao serviço ativo, participou da maioria das últimas batalhas da guerra, desempenhando papel decisivo nos acontecimentos que levaram à rendição do General Lee em Appomatox. No final do conflito, aos 23 anos de idade, ele era o major general mais jovem do exército.  Quando a paz voltou, Custer reverteu ao seu posto normal de carreira: capitão. Porém quando o exército foi ampliado para lidar com a crescente ameaça indígena nas Grandes Planícies, ele foi nomeado tenente coronel da recém criada 7th Cavalry, que desempenhou papel importante na campanha do General Hancock para pacificar os índios Cheyenne e Sioux. No decorrer das operações Custer foi julgado por uma Côrte Marcial e suspenso de suas funções por um ano pelo tratamento severo de suas tropas. Ele foi reintegrado a tempo de comandar seu regimento na chamada Battle of Washita em Oklahoma, sobre a qual os historiadores divergem se teria sido uma vitória militar sobre os índios ou um massacre. Em 1873 o regimento foi transferido para o Dakota, onde, sob o comando de Custer, participou da Stanley Expedition, que explorava o Yellowstone River. Em 1874 a expedição chegou nas Black Hills, área reservada aos Sioux por um tratado e o anúncio de que naquele lugar havia ouro ocasionou uma afluência de mineiros na área e consequentemente a retaliação dos índios. Em 1876 uma campanha em larga escala contra os indígenas culminou na Batalha de Little Big Horn no Território de Montana onde, cercados pelos Cheyennes, Sioux e outras outras tribos aliadas, Custer e mais de duzentos de seus homens perderam suas vidas.

Filmografia: 1912 – Francis Ford em Custer´s Last Fight ou Custer´s Last Raid.  1921 – T. D. Crittenden em Grito de Batalha / Bob Hampton of Placer. 1926 – Dustin Farnum em The Flaming Frontier; John Beck em General Custer at the Little Big Horn. 1932 –   William Desmond no seriado da RKO O Fantasma Vingador ou A Última Fronteira / The Last Frontier. 1933 – Clay Clement em A Humanidade Marcha / The World Changes. 1936 – Frank McGlynn Jr. em A Flecha Sagrada / Custer´s Last Stand John Miljan em Jornadas Heróicas / The Plainsman. 1939 – Roy Barcroft no seriado da Universal Perigos dos Sertão / The Oregon Trail. 1940 – Paul Kelly em O Bamba do Sertão / Wyoming; Ronald Reagan. em A Estrada de Santa Fé / Santa Fe Trail. 1941 – Addison Richards em Traição de Irmão /   Badlands of Dakota; Errol Flynn em O Intrépido General Custer / They Died with Their Boots On. 1951 – James Millican em Sanha Selvagem / Warpath. 1952 – Sheb Wooley em O Último Baluarte / Bugles in the Afternoon. 1954 – Douglas Kennedy em Índio Heróico / Sitting Bull. 1958 – Britt Lomond em Tonka e o Bravo Comanche / Tonka. 1965 – Phil Carey em O Grande Massacre / The Great Sioux Massacre. 1966 – Leslie Nielsen em Respondendo à Bala / The Plainsman. 1967 – Robert Shaw em Os Bravos Nâo de Rendem / Custer of the West. 1970 – Richard Mulligan em O Pequeno Grande Homem / Liittle Big Man.

Wild Bill Hickock

Gordon (Bill) Elliott em A Invasão dos Peles-Vermelhas

“Wild Bill” Hickock (1837 – 1876). James Butler Hickok nasceu em Homer, Illinois. Em 1855, aos dezoito anos de idade, rumou para o Kansas, onde trabalhou conduzindo carroças e diligências. Seriamente ferido por um urso na ocasião de uma viagem pela Trilha de Santa Fé foi colocado em um serviço leve na Rock Creek Stage Section no Nebraska, onde a lenda de “Wild Bill” teve início. Ali Hickok brigou com David McCanles, matando-o, assim como seus dois cúmplices. Esta luta foi exagerada mais tarde em romances de dez centavos e suas três vítimas aumentadas para dez e até trinta vezes. Seus serviços prestados ao exército da União durante a Guerra e um duelo a bala na rua principal de Springfield, Missouri contribuíram para sua imagem de pistoleiro. Após a guerra ele exerceu brevemente a função de delegado federal. Sua bela aparência, seus cabelos compridos esvoaçantes e roupas de camurça, sua precisão com a pistola, sua vocação para o jôgo, e seu papel como batedor do General Philip H. Sheridan aumentaram-lhe a reputação. Hickok também serviu de guia para um grupo de caça organizado por um senador do Massachusetts e Delegado de Hays City, Kansas. Em 1870, de acordo com alguns relatos, ele se casou secretamente com Calamity Jane. (Martha Jane Canary). Em 15 de abril de 1871 ofereceram-lhe o cargo de delegado em Abilene, Kansas. Os oito meses nos quais exerceu este encargo foram o clímax da carreira de “Wid Bill” e sua lenda foi ainda mais propagada. Hickok passou algum tempo no Buffalo Bill Wild West Show e, em 1870, casou-se com Agnes Lake Thatcher, artista equestre e dona de um outro circo. Duas semanas mais tarde ele partiu para as Black Hills. Lá em Deadwood, no Território de Dakota, no dia 2 de agosto de 1878, Hickok foi assassinado por Jack McCall em um saloon, enquanto jogava pôquer. Seu assassino foi julgado e enforcado.

Filmografia: 1923 – William S. Hart em Beijos Que Torturam / Wild Bill Hickok. 1924 – John Padjan em O Cavalo de Ferro / The Iron Horse. 1932 – Yakima Canutt no seriado da RKO O Fantasma Vingador ou A Última Fonteira / The Last Frontier. 1936 – Gary Cooper em Jornadas Heróicas / The Plainsman. 1938 – George Houston em Frontier Scout; Gordon (Bill) Elliott no seriado da Columbia A Invasão dos Peles-Vermelhas / The Great Adventures of Wild Bill Hickok. 1940 – Bill Elliott em Prairie Schooners; Bill Elliott em Perseguidor Implacável / Beyond the Sacramento; Bill Elliott em O Puma de Tucson / Wildcat of Tuckson; Roy Rogers em Sede de Ouro / Young Bill Hickok; Lane Chandler no seriado da Columbia O Caveira / Deadwood Dick. 1941 – Bill Elliott em Além das Rochosas / Across the Sierras; Bill Elliott em Algemas da Lei / North from the Lone Star; Bill Elliott em O Bamba de Kansas / King of Dodge City; Bill Elliott em O Chicote Acusador / Hands Across the Rockies; Bill Elliott em Justiça da Fronteira / Roaring Frontiers; Richard Dix em Traição de Irmão / Badlands of Dakota. 1942 – Bill Elliott em Vigilantes do Texas / Lone Star Vigilantes; Bill Elliott em O Caminho de Satanás / The Devil´s Trail; Bruce Cabot em Tropel de Bárbaros / Wild Bill Hickok Rides. 1950 – Reed Hadley em VIngador Impiedoso / Dallas. 1952 – Robert Anderson em Bando de Renegados / The Lawless Breed. 1953 – Douglas Kennedy em Alçapão Sangrento / Jack McCall Desperado; Forrest Tucker em As Aventuras de Buffalo Bill / Pony Express; Ewing Miles Brown em Son of the Renegade; Howard Keel em Ardida como Pimenta / Calamity Jane. 1956 – Tom Brown em I Killed Wild Bill Hickock. 1964 – Robert Culp em Bandoleiros do Oeste / The Raiders; Paul Shannon em Os Reis do Faroeste / The Outlaws is Coming. 1965 – Robert Dix em A Cidade dos Fora da Lei / Deadwood´76. 1966 – Don Murray em Respondendo à Bala / The Plainsman. 1970 – Jeff Corey em O Pequeno Grande Homem.  Little Big Man.

Jesse James

Tyrone Power e ane Darwell em Jesse James

Jesse e Frank James. Jesse Woodson James (1847 – 1882) e Alexander Franklin James (1843 -1915) nasceram em Clay County, MIssouri, filhos do Pastor Robert James e sua esposa Zerelda. Jesse tinha apenas três anos de idade, quando seu pai partiu para a Califórnia em busca de ouro. O pastor morreu lá e, em 1855, Zerelda James casou-se com o Dr. Reuben Samuel. Os meninos James cresceram em uma atmosfera de conflito seccional. Quando veio a Guerra Civil, Frank se juntou aos guerrilheiros de William Clarke Quantril, que logo se tornou conhecido como saqueador e assassino. Em 1864, Jesse seguiu o exemplo do irmão e, sob as ordens do guerrilheiro sanguinário Bill Anderson, participou do massacre de Centralia, no qual vinte e quatro soldados desarmados da União foram implacavelmente mortos. Na primavera de 1865 Jesse tentou se render, segurando uma bandeira branca, mas foi alvejado e seriamente ferido pelos soldados da União. Após a recuperação de Jesse, os dois irmãos teriam iniciado sua carreira de crimes em Liberty, Missouri, roubando e matando uma pessoa presente. Outros assaltos de bancos foram atribuídos a eles e seus amigos os Youngers, mas somente no roubo de um banco em Gallatin, Missouri eles foram claramente identificados. Outros assaltos se seguiram de Iowa ao Alabama e os irmãos James expandiram suas atividades, incluindo roubo de diligências e trens. A eficácia do bando em roubar trens era tão grande que, em 1874, detetives da agência Pinkerton foram contratados para caçá-los. Na noite de 5 de janeiro de 1875, dois homens não identificados, depois suspeitos de serem detetives da Pinkerton, provocaram um incêndio na casa do Dr. Samuel, dele resultando a morte de um meio irmão menor de Jesse e a mutilação do braço de sua mãe. Jesse tirou proveito deste incidente, aumentando suas pilhagens, sabendo que passara a contar com a simpatia das pessoas. Então, em 1876, cometeu um erro. Ele e Frank uniram forças com o bando dos Younger para roubar um banco em Northfield, Minnesota e caíram em uma armadilha. Três homens foram mortos, os Younger capturados, e Jesse e Frank escaparam por pouco. Durante três anos os irmãos James viveram sob nomes falsos em Nashville, Tennessee. Porém em outubro de 1879, formaram outro bando e atacaram um trem em Glendale Station no Missouri. Em 1881 o Estado do Missouri ofereceu uma recompensa de vinte e cinco cinco mil dólares para a captura de Jesse “vivo ou morto”.  Dois membros do bando, Robert Ford e seu irmão Charles, firmaram um acordo como Governador Thomas Crittenden para assassinar Jesse. Em 3 de abril de 1882 Jesse foi morto em sua casa em St. Joseph, Missouri por Robert Ford, quando estava em cima de uma cadeira endireitando um quadro na parede. Alguns meses depois Frank James se entregou. Ele foi julgado em vários estados e considerado inocente. A simpatia do público por ele era tal, que a lei não conseguiu uma condenação. Agora um homem livre, Frank viveu uma vida tranquila e reservada até seu falecimento em 1915.

Filmografia: Jesse James Jr.  (Jesse Edwards “Tim” James, filho do verdadeiro Jesse James) em Jesse James Under the Black Flag; Jesse James Jr. em Jesse James as the Outlaw. 1927 – Fred Thomson em Jesse James / Jesse James. 1939 – Tyrone Power em Jesse James; / Jesse James; Don Barry em Dias de Jesse James / Days of Jesse James. 1941 – Roy Rogers em Jesse James at Bay; Alan Parker em Três Homens Maus / Bad Men of Missouri. 1942 – Rod Cameron em Sombra Amiga / The Remarkable Andrew. 1946 -Lawrence Tierney em A Terra dos Homens Maus / Badman´s Territory. 1947 – Clayton Moore no seriado da Republic A Volta de Jesse James / Jesse James Rides Again. 1948 -Clayton Moore no seriado da Republic Aventuras de Frank e Jesse James; Reed Hadley em Eu Matei Jesse James / I Shot Jesse James. 1949 – Dale Robertson em O Lutador /   Fighting Man of the Plains. 1950 – Keith Richards em As Aventuras de Jesse James / The James Brothers of Missouri; Audie Murphy em Cavaleiros da Bandeira Negra / Kansas Raiders; MacDonald Carey em A Vingança de Jesse James / The Great Missouri Raid. 1951 – Lawrence TIerney   em O Melhor dos Homens Maus / Best of the Badmen. 1953 – Ben Cooper em A Renegada / Woman They Almost Lynched; Willard Parker em The Great Jesse James Raid. 1954 – Don Barry em Jesse James´ Women. 1957 – Robert Wagner em Quem Foi Jesse James / The True Story of Jesse James.; Henry Brandon em Sangue de Valentes / Hell´s Crossroads. 1959 – Wendell Corey em Valentão é Apelido / Alias Jesse James. 1960 – Ray Strickling em O Jovem Jesse James / Young Jesse James. 1964 – Wayne Mack em Os Reis do Faroeste / The Oulaws is Coming. 1965 – John Lupton em Jesse James Contra a FIlha de Frankenstein / Jesse James Meets Frankenstein´s    Daughter. 1969 – Audie Murphy em Gatilhos da Violência / A Time for Dying.

Wyatt Earp

Henry Fonda em Paixão dos Fortes

Wyatt Earp (1848 – 1929). Wyatt Berry Stapp Earp, nascido em Monmouth, Illinois, foi o membro mais famoso de uma família que incluía James (1841 – 1926), Virgil (1843 – 1906), Morgan (1851 – 1882) e Warren (1855 – 1900). Após alguns anos vivendo como condutor de carroça, jogador e caçador de búfalos, Wyatt chegou em Wichita em 1874, onde seu irmão James era garçom e a esposa de James administrava um bordel. Wyatt foi contratado como policial. Em 1876 ele ingressou na força policial em Dodge City e em 1878 foi nomeado ajudante de delegado. Nesta época fez amizade com Luke Short, Doc Holliday, Bat Masterson e o pessoal que controlava o jogo e a prostituição na cidade. Suas realizações em Dodge foram normais.  Em 1879 Wyatt foi para Tombstone, Arizona, onde Virgil era delegado. Wyatt logo se tornou xerife de Pima County. Morgan e James chegaram e os irmãos formaram uma associação estreita com o empresariado local, inclusive o ex-agente indígena e jornalista John Clum. Em outubro de 1880 o delegado Fred White foi morto. Wyatt prendeu Curly Bill Brocius pelo crime e Virgil se tornou o delegado da cidade. Este episódio desencadeou uma disputa entre os Earps e os caubóis locais, que se ressentiam de suas tentativas de evitar confusões e roubo de gado na cidade. O velho Clanton e seus filhos, como Phil e Billy, eram os líderes deste grupo de caubóis. As desavenças chegaram ao auge em um tiroteio no O. K. Corral no dia 26 de outubro de 1881 no qual Wyatt, Morgan, Virgil e Doc Holliday se confrontaram com Ike e Billy Clanton e Frank e Tom McLaury. Os Mc Laurys e Billy foram mortos. Depois houve controvérsia considerável sobre se os Clantons tiveram realmente intenção de lutar e Virgil foi demitido do cargo. Dois meses mais tarde ele foi alvejado e ferido em uma emboscada e em março de 1882 Morgan foi morto. Wyatt vingou-o, matando Frank Stidwell e Florentino Cruz, que ele suspeitava do assassinato de Morgan. Depois disso, Wyatt voltou à sua antiga carreira de jogador, vagueando de uma cidade de mineração de ouro para outra. Em vários momentos ele esteve em Cripple Creek, Colorado, no Alaska e Nevada. O final de sua vida se passou em Hollywood, onde ficou amigo de William S. Hart, Tom Mix e John Ford.

Filmografia:  1932 – Walter Huston em Lei e Ordem / Law and Order. 1934 – George O´Brien em O Último Favor / Frontier Marshal. 1939 – Randolph Scott em A Lei da Fronteira / Frontier Marshal; Errol Flynn em Uma Cidade Que Surge / Dodge City. 1940 -Johnny Mack Brown em A Lei Manda / Law and Order. 1942 – Richard Dix em O Homem do Perigo / Tombstone, The Town Too Tough to Die. 1946 – Henry Fonda em Paixão dos Fortes /My Darling Clementine.1950 – Will Geer em Winchester 73 / Winchester 73. 1953 – Ronald Reagan em Com a Lei e a Ordem / Law and Order; James Millican em De Homem Para Homem / Gun Belt; Rory Calhoun em Honra Sem Fronteiras / Powder River. 1954 – Bruce Cowling em Ases do Gatilho / Masterson of Kansas.  1955 – Joel McCrea em Choque de Ódios / Wichita. 1956 – Burt Lancaster em Sem Lei e Sem Alma / Gunfight at O.K. Corral. 1957 – Barry Sullivan em Dragões da Violência / Forty Guns. 1958 – Buster Crabbe em A Terra dos Homens Maus / Badman´s Territory. 1959 – Hugh O´Brian em  Valentão é Apelido / Alias Jesse James. 1964 – James Stewart em Crepúsculo de uma Raça / Cheyenne Autumn; Bill Camfield em Os Reis do Faroeste / The Outlaws is Coming. 1967 – James Garner emA Hora da Pistola /  Hour of the Gun.

Bat Masterson

Randolph Scott e Madge Meredith em O Passo do Ódio / Trail Street

Bat Masterson (1853 – 1921). Batizado como Bartholomew Masterson, nasceu na Província de Quebec no Canadá e depois mudou o nome para William Barclay Masterson, por razões nunca explicadas. Masterson foi caçador de búfalos durante algum tempo e participou da Batalha de Adobe Walls travada em 27 de julho de 1874 entre caçadores e índios Comanches e Kiowas liderados por Quanah Parker. Após Adobe Walls ele se alistou como batedor do exército e serviu durante a Red River War contra tribos das planícies do Sul. Em 1876 foi para Dodge City no Kansas, onde no ano seguinte se tornou assistente do xerife e depois xerife de Ford County, condado que abrangia a cidade de Dodge City. Foi um momento agitado de sua vida. Seu irmão, Ed, delegado de Dodge City, foi morto em um tiroteio, Masterson perseguiu ladrões de trem e outros foras-da-lei e em setembro de 1878 perseguiu um bando de Cheyennes comandados por Dull Knife. Masterson estava envolvido com o grupo que controlava a vida empresarial da cidade. Em 1879 foi afastado do cargo. Ele se instalou em Tombstone por algum tempo com Wyatt Earp e em 1883 foi chamado, juntamente com Earp e Doc Holliday por Luke Short para apoiá-lo na chamada Dodge City War contra o prefeito que queria fechar seu saloon e expulsá-lo da cidade. Desde então até o final do século manteve-se como jogador, na maior parte do tempo no Colorado. Ele então rumou para a cidade de Nova York, onde foi brevemente nomeado delegado federal por Theodore Roosevelt. Passou o pouco tempo restante de sua vida como jornalista, compondo esboços de outras celebridades do Oeste e se tornou crítico teatral e repórter esportivo do New York Morning Telegraph.

Fiilmografia: 1923 – Jack Gardner em Beijos Que Torturam / Wild Bill Hickok. 1943 – Albert Dekker em A Mulher da Cidade / The Woman of the Town. 1947 – Randolph Scott em O Passo do Ódio /  Trail Street. Monte Hale em Príncipe das Planícies / Prince of the Plains. 1950 – Steve Darrrell em Winchester 73 / Winchester 73. 1954 – George Montgomery em Azes do Gatilho / Masterson of Kansas. 1955 – Keith Larsen em Choque de Ódios / Wichita. 1956 – Kenneth Tobey em Sem Lei e Sem Alma / Gunfight at O. K. Corral. 1958 – Gregory Walcott em Morte a Cada Passo / Badman´s Country; Joel McCrea em À Véspera da Morte / The Gunfight at Dodge City. 1964 – Ed T. McDonnell em Os Reis do Faroeste / The Outlaws is Coming.

4 Responses to “PERSONAGENS FAMOSOS DO WESTERN NA VIDA REAL E NA TELA”

  1. Mestre ,muito boa matéria , apenas duas ressalvas :

    James Garner repetiu o papel de Wyatt Earp no filme de 1988 ” Sunset” ao lado de Tom Mix vivido pelo Bruce Willis.

    Faltou o outro lado da história que são os indios ,muitos famoso com Geronimo . Touro Sentado …..etc…

    Agora duas perguntas se voce puder responder eu agradeço.
    Gil Araujo e João Lepiane companheiros de voce na revista Cinemin ainda vivem.

    Abraços e saúde

  2. É sempre um prazer contar com seus comentários. Deixei os índios para um outro artigo. Infelizmente já faz tempo perdemos Gil e Lepiane dois grandes fãs e pesquisadores do Cinema.Quanto ao James Garner, o meu blog não abrange filmes dos anos 80.

  3. Que grande satisfação ler este artigo é conhecer o lado real do western, fonte de tantos filmes inesquecíveis. Impressionante como Hollywood soube aproveitar estas histórias, adaptando-as segundo a imaginação dos produtores, roteiristas e diretores. Muito interessante como as leituras destes personagens históricos foram mudando, segundo o diretor e a época. Em suma, um artigo rico, agradável é imprescindível aos fãs e estudiosos de cinema.

  4. É sempre um prazer receber comentários de um cineasta e profundo conhecedor de cinema como você. Seu documentário sobre George Hilton, o uruguaio que se projetou no Cinema Italiano, já exibido em Festivais Internacionais, é primoroso. Espero que chegue logo ao Brasil.Um forte abraço.

Leave a Reply