CHICO BÓIA

março 27, 2019

Depois de Charles Chaplin, ele era o comediante predileto de todo mundo. No Brasil, desfrutava de uma imensa popularidade. Nos Estados Unidos chamavam-no de Fatty, desde seus tempos de colégio. Aqui, deram-lhe o apelido de Chico Bóia. Roscoe Arbuckle não foi apenas um grande comediante, mas também um habilidoso diretor de comédias que treinou Buster Keaton na arte de fazer filmes  – e Keaton se tornou um dos maiores diretores de comédias de todos os tempos.

Roscoe “Fatty”Arbuckle, o Chico Bóia

Roscoe Conkling Arbuckle (1887-1933), nasceu  em Smith Center, Kansas , filho de Mary E. “Mollie” Gordon e William Goodrich Arbuckle. Quando Roscoe estava quase com dois anos de idade, sua família mudou-se para Santa Ana, Califórnia. O menino tinha uma voz de cantor maravilhosa e era extremamente ágil. Aos oito anos de idade, com o incentivo de sua mãe, atuou pela primeira em um palco na Companhia Frank Bacon, quando esta se apresentou em Santa Ana. Roscoe gostou de representar e continuou no tablado até a morte de sua mãe em 1899, quando ele tinha doze anos de idade. Seu pai, que sempre o tratara severamente, recusou-se a sustentá-lo, e Roscoe foi trabalhar em um hotel, prestando serviços ocasionais.

Fatty cercado de belezas

O rapaz tinha o hábito de cantar enquanto trabalhava e foi ouvido por um hóspede, que era  cantor profissional. O hóspede convidou-o para atuar em um espetáculo de calouros, que consistia no seguinte: o público julgava as performances batendo palmas  ou vaiando e, neste caso, o calouro era expulso do palco por alguém que saia dos bastidores do teatro, segurando um cajado. Roscoe cantou, dançou, e fez algumas palhaçadas, mas não conseguiu impressionar a platéia. Ele viu a pessoa com o cajado sair dos bastidores e, para evitá-lo, deu uma cambalhota no poço da orquestra em óbvio pânico. A platéia veio abaixo, e ele não somente ganhou a competição, como iniciou uma carreira no vaudeville.

Em 1904, Sid Grauman convidou-o para cantar no seu novo Unique Theater em San Francisco, começando uma longa amizade entre os dois. Arbuckle então juntou-se ao Pantages Theatre Group em tournéepela Costa Oeste dos Estados Unidos e, em 1906, trabalhou no Orpheum Theater em Portland, Oregon, com uma trupe de vaudeville organizada por Leon Errol, tornando-se a principal atração do espetáculo.

Minta Durfee e Fatty

Em 6 de agosto de 1908, casou-se com Minta Durfee – sua companheira em inúmeras comédias no cinema – e ingressou na companhia de vaudeville Morosco Burbank Stock. Em julho de 1909, iniciou sua carreira cinematográfica na Selig Polyscope Company, aparecendo em Ben’s Kid.

Depois de surgir em mais três comédias de um rolo e/ou split reel (aproximadamente metade de um rolo), produzidas pela Selig Polyscope, Arbuckle foi para a Keystone Film Company, onde ascendeu a astro e diretor. Entre 1913 a 1916, atuou nas comédias da Keystone e em uma da Nestor, Almost a Rescue / 1913. Em 1914, a Paramount Pictures lhe fez uma oferta, até então inédita, de mil dólares por dia mais 25% dos lucros e controle artístico completo para fazer filmes estrelados por ele próprio e Mabel Normand. Em 1916, Arbuckle fundou com Joseph M. Schenck a Comique Film Corporation, para produzir suas comédias, que seriam distribuídas pela Paramount. Em 1918, Arbuckle transferiu suas ações para Buster Keaton, e aceitou a oferta da Paramount  de 3 milhões de dólares, para fazer 18 filmes em três anos.

Em 5 de setembro de 1921, no fim–de-semana do feriado do Dia do Trabalho, para celebrar a assinatura de seu contrato com a Paramount, Arbuckle, acompanhado de dois amigos, Lowell Sherman e Fred Fischbach, deu uma festa no Saint Francis Hotel em San Francisco. Entre os presentes estava uma starlete modelo chamada Virginia Rappe. Ela passou mal, foi hospitalizada, e morreu quatro dias depois. Virginia foi trazida para a festa por uma cafetina e chantagista, Maude Delmont. Esta jurou perante o Promotor Público, Matthew Brady, que Arbuckle arrastou Virginia Rappe para seu quarto, fechou a porta e, apesar de seus gritos desesperados, estuprou-a brutalmente.

Virginia Rappe

No dia seguinte à morte de Virginia, rumores escandalosos começaram a se espalhar e a imprensa marron lhes deu cobertura. Exemplo: furioso, por causa de sua impotência  etílica, Arbuckle teria violentado Virginia com uma garrafa de Coca-Coca ou de champanha. Ou: Virginia foi  encontrada esmagada sob os cento e trinta quilos de Fatty. William Randolph Hearst, dono do San Francisco Examiner, diria mais tarde que o caso Arbuckle vendeu mais jornais do que qualquer outro evento desde o afundamento do Lusitania. A reação da opinião pública foi súbita e brutal, rotulando Arbuckle como um desquilibrado sedento de sexo.

Fatty e seus advogados

No dia 17 de setembro de 1921, Roscoe “Fatty” Arbuckle foi preso sob acusação de homicídio doloso. No dia 28 de setembro, o juiz Sylvain J. Lazarus, estimando que as provas apresentadas contra Arbuckle eram insuficientes, transformou a acusação de homicídio para homicídio culposo e ele foi libertado no dia 29 depois do pagamento de uma fiança de cinco mil dólares. Arbuckle se apresentou livre na audiência do primeiro julgamento, que se iniciou no dia 14 de novembro de 1921. Após numerosos testemunhos contraditórios e 43 horas de deliberação, o Júri se pronunciou mas, como houve um impasse, foi necessário um segundo julgamento com novo Júri.  No segundo julgamento, que teve lugar em 9 de janeiro de 1922, também houve impasse.

Libertado sob fiança, Fatty foi obrigado a vender sua casa de Los Angeles bem como sua coleção de carros de luxo, para pagar os custos advocatícios. Os jurados do terceiro julgamento pronunciaram em seis minutos o seu veredicto no dia 12 de abril de 1922: Arbuckle foi absolvido. Os peritos médicos diagnosticaram que a bexiga de Virginia se rompeu e que ela apresentava sinais de inflamação crônica. Eles concluiram que a causa da morte foi natural e que nenhuma força exterior interveio. O Júri pediu desculpas ao acusado, algo inédito nos Anais da Justiça Americana.

Alguns dias após sua absolvição, Arbuckle foi banido oficialmente dos estúdios  por uma decisão da Motion Picture Producers and Distributors of America (MPPDA).  Ao ser anunciada a suspensão dessa interdição em dezembro de 1922, o escândalo fôra tão grande que Roscoe Arbuckle não conseguia arranjar emprego como ator e se refugiou no alcoolismo. Minta Durfee pediu o divórcio que, após uma reconciliação, foi finalmente decretado em dezembro de 1924. Em 16 de maio de 1925, Roscoe casou-se com Doris Deane, de quem se divorciou em 1929. Em 21 de junho de 1931, ele contraiu matrimônio com Addie Oakley Sheldon.

Doris e Roscoe

Roscoe e Addie

Buster Keaton tentou ajudar Arbuckle, oferecendo-lhe trabalho nos seus filmes. Arbuckle escreveu (não creditado) o argumento de uma comédia curta de Keaton, Sonho e Realidade  / Daydreams / 1922 e teria colaborado na direção de Bancando o Águia / Sherlock Jr. / 1924. De 1924 a 1932, Arbuckle funcionou como diretor para a Educational sob o pseudônimo de William Goodrich Finalmente, em 1932, assinou contrato com a Warner Bros. para ser o astro, sob seu próprio nome, de uma série de seis comédias de dois rolos produzidas pela Vitaphone. Em 28 de junho de 1933, Arbuckle acabara de terminar a filmagem do último desses filmes, quatro dos quais já haviam sido lançados. No dia seguinte, ele assinou contrato com a Warner para estrelar um filme de longa-metragem mas, à noite, sofreu um ataque cardíaco e morreu dormindo. Tinha 46 anos de idade.

FILMOGRAFIA COMO ATOR (Nos filmes assinalados  com um asterico Arbuckle trabalhou também como diretor)

Selig Polyscope: 1909 – Ben’s Kid; Mrs. Jones Birthday; Making it Pleasant for Him; The Sanitarium.

Keystone: Principalmente com Mabel Normand, Ford Serling, Minta Durfee, Charles Chaplin. Mack Sennett, Henry Lehrman, Wilfred Lucas e George Nichols revezavam-se como diretores. 1913 -The Gangsters; Alas! Poor Yorick!; Help! Help! Hydrophobia!; Safe in Jail; Passions, He Had Three; The Waiter’s Picnic; Peeping Pete; Love and Rubbish; Rastus and the Game Cock; A Bandit; For the Love of Mabel; The Telltale Light; The Milk We Drink; A Noise from the Deep; Love and Courage; A Small Time Ac; Professor Bean’s Removal; Almost a Rescue (na Nestor/ Dir: Al Christie); The Riot; Mabel’s New Hero; Mabel’s Dramatic Career; The Gypsy Queen; The Faithful Taxicab; When Dreams Come True; Mother’s Boy; Fatty’s Day Off; Two Old Tars; A Quiet Little Wedding; The Speed Kings; Fatty at San Diego; Wine; Fatty Joins the Force; The Woman Haters; A Ride for a Bride; Fatty’s Flirtation; His Sister’s Kids; Some Nerve; He Would a Hunting Go. 1914 – A Misplaced Foot; Caught in a Flue; The Under-Sheriff; A Flirt’s Mistake; In the Clutches of the Gang; Rebecca’s Wedding Day; A Robust Romeo; The Bowery Boys; Bombs and Bangs; Fatty’s Wild Night; Twixt Love and Fire; Joãozinho na Película ou Dia de Estréia / A Film Johnnie (com Charles Chaplin); Carlito Dançarino / Tango Tangle (com Charles Chaplin); Carlito entre o Bar e o Amor / His Favorite Pastime (com Charles Chaplin); A Rural Demon; Barnyard Flirtations *; Chicken Chaser *; A Bath House Beauty ou A Bathing Beauty *; Where Hazel Met the Villain *; A Suspended Ordeal *; The Water Dog *; The Alarm *; Our Country Cousin; Dois Heróis  / The Knockout (com Charles Chaplin); Fatty and the Heiress *; Fatty’s Finish *; Love and Bullets *; A Rowboat Romance *; The Sky Pirate *; Those Happy Days *; That Minstrel Man *;Those Country Kids *; Fatty’s Gift *; Carlito Coquette / The Masquerader (com Charles Chaplin); Nova Colocação de Carlito / His New Profession

Fatty e Chaplin em Carlitos na Farra

(com Charles Chaplin); A Brand New Hero *; Bombs and Bangs *; Carlitos na Farra ou Que Farra! / The Rounders (com Charles Chaplin); Lover’s Luck *; Fatty’s Debut *, Fatty Again *; Their Ups and Downs *, Zip, the Dodger *; Lover’s Post Office *; An Incompetent Hero *; Fatty’s Jonah Day *; Fatty’s Wine Party *l; The Sea Nymphs; Leading Lizzie Astray *; Shotguns That Kick *; Fatty’s Magic Pants *; Fatty and Minnie He-Haw *. 1915 – Mabel and Fatty’s Married Life *; Mabel and Fatty‘s Wash Day *; Mabel, Fatty and the Law *; Mabel and Fatty’s Simple Life *; Fatty and Mabel at the San Diego Exposition *; Fatty’s New Role *; Hogan’s Romance Upset; Fatty’s Reckless Fling *; Fatty’s Chance Acquaintance *; Fatty’s Faithful Fido *; That Little Band of Gold *; Wished on Mabel; When Love Took Wings *; Mabel’s Wilful Way; Miss Fatty’s Seaside Lovers*; Fatty’s Plucky Pup *; The Little Teacher; Fatty’s Tintype Tangle *; Fickle Fatty’s Fall *; Fatty and the Broadway Stars *. 1916 – Chico Bóia, Bóia Mesmo / Fatty and Mabel Adrift *; He Did and he Didn’t *; Bright Lights  *; His Wife’s Mistakes *; The Other Man; The Waiter’s Ball *; A Creamput Romance *

Fatty e Mabel Norman em Fatty and Mabel Adrift

Fatty e Mabel Normand em He Did and He Didn’t

Comique: Principalmente com Buster Keaton, Al St. John (sobrinho de Roscoe na vida real), Alice Lake. 1917 – Com Culpa no Cartório / The Butcher Boy *; Romeu de Esquina / A Reckless Romeo *; A Casa do Senhor Pancho / The Rough House *; A Noite do Casamento / His Wedding Night *; O Dr. Jalapa / Oh Doctor! *; Fatty em Coney Island / Coney Island *; A Country Hero *. 1918 – A Scrap of Paper *; Out West *; The Bell Boy *; Moonshine *; Boa Noite, Nurse ou Boa Noite, Santa / Good Night, Nurse! *; Parodiando Salomé / The Cook *; The Sheriff *. 1919 – Camping Out *; The Pullman Porter *; Love *; The Bank Clerk *; Herói do Deserto ou Um Herói no Deserto / A Desert Hero *; Fazendo Carreira Torta / Back Stage *; The Hayseed *. 1920 – O Vendedor de Automóveis / The Garage *.

Mabel Normand, Fatty e Buster Keaton em Fatty em Coney Island

Buster Keaton- Fatty- Al St. John

Keaton, Fattyv e Al St. John em Out West

Paramount: James Cruze e Joseph Henaberry revezando-se como diretores. Chico Bóia Bancando William Hart ou Valente Protetor / The Round Up; Aceitando o Desafio / Life of the Party. 1921 – Elas e Eles / Leap Year; Chico Bóia Arranja Frete / The Fast Freight; Os Milhões de Miguel Brewster / Brewster’s Millions; Gozos e Torturas / The Dollar-a-Year Man; Caixeiro Viajante / Traveling Salesman; Bochechudo Barulhento / Gasoline Gus; Com Vontade de Casar / Crazy to Marry. 1923 – Hollywood  (breve aparição como ele mesmo.)

Fatty e Mary Thurman em The Leap Year

Buster Keaton Prod. / MGM: 1925 – Vaqueiro Avacalhado / Go West (ponta).

Educational: 1931 – The Back Page *.

Warner Bros / Vitaphone: Ray McCarey e Alfred Goulding revezavam-se como diretores. 1932 -Comendo e Aprendendo / Hey, Pop!; Com a Mão Na Massa / In the Dough. 1933 – Quem Paga os Pratos? / Buzzin’ Around; How’ve You Bean?; Que Parentes / Close Relations; Por Uns Olhos Negros / Tomalio.

OBS: Relaciono abaixo títulos em português dos filmes de Roscoe Arbuckle, que pude encontrar, infelizmente sem a correspondência com o título original. Alguns títulos podem ser reintitulação de um título já mencionado na filmografia.

O Anarquista Fatty; Carlito e Fatty no Café; Fatty no Teatro; O Livro de Fatty; Fatty Vai ao Baile; Casamento de Fatty e Isabel; O Vizinho de Izabel; Fatty Faz uma Conquista; O Cão de Fatty; Fatty Aviador; Isabel e Fatty na Festa; Chico Bóia Encalacrado; CB na Dansa; CB Na Lagosta do Diabo ou Lagosta do Diabo; CB no Banho; CB Por Sua Dama; CB Em Duplicata; CB e sua Troupe; CB Bilontra; CB No Mar ou Peixão … no Mar!; CB no Colégio; Os Três Heróis; CB De Copeiro; CB Em Maus Lençóis; CB e seu Cachorro; CB Boróró; CB Almofadinha; CB Piratão; CB e sua Família; CB e seus Colegas; Ótima Operação; Querer é Poder; O Ajudante de Cozinheiro; O Delicado Delegado ou Delegado Delicado; Cozinheiro Cleopatra; Sorte Caprichosa; Uma Conquista Amorosa; Uma Cabeçada; Aceitando o Desafio; Férias de Verão; Lucro sem Proveito; Ações e Reações; CB Cozinheiro; Bochechudo Barulhento; Dia de Chuva; Gosos e Torturas; Nunca Mais; Eles e Elas; CB no Luna Park.

Curiosidade: Gastão Tojeiro escreveu a revista excêntrica, “Carlito e Chico Bóia (com João de Deus como Carlito e Alfredo Silva como Chico Bóia), cuja estréia no Teatro São José do Rio de Janeiro se deu em 3 de setembro de 1920.\

FILMOGRAFIA SOMENTE COMO DIRETOR:

Fox: 1922 – Special Delivery

Paramount: 1924 – Elas e Eles /  Leap Year

Educational: 1924 – His First Car; Stupid, But Brave; Lovemania; Dynamite Doggie.  1925 – The Iron Mule; Curses!; The Tourist; The Movies; Cleaning Up; The Fighting Dude. 1926 – My Stars; Home Cured; Fool’s Luck; His Private Life; One Sunday Morning.

Cosmopolitan: 1927 – Moinho Vermelho / The Red Mill com Marion Davies; Peaceful Oscar.

 Paramount: 1927 – Encomenda Postal / Special Delivery com Eddie Cantor

Educational: 1930 -Si Si Senor; Won by a Neck; Up a Tree . 1931 – Three Hollywood Girls; Marriage Rows; Pete and Repeat; Ex-Plumber; Crashing Hollywood; Windy Riley Goes Hollywood com Louise Brooks; The Back Page; The Lure of Hollywood.

 RKO-Pathé: 1931 – That’s My Line’

Educational: 1931 – Honeymoon Trio; Up Pops the Duke.

RK0-Pathé: 1931 -Beach Pajamas; Take’em and Shakeem.

Educational: 1931 -That’s My Meat; One Quiet Night; Queenie of Hollywood; Once a Hero; The Tamale Vendor; Idle Roomers;  Smart Work. 1932 -Moonlight and Cactus; Keep Laughing; Anybody’s Goat; Bridge Wives; Hollywood Luck; Hollywood Lights; Mother’s Holliday; Gigolettes; It’s a Cinch. 

RKO-Pathé: 1932 -Niagara Falls.

.

.

2 Responses to “CHICO BÓIA”

  1. Parabéns mestre pela matéria Chico Bóia foi o comediante que o meu pai mais comentava que gostou e eu pude passar a gostar dele também a partir da fitas colocadas no You Tube ,. realmente é muito engraçado.
    Abs e continue nesta jornada de relembrar as historias esquecidas do velho cinema.

  2. Obrigado pela sua visita Eustaquio. Espero que dê uma olhada de novo no post, pois só agora acabei de colocar todas as fotos. Infelizmente, não pude identificar alguns títulos em português, pois naquela época os jornais só raramente mencionavam os título originais correspondentes.Um forte abraço.

Leave a Reply