SLAVKO VORKAPICH

novembro 2, 2019

Slavoljub Vorkapic’ (1894-1976) – Vorky, como seus amigos  e alunos costumavam chamá-lo – nasceu na vila de Dobrinci na Iugoslávia (hoje Sérvia). Após ter terminado o curso primário, ingressou em um colégio regional, da cidade vizinha de Sremska Mitrovica, onde começou a se interessar por arte e desenho. Ele continuou sua educação secundária em Zemun e depois na famosa Escola de Arte em Belgrado. Com uma bolsa da Matica srpska, a instituição cultural e científica mais importante da Sérvia na época, Vorky partiu para Budapest, na Hungria, onde estudou arte. No início da Primeira Guerra Mundial, ele voltou imediatamente para sua terra natal onde, com o país assediado por todos os lados,  sobreviveu à trágica retirada através da Albânia, a fim de alcançar posições aliadas na Grécia. De lá, embarcou para a Itália, de onde chegou à França, conseguindo ingressar na Academia de Arte de Paris. Na “Cidade da Luz” logo começou a frequentar Montparnasse, onde estavam outros artistas de vanguarda.

Slavko Vorkapich

O sonho de Vorky de ir para os Estados Unidos concretizou-se em 1920. Ele viveu na cidade de Nova York por algum tempo e então, por quase um ano, vagou pelo país até que chegou em Hollywood em julho de 1921, onde começou a trabalhar como ator (v. g. em Scaramouche / Scaramouche / 1923 de Rex Ingram no papel de Napoleão) e pintor. Em 1928, co-dirigiu com Robert Florey o curta experimental The Life and Death of 9431 – a Hollywood Extra, uma das primeiras tentativas de se fazer um filme de vanguarda nos EUA, na linha do que era então conhecido como o conceito europeu de cinema como uma forma de arte, em particular o Expressionismo Alemão e a Escola de Montagem Russa. Em 1933, Vorkapich co-dirigiu (com Harlam Thompson), Passado Que Revive / The Past of Mary Holmes com Helen MacKellar, Eric Linden e Jean Arthur.

Vorky como Napoleão em Scaramouche

Contratado pela Paramount (1928-1931), RKO (1932-1934), MGM (1934-1939) e passando a free lancer até 1949, Vorkapich desenvolveu uma técnica, inicialmente chamada de “sequências de transição” em filmes de longa metragem, depois denominada de montage sequence (sequência de montagem). A montage sequence, ou simplesmente montage, se distingue da montagem (film editing) e pode ser definida como uma série de cenas rápidas condensando acontecimentos, geralmente pela combinação de numerosas tomadas curtas com efeitos óticos especiais (v. g. fusões, dissolvências, tela partida, câmera lenta, dupla e tripla exposição, cortinas),  cenas de atualidades, dança e música.

As Fúrias em Crime Sem Paixão

Essas sequências eram especialmente bem apropriadas para descrever cataclismas tanto naturais como provocados pelo homem e Vorkapich usou-as, por exemplo,  para condensar o colapso de Wall Street em A Caravana / The Conquerors / 1932; o irromper da Revolução Mexicana em Viva Vila! / Viva Villa! / 1934; o terremoto em San Francisco / San Francisco, Cidade do Pecado / 1936; os estragos da fome em Terra dos Deuses / The Good Earth / 1937 e da praga em Romeu e Julieta / Romeo and Juliet / 1936). Já em Primavera / Maytime / 1937 uma sequência de montagem assinala a  ascenção da personagem de Jeanette MacDonald para a fama. Em outros filmes, Vorkapich teve oportunidade de introduzir elementos expressionistas no seu trabalho e alguns de seus efeitos mais imaginativos ocorreram nas sequências de montagem que ele concebeu, trabalhando junto com o fotógrafo Lee Garmes, para Crime sem Paixão / Crime Without Passion  / 1934. Vemos primeiramente na tela a imagem de um ôlho em close-up que se funde com a visão frontal de um cano de revólver. A arma dispara e percebemos um homem no escuro atirando e depois o corpo de uma mulher caindo. Das gotas de sangue desta vítima, e depois de outras, emergem mulheres representando as três Fúrias aladas (divindades mitológicas protetoras da ordem social, que castigavam todos os crimes suscetíveis de perturbá-la) voando na noite através dos edifícios de Nova York, espreitando aleatoriamente suas vítimas pelas janelas dos prédios. Elas atacam quebrando os vidros das janelas e rindo às gargalhadas em um crescendo, que culmina com a quebra simultânea de todas as janelas. Os estilhaços caem no chão, formando o título do filme.

Vorky dirigindo

Outras sequências de montagem de Vorkapich podem ser encontradas nos filmes: Um Coquetel Americano / Manhattan Cocktail / 1928; A Melodia da Metrópole / Song of the City / 1937; O Mundo Ensinou-me a Matar / They Gave Him a Gun / 1937; Os Castiçais do Imperador / The Emperor’s Candlesticks / 1937; Melodia da Broadway de 1938 / Broadway Melody of 1938 / 1937; O Vagalume / The Firefly / 1937; Rosalie / Rosalie / 1937; O Último Gangster / The Last Gangster / 1938; Ingratidão / Of Human Hearts / 1938; A Princesa do Eldorado / The Girl of the Golden West / 1938; Piloto de Provas / Test Pilot / 1938; Três Camaradas / Three Comrades / 1938; O Porto dos Sete Mares / Port of the Seven Seas / 1938; Cinco Heróis / Yellow Jack / 1938; Com os Braços Abertos / Boys Town / 1938; Maria Antonieta / Marie Antoinette / 1938; Fibra de Campeão / The Crowd Roars / 1938; O Último Beijo / The Shopworn Angel / 1938; Canção de Amor / Sweethearts / 1938; Este Mundo Louco / Idiot’s Delight / 1939; A Mulher Faz o Homem / Mr. Smith Goes to Washington / 1939; A Flama da Liberdade / The Howards of Virginia / 1940; Adorável Vagabundo / Meet John Doe / 1941; A Mulher Que Não Sabia Amar / Lady in the Dark / 1944.

A partir do início dos anos 40 as sequências de montagem de Vorkapich foram  menos requisitadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele dirigiu shorts de propaganda para a série Assim é a América / This is America de Frederick Ullman Jr. , sendo que dois deles, Private Smith of the U.S.A. / 1942 e New Americans / 1944, foram indicados ao Oscar. Findo o conflito mundial, Vorkapich retornou apenas uma vez a Hollywood, para realizar uma sequência de montagem mostrando a degradação física de Chopin (Cornel Wilde) durante sua temporada triunfal pela Europa em A Noite Sonhamos / A Song to Remember / 1945. Nesta sequência, vemos os close-ups da face debilitada do compositor por causa da tuberculose em paralelismo com os cartazes de seus recitais sendo danificados por várias intempéries, além de outras elipses temporais indicando a passagem do tempo e os diferentes lugares percorridos pelo grande artista polonês.

Cena de Moods of the Sea

Ainda nos anos 40, em parceria com seu colega húngaro John Hoffman, Vorkapich realizou dois shorts, Fingal’s Cave / 1946 (ou Moods of the Sea), baseado na música de Mendelssohn e Forest Murmurs / 1947 baseado na música de Wagner, duas obras excepcionais que exploravam criativamente a relação intrincada entre imagem e som. Na mesma década, recebeu o crédito de diretor associado na produção de Joana D’Arc / Joan of Arc / 1948 (Dir: Victor Fleming). Entre 1949 e 1951, Vorkapich foi o chefe do Departmento de Cinema da Universidade da Califórnia do Sul (USC) e, durante os anos 50, retornou por uns tempos (1952-1956) à sua Iugoslávia natal, onde trabalhou como professor na Academia de Cinema e Teatro de Belgrado, atuou como consultor artístico no Estúdio Avala Film e dirigiu e montou seu único filme de longa-metragem, Hanka / 1955.

No final de sua vida, fez uma série de conferências públicas em várias universidades, entre elas “The Visual Nature of The Film Medium”, na qual explicava sua teoria do cinema como uma linguagem visual autônoma. Ele faleceu  em 20 de outubro de 1976 na Espanha. Vorkapich não foi o único a realizar sequências de montagem. Don Siegel, John Hoffman, Douglas Travers e Peter Ballbusch também se destacaram nesta especialidade.

Don Siegel

Don Siegel (1912-1991), que se tornaria um diretor muito competente, chefiou o departamento de montagem da Warner Brothers e, entre 1939 a 1946, realizou sequências de montagem para muitos filmes: Confissões de um Espião Nazista / Confessions of a Nazy Spy / 1939; Heróis Esquecidos / The Roaring Twenties / 1939; Irmão Orquídea / Brother Orchid / 1940; Tudo Isto e o Céu Também / All This and Heaven Too / 1940; Dentro da Noite / They Drive By Night / 1940; Criador de Campeões / Knute Rockne All American / 1940; Adorável Vagabundo / Meet John Doe / 1941 (com Slavo Vorkapich); Com Um Pé no Céu / One Foot in Heaven / 1941; Uma Canção para Você /  Blues in the Night / 1941; O Intrépido General Custer / They Died With Their Boots  On / 1941; A Estranha Passageira /  Now, Voyageur / 1942;   A Canção da Vitória / Yankee Doodle Dandy / 1942; Mania de Antiguidades / George Washington Slept Here / 1942; Casablanca / Casablanca / 1942; O Ídolo do Público / Gentleman Jim / 1942; Garras Amarelas / Across the Pacific / 1942; É Difícil Ser Feliz / The Hard Way / 1943; Revolta! / Edge of Darkness / 1943; Missão em Moscou / Mission to Moscow / 1943; Perseguidos / Northern Pursuit / 1943; Expresso Bagdad-Istambul / Background to Danger / 1943; Forja de Heróis / This is the Army / 1943; Comboio para o Leste/ Action in the North Atlantic / 1943; As Aventuras de Mark Twain / The Adventures of Mark Twain / 1944; Mulher Exótica / Saratoga Trunk / 1945; Devoção / Devotion / 1946.

John Hoffman (1904-1980), companheiro de Vorkapich em alguns projetos, providenciou sequências de montagem para: Segredos / Secrets / 1933; São Francisco, a Cidade do Pecado / San Francisco / 1936 (com Vorkapich); Madame X / Madame X / 1937; Juventude Valente / Navy Blue and Gold / 1937; Entre Duas Mulheres / Between Two Women / 1937; O Hotel das Surpresas / Paradise for Three / 1938; Canção de Amor / Sweethearts / 1938 (com Vorkapich); Amor de Ida e Volta / Man-Proof / 1938; A Volta de Arsène Lupin / Arsène Lupin Returns / 1938; Sob o Céu dos Trópicos / Too Hot To Handle / 1983; Este Mundo Louco / Idiot’s Delight / 1939 (com Vorkapich); Serenata na Broadway / Broadway Serenade / 1939; Modelos / Cover Girl / 1944; Canção da Rússia / Song of Russia / 1944 (com Peter Ballbusch); O Coração de uma Cidade  / Tonight and Every Night / 1945; Porto de Nova York / Port of New York / 1949; À Procura do Destino / Inside Daisy Clover / 1965. Hoffman dirigiu 6 filmes: Mau Presságio / The Crimson Canary / 1945; Estranha Revelação / Strange Confession / 1945; O Naufrágio do Hesperus / The Wreck of the Hesperus / 1948; Nas Garras do Lobo / The Lone Wolf and the Lady / 1949; I Killed Geronimo / 1950.

Trecho da sequência de montagem em Cidadão Kane

Douglas Travers (1903-1982) foi o responsável pela sequências de montagem de: Caras Novas de 1937 / New Faces of 1937 / 1937; Ídolo de Nova York / The Toast of New York / 1937; Folias de Radio City / Radio City Revels / 1938; Vidas PecadorasCondemned Women / 1938; Dominando os Ares / Sky Giant / 1938; Vassalos do Crime / Smashing the Rackets / 1938; Vingança Fatal / Painted Desert / 1938; Os Apuros de Annabelle / The Affairs of Annabel / 1938; Um Benemérito / A Man to Remember / 1938; Transpacífico / Pacific Liner / 1939; O Grande Homem Vota / The Great Man Votes / 1939; Beleza a Granel / Beauty for the Asking / 1939; Duas Vidas / Love Affair / 1939; A História de Irene e Vernon Castle / The Story of Vernon and Irene Castle / 1939; Sangue Irlandês / The Flying Irishman / 1939; Cinco Devem Viver / Five Came Back / 1939; Entre o Amor e a Vida / Career/ 1939; A Enfermeira Edith Cavell / Nurse Edith Cavell / 1939; O Libertador / Abe Lincoln in Illinois / 1940; Irene / Irene / 1940; Os Dias Escolares de Tom Brown / Tom Brown’s School Days / 1940; Paraíso de Ilusões / Anne of Windy Poplars / 1940; Batalhão de Paraquedas / Parachute Batallion / 1941; Cidadão Kane / Citizen Kane / 1941; Dois Romeus Enguiçados / Playmates / 1941; Cavalgada de Melodias / Syncopation / 1942; Era uma Lua de Mel / Once Upon a Honeymoon / 1942; Bombardeio / Bombardier / 1943; Forjador de Homens / The Iron Major / 1943; Um Mundo de Ritmos / Around the World / 1943; Casei-me por Engano / Music in Manhattan / 1943; Até a Vista, Querida / Murder, MySweet / 1944. Um notável exemplo de uma sequência de montagem está em Cidadão Kane, quando a desastrosa carreira de Susan  (Dorothy Comingore) e sua tentativa de suicídio é resumida por meio de manchetes de jornais e uma lâmpada de cena que se apaga em um decrescendo delirante concomitantemente com a trilha sonora, exprimindo o esgotamento da personagem incapaz de suportar por mais tempo a vida de cantora medíocre, imposta por seu marido.

Peter Ballbusch

As sequências de montagem do escultor suiço Peter Ballbusch, ensejaram uma extensa filmografia: Terra dos Deuses / The Good Earth / 1937 (com Vorkapich); Sob o Uniforme Branco / Four Girls in White / 1939; Sargento Madden / Sergeant Madden / 1939; Noite Feliz / Lucky Night / 1939; Cem Contra Um / Tell no Tales / 1939; Acuso Minha Mulher / Stronger Than Desire / 1939; O Homem de Verdade / The Kid from Texas / 1939; Dentro da Lei / Within the Law / 1939; Seis Mil Inimigos / 6.000 Enemies / 1939; O Médico e o Monstro / Dr. Jekyll and Mr. Hyde / 1941; Se Você Fosse Sincera / Lady Be Good / 1941; O Amor Que Não Morreu / Smilin’ Through / 1941; … E O Vento Levou / Gone With the Wind / 1939; Canção da Rússia / Song of Russia / 1944 (com John Hoffman); Sem AmorWithout Love / 1945; O Rompe Nuvens / This Man’s Navy / 1945; Quando as Nuvens Passam / Till The Clouds Roll By / 1946; Presente do Destino / Gallant Bess / 1946; O Fim ou o Princípio / The Beginning or the End / 1947; Reconciliação / The Romance of Rosy Ridge / 1946; Inverno D’Alma / If Winter Comes / 1947; Muro de Trevas / High Wall / 1947; A Rebelde / B. F’s Daughter / 1948; Os Três Mosqueteiros / The Three Musketeeers / 1948; A Bela Ditadora / Take Me Out to the Ball Game / 1948;  Sangue de Campeão / The Stratton Story / 1949; O Preço da Glória / Battleground / 1949; Como Ganhar um Marido / The Reformer and the Redhead / 1950;  Perdidamente Tua / A Life of Her Own / 1950; Bonita e Valente / Annie Get Your Gun / 1950; O Segredo da Boneca / Shadow in the Wall / 1950; Três Palavrinhas /  Three Little Words / 1950; Agora Sou Tua /  To Please a Lady / 1950; Kim / Kim / 1950;  O Grande Caruso / The Great Caruso / 1951; Rica, Bonita e Solteira / Rich, Young and Pretty / 1952; O Barco das Ilusões / Show Boat / 1951; Amei e Errei / The Strip. 1951; Amor Vai, Amor Vem / Grounds for Marriage/ 1951; Sinfonia de Paris / An American in Paris / 1951; Anjos e Piratas / Angels in the Outfield / 1951; Esperto Contra Esperto / Callaway Went Thataway / 1951; Cedo para Beijar / Too Young to Kiss / 1951; Escravo de um Segredo / Glory Alley / 1952; A Viúva Alegre / The Merry Widow / 1952; O Convite / Invitation / 1952; Estrela do Destino / Lone Star / 1952; Cantando na Chuva / Singin’in the Rain / 1952; Scaramounche / Scaramouche / 1952; A Jovem de Branco / The Girl in White / 1952; Eva na Marinha / Skirts Ahoy / 1952; Em Nome do Direito / The Sellout /1952; Sem Pudor / My Man and I / 1952; A Rainha do Mar / Million Dollar Mermaid / 1952; Seu Nome e Sua Honra / Above and Beyond / 1952; O Palhaço / The Clown / 1953; Tudo por Você / Confidentially Connie / 1953; É Deste Que eu Gosto / I Love Melvin / 1953; Quase Herói / Half a Hero / 1952;  Senhorita Inocência / Small Town Girl / 1953; É Melhor ser Pobre / A Slight Case of Larceny / 1953; Salve a Campeã / Dangerous When Wet / 1953; O Bonitão da Escola / The Affairs of Dobie Gillis / 1953; Rapsódia / Rhapsody /1954; Homens de sua Vida / Her Twelve Men / 1954; Amor de Minha Vida / This Is My Love / 1954; Amigo e Algoz / Tennesssee Champ / 1954; Rose Marie / Rose Marie / 1954.

Cena de A Imperatriz Galante

Ballbush foi o escultor das gárgulas e estátuas que compõem o esplendor bárbaro e barroco criado por Josef von Sternberg em A Imperatriz Galante / The Scarlet Empress / 1934.

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