OS WESTERNS DE RANDOLPH SCOTT

novembro 9, 2021

Nenhum outro ator fez mais westerns no cinema sonoro do que Randolph Scott. Entre Herança das Estepes / Heritage of the Desert / 1932 e Pistoleiros do Entardecer / Ride the High Country / 1962, ele participou de 60 filmes deste gênero, além de transitar por vários outros, incluindo comédia, drama, guerra, musical, horror e fantasia. A partir de 1946, passou praticamente a fazer somente o “cinema americano por excelência”, porque se sentia mais à vontade personificando os heróis do Oeste, e fazia isto muito bem.

Randolph Scott

Alto (1,89 cm), forte e boa pinta, passando uma imagem de integridade e coragem, ele se tornou, um dos astros-cowboys mais populares de Hollywood, principalmente nos anos cinquenta, quando se firmou como uma das grandes atrações de bilheteria.

George Randolph Scott (1898-1987) nasceu em Orange, Virginia, filho de George Grant e Lucy Crane Scott. Seu pai trabalhava como engenheiro administrativo em uma firma de tecidos e sua mãe descendia de uma família rica da North Carolina. Graças à boa situação financeira de seus progenitores, Scott estudou em escolas particulares inclusive a Woodberry Forest School, onde ele se destacou no basebol, futebol americano e matemática.

Aos dezenove anos de idade, alistou-se no Exército, e serviu como observador de artilharia na França durante o Primeiro Conflito Mundial. Neste período de guerra, aprendeu a cavalgar a todo galope e a usar armas, habilidades que utilizaria na sua futura carreira cinematográfica. De volta a América, matriculou-se na University of North Carolina para estudar engenharia têxtil, mas não terminou o curso, e foi trabalhar como contador na firma onde seu pai era empregado.

Randolph Scott em um de seus primeiros westerns

Por volta de 1927, Scott decidiu partir para Los Angeles na companhia de seu amigo de infância, Jack Heath, não se sabe bem se para simplesmente desfrutarem do passeio ou se um ou outro esperava entrar para a indústria cinematográfica. Certo dia, eles estavam jogando golfe a poucos metros de distância de Howard Hughes, quando eles se aproximaram do milionário e lhe perguntaram sobre a possibilidade de eles visitarem um palco de filmagem. Hughes sugeriu que eles trabalhassem como figurantes em um filme que George O’Brien estava fazendo na Fox, O filme chamava-se Rumo ao Amor / Sharp Shooters e, nos próximos dois anos, Scott trabalhou como extra em pelo menos cinco filmes, inclusive o primeiro filme falado de Cecil B. DeMille, Dinamite / Dynamite. Scott contaria mais tarde que fez um teste para o papel de Hagon Derk (que foi interpretado por Charles Bickford), mas DeMille rejeitou-o, dizendo que ele não tinha experiência suficiente, e recomendou que fosse adquirí-la na Pasadena Playhouse. Assim, Scott passou boa parte dos anos de 1929 e 1930 nos palcos dos teatros de Los Angeles até que, finalmente, estreou como ator principal em Esposas Alegres / Women Men Marry / 1931, filme da Headline Pictures, uma das companhias muito modestas que surgiram no início da era sonora e que faliu logo após o lançamento desta produção.

No final de 1931, Scott assinou contrato de sete anos com a Paramount onde, no período 1932-1935, fez seus primeiros westerns como astro de uma série típica de programmers (filmes que podiam preencher tanto a primeira como a segunda parte do programa duplo) baseada nas histórias de Zane Grey. Foram ao todo onze filmes: Herança das Estepes / Heritage of the Desert / 1932 (Dir: Henry Hathaway), Audácia entre Adversários / Wild Horse Mesa / 1932 (Dir: Henry Hathaway), Maldade / The Thundering Herd / 1933 (Dir: Henry Hathaway) Na Pista do Criminoso / Sunset Pass / 1933, (Dir: Henry Hathaway) O Homem da Floresta / Man of the Forest / 1933 (Dir: Henry Hathaway), Rixa Antiga / To The Last Man / 1933 (Dir: Henry Hathaway), O Último Assalto / The Last Round-Up / 1934 (Dir: Henry Hathaway); Amor em Trânsito / Wagon Wheels / 1934 (Dir: Charles Barton), Vencer ou Morrer / Home on the Range / 1934 (Dir: Arthur Jacobson), O Inválido Poderoso / Rocky Mountain Mystery ou The Fighting Westerner / 1935 (Dir: Charles Barton). Alguns desses filmes eram refilmagens de produções realizadas nos anos vinte a saber: Ódios e Afeições / To The Last Man / 1923 (Dir: Victor Fleming com Richard Dix, Lois Wilson); A Herança do Deserto / Heritage of the Desert / 1924 (Dir: Irvin Willat com Lloyd Hughes, Bebe Daniels); Almas Bravias / The Thundering Herd / 1925 (Dir: William K. Howard com Jack Holt, Lois Wilson) e O Homem da Floresta / Man of the Forest / 1926 (Dir: John Waters com Jackie Holt e Georgia Hale), À Margem do Rio Tonto / Under the Tonto Rim / 1928 (Dir: Herman C. Raymaker com Richard Arlen e Mary Bryan). Por serem remakes, muitas tomadas de arquivo dos filmes mudos foram utilizadas por medida de economia. Quando Scott atuou na refilmagem de Man of the Forest, que havia sido estrelado por Jack Holt, ele teve que usar um bigode fino tal qual Holt, para haver um perfeito entrosamento com as cenas nas quais este aparecia.

Os filmes dessa série eram todos de qualidade satisfatória (levando-se em conta as condições técnicas da época), sobressaindo os dirigidos por Henry Hathaway, que deu mais importância a interação humana entre os personagens principais do que ao espetáculo, e pelo tratamento que deu às heroínas, mostrando sua inocência, sua coragem e também sua sensualidade vibrante, mas sem ser vulgar. Nos seus primeiros westerns Scott era um rapaz bonito, afável e cortês (embora sugerindo a força necessária para enfrentar seus opositores) e este charme de cavalheiro sulista o ajudava a disfarçar suas limitações como ator.

Antes de se desligar da Paramount em 1938, Scott fez mais um western neste estúdio, A Heroína do Texas / The Texans (Dir: James Hogan) e, no período 1939 -1945, como free lancer, continuou dividindo filmes de outros gêneros com mais 10 westerns, nos quais atuou às vezes como coadjuvante: Jesse James / Jesse James / 1939 (Dir: Henry King); Suzana / Suzanna of the Mounties / 1939 (Dir: William A. Seiter); A Lei da Fronteira / Frontier Marshal / 1939 (Allan Dwan); Caravana do Ouro / Virginia City (Dir: Michael Curtiz); A Vingança dos Dalton / When the Daltons Rode (Dir: George Marshall); Os Conquistadores / Western Union (Dir: Fritz Lang) A Formosa Bandida / Belle Starr (Dir: Irving Cummings); A Indomável / The Spoilers (Dir: Ray Enright); Império da Desordem / The Desperadoes  (Dir: Charles Vidor); A Bela do Yukon / Belle of the Yukon (Dir: William A. Seiter).

No período 1946-1955 Scott fez apenas dois filmes de outros gêneros e mais 28 westerns: Rua dos Conflitos / Abilene Town (Dir: Edwin L. Marin); Terra dos Homens Maus / Badman´s Territory (Dir: Tim Whelan); O Passo do Ódio / Trail Street (Dir: Ray Enright); Terra de Paixões / Gunfighters (Dir:  George Waggner); O Romântico Defensor / Albuquerque (Dir: Ray Enright); Águas Sangrentas / Coroner Creek (Dir: Ray Enright); A Volta dos Homens Maus / Return. of the Bad Men (Dir: Ray Enright);  Devastando Caminho / Canadian Pacific (Dir: Edwin L. Marin) ; O Lutador / Fighting Man of the Plains (Dir: Edwin L. Marin) ; A Lei é Implacável / The Doolins of Oklahoma (Dir: Gordon Douglas); O Tesouro dos Bandoleiros / The Nevadan (Dir: Gordon Douglas); Colt 45 / Colt 45 (Dir: Edwin L. Marin); Terra Virgem / The Cariboo Trail (Dir: Edwin L. Marin); Talhado em Granito / Sugarfoot (Dir: Edwin L. Marin); Santa Fé / Santa Fe (Dir: Irving Pichel); Domador de Motins / Forth Worth (Dir: Edwin L. Marin); Terra do Inferno / Man in the Saddle (Dir: Andre De Toth); Ouro da Discórdia / Carson City (Dir: Andre De Toth); O Laço do Carrasco / Hangman´s Knot (Dir: Roy Huggins); De Arma em Punho / Man Behind the Gun (Dir: Felix Feist);  O Pistoleiro / The Stranger Wore a Gun (Dir: Andre De Toth); Torrentes de Vingança / Thunder Over the Plains (Dir: Andre De Toth); Alma de Renegado / Riding Shotgun (Dir: Andre De Toth); Feras Humanas / The Bounty Hunter (Dir: Andre De Toth); Arizona Violenta / Ten Wanted Men  (Dir; Bruce Humberstone); Homens Que São Feras / Rage at Dawn (Dir: Tim Whelan); Nas Garras do Homem Alto / Tall Man Riding (Dir: Lesley Selander); Obrigado a Matar / A Lawless Street (Dir: Joseph H. Lewis). Nesta fase da carreira de Randolph Scott foram fatos marcantes a sua associação com o produtor Harry Joe Brown de parceria com a Columbia e os seis filmes que fez sob a direção de Andre De Toth. De Toth tinha uma noção precisa de economia narrativa e posicionamento de câmera e um cuidado especial com o detalhe, tendo sido um dos cineastas importantes no gênero western nos anos 50.

Entre 1956-1962 Scott fez: 7 Homens Sem Destino / Seven Men From Now (Dir: Budd Boetticher); O Fantasma do General Custer / 7th Cavalry (Dir: Joseph H. Lewis); O Resgate dos Bandoleiros / The Tall T (Dir: Budd Boetticher); Entardecer Sangrento / Decision at Sundown (Dir: Budd Boetticher); Fibra de Herói / Buchanan Rides Alone (Dir: Budd Boetticher); O Homem Que Luta Só / Ride Lonesome (Dir: Budd Boetticher); Um Homem de Coragem / Westbound (Dir: Budd Boetticher); Cavalgada Trágica / Comanche Station (Dir: Budd Boetticher); Pistoleiros do Entardecer / Ride the High Country (Dir: Sam Peckinpah). Dos sete westerns maravilhosos dirigidos por Budd Boetticher com seu estilo sóbrio e conciso, cinco (O Resgate do Bandoleiro, Entardecer Sangrento, Fibra de Herói, O Homem Que Luta Só e Cavalgada Trágica) foram produzidos por Scott e Harry Joe Brown e distribuídos pela Columbia. O primeiro filme da série, Sete Homens e um Destino, foi produzido por John Wayne para a sua companhia Batjac e Um Homem de Coragem, por Henry Blanke para a Warner que, tal como havia feito com Sete Homens sem Destino, se encarregou da distribuição. Entretanto, costuma-se denominar o ciclo pelo nome da companhia de Scott e Brown, a Ranown, alusão ao nome do ator (Ran) e ao de Harry Joe Brown (Own), porque existem múltiplos elementos repetitivos ou semelhantes nos sete filmes.

Randolph Scott e Joel McCrea

Na medida em que Scott foi envelhecendo, sua capacidade interpretativa foi melhorando, seus traços fisionômicos foram ficando mais rígidos (como se tivessem sido talhados em granito tal qual William S. Hart) e seus papéis mudaram: ele se tornou um herói silencioso e estoico que sofreu dores, perdas e provações. Aos 63 anos de idade o ator fechou sua carreira com chave de ouro, dividindo as honras do estrelato com Joel McCrea em Pistoleiros do Entardecer, grande western nostálgico e crepuscular no qual dois antigos guardiães da lei que sobreviveram à invasão do Oeste pela civilização, encontram juntos a oportunidade de viver sua última aventura, seu último duelo, e de readquirir o respeito próprio. O tom triste e nostálgico e as cores outonais da paisagem celebram a agonia de uma época e dão ao filme não somente grandeza, mas também poesia.

Nos meus artigos Os Westerns de Budd Boetticher (4 de setembro de 2014) e Os Westerns de André de Toth (18 de janeiro de 2021) encontram-se comentários sobre os filmes que Randolph Scott fez com estes diretores.

Leave a Reply