CEM ANOS DE CRONOLOGIA DO CINEMA AMERICANO

setembro 18, 2022

CEM ANOS DE CRONOLOGIA DO CINEMA AMERICANO (1905-2005)

1ª parte: 1905-1959

1905 – Harry Davis abre a primeira sala chamada de nickelodeon em Pittsburgh. Inaugurado o primeiro Hale´s Tour (outra forma de exibição de filmes, que surgiu simultaneamente com os Nickelodeons), idealizada por George C. Hale em Kansas City. Hale construiu uma sala como se fosse um vagão ferroviário, decorada internamente como um carro de passageiros. Essa atração denominada de Hale´s Tour and Scenes of the World, começava com uma batida de sinos e o balanço mecânico da sala, simulando o movimento de um trem. As luzes se apagavam e filmes de paisagens, que haviam sido filmados da plataforma traseira de uma composição verdadeira em alta velocidade, apareciam na tela. Os irmãos Warner (Albert, Harry, Sam e Jack) entram no campo da exibição itinerante. Surge o Variety, para cobrir notícias sobre vaudeville, juntamente com as publicações já existentes Billboard e New York Dramatic Mirror. Instaladas na Biograph as lâmpadas elétricas de tubos de vapor de mercúrio Cooper-Hewitt.

1906 – Vitagraph é pioneira no uso de técnicas de animação como nos filmes Humorous Phases of Funny Faces e Mid-Winter Night´s Dream Surge o primeiro trade paper dedicado somente aos filmes: Views and Film Index. Carl Laemmle abre seu primeiro cinema em Chicago e a sua distribuidora Laemmle Film Service.

1907 – As patentes de Edison e da Biograph são consideradas válidas, e Edison inicia novas ações contra os rivais. Formadas a Kalem Film Company (George Kleine, Samuel Long e Frank Marion) e a Essanay Film Manufacturing Company (George K. Spoor e Gilbert M. Anderson). Organizada a primeira associação comercial da indústria, United Film Protective Service Association. Surge o trade paper Moving Picture World, destinado aos exibidores. As primeiras companhias produtoras chegam a Los Angeles.

1908 – A Guerra das Patentes termina e é criada a Motion Pictures Patents Company (MPPC). Sob a liderança conjunta de Edison-Biograph, as companhias se associaram neste consórcio e fizeram um pool de 16 patentes pertencentes a todos os produtores, que cobriam filmes, câmeras e projetores, estabelecendo o pagamento de royalties em troca de licenças para o uso destas patentes. Formada a primeira produtora independente, Centaur Film Manufacturing Company (David Horsley).

1909 – Formadas as companhias independentes: New York Motion Picture Company com as marcas registradas Bison e depois Kay-Bee (Fred Balshofer, Adam Kessel e Charles Baumann); Independent Moving Picture Company – IMP (Carl Laemmle) e Powers Company (Pat Powers). Primeira apresentação do Sistema kinemacolor em Nova York. Criadas a Film Renter Protective Association, presidida por John J. Murdoch, e a National Board of Censorhip of Motion Pictures. Colocada no mercado a câmera Bell and Howell (Donald J. Bell e Albert Howell), que se tornaria a mais usada durante o período da cena muda.

1910 – Os independentes começam a enfrentar a MPPC. Formadas a Thanhouser Company (Edwin Thanhouser); Reliance Pictures (Charles Baumann e Adam Kessel); Nestor Film Company (David Horsley); Defender Film Company, com a marca Rex Pictures (William Swanson, Edwin S. Porter e Joseph Engel); Champion Film Company (Mark Dintenfass); American Film Manufacturing Company com a marca Flying A (John R. Freuer, Samuel Hutchinson), oferecendo também as comédias Beauty e Vogue, os westerns Mustang e os dramas Clipper; Solax Company (Alice e Herbert Blaché e George A. Magie). Criadas a General Film Company (MPPC) e a Motion Picture Distributing and Sales Company (Laemmle, Kessel e Baumann). Formada a Loew´s Consolidated Enterprises (Marcus Loew, Joseph e Nicholas Schenck), abrangendo cinemas e outros centros de diversões. Edison faz uma demonstração do cinetofone. O negativo da Eastman Kodak domina o mercado mundial. Carl Laemmle cria a primeira personalidade do cinema a ser conhecida pelo nome, Florence Lawrence, que vinha sendo chamada de “A Garota da Biograph”.

1911 – Los Angeles torna-se o segundo centro de produção nos Estados Unidos depois de Nova York. Nestor constrói o primeiro estúdio localizado em Hollywood. Formada a Majestic (Harry Aitken e Thomas Cochrane). Surgem as primeiras revistas de fãs, Motion Picture Story e Photoplay. Inventada a câmera Bell and Howell. Surge o primeiro jornal cinematográfico americano, The Pathé Weekly. Pennsilvânia é o primeiro Estado a aprovar uma lei de censura. Formada a Motion Picture Exhibitor´s League, primeiro grupo nacional de donos de cinema.

1912 – O governo dos Estados Unidos move uma ação antitruste contra a MPPC e a General Film. A Motion Pictures Distributing and Sales Company se divide em duas distribuidoras concorrentes, a Mutual-Film Supply Company (John R. Freuler e Harry Aitken) e a Universal Manufacturing Company (Carl Laemmle). Formadas a Famous Players Company (Adolph Zukor); a Keystone Company (Mack Sennett); e a Universal Film Manufacturing Company (Carl Laemmle), esta última resultante da fusão da IMP com outras companhias independentes. O Copyright Act protege especificamente os filmes.

1913 – Formadas a Jesse L. Lasky Feature Play Company (Jesse Lasky) e a Warner ´s Features Inc. (Harry, Albert, Sam e Jack Warner). Lançado o primeiro filme de exploração ou filme apelativo (exploitation film), O Tráfico de Almas / Traffic in Souls (Dir: George Loane Tucker). Mary Pickford vai para a Famous Players, onde recebe o apelido de “A Namorada da América”. Charles Chaplin inicia sua carreira cinematográfica na Keystone. Inaugurado, por William H. Clune, o Tec-Art Studio, um dos principais estúdios de aluguel nos anos 20; deixou de existir em 1931. Estréia do jornal cinematográfico Universal Animated Weekly, mais tarde, Universal News. Formada a L-KO (Lehrman-Knock Out) Motion Picture Company Inc. (Henry “Pathé” Lehrman).

1914 – Formadas a Paramount Distribution Company (W.W. Hodkinson) e a Box Office Attraction Film Rental Company (William Fox). A Max Factor introduz a primeira maquilagem especial para o cinema: Supreme Greasepaint, necessária para a filmagem em interiores com luz artificial. Charlie Chaplin cria o personagem Carlitos. Inaugurado o primeiro palácio do cinema, The Strand, em Times Square. Surge o primeiro desenho animado propriamente dito, Gertie the Dinossaur. Sessue Hayakawa é um dos primeiros artistas estrangeiros a construir uma carreira em Hollywood. Mary Pickford proclamada a “Principal Atriz de Cinema da América”. Formada a World Film Corporation (E. Mandelbaum, Philip Gleichman e alguns banqueiros de Wall Street; Lewis J. Selznick, pai de Myron e David O. Selznick, vice-presidente e gerente geral. Formadas Peerless Feature Fim Company (Jules Brulatour) e Educational Pictures, Inc. (George A. Skinner e Earl Wooldrige Hammons). Entra em circulação o trade paper Exhibitor´s Herald. Publicada a primeira História do Cinema nos Estados Unidos: Theatre of Science, de Robert Grau. Introduzida a “Rembrandt Lighting”, por Cecil B. De Mille e seu cinegrafista Alvin Wycoff.

1915 – A Corte Suprema dos Estados Unidos decide que a censura instituída pelo Estado de Ohio é constitucional e que a exibição de filmes não está protegida pela liberdade de expressão garantida pela Primeira Emenda porque considerava-a um “negócio, puro e simples” e não como parte da imprensa do país ou de órgãos de opinião pública. Somente em 1952 estenderia esta proteção à indústria cinematográfica. Inaugurada a Universal City. Formadas a V-L-S-E para distribuir os filmes das companhias Vitagraph, Lubin, Selig e Essanay; a Triangle (Harry Aitken, Adam Kessel e Charles Baumann), para distribuir os filmes de D. W. Griffith, Thomas Ince e Mack Sennett; a Metro Pictures Corporation (Richard Rowland, Joseph Engel e Louis B. Mayer); e a Fox Film Corporation (William Fox). Fundada a Technicolor Motion Picture Company (Herbert Kalmus). Formada a Vim Comedy Company (Louis Burstein e Mark Dintenfass). A estréia da coluna de Julian Johnson, “Department of Comment and Criticism on Current Photoplays”, na revista Photoplay e a publicação do livro The Art of the Moving Picture pelo poeta Vachel Lindsay representam o começo do reconhecimento do cinema como uma forma de arte. As distribuidoras americanas começam a abrir suas filiais na América Latina; no Brasil, a Fox Fim foi a primeira, seguida pela Paramount (1916), Universal (1917), MGM (1925), Warner (1927), e Columbia (1929). Criada a associação comercial Motion Picture Board of Trade of America, substituída no ano seguinte pela National Association of the Motion Picture Industry (NAMPI). National Board of Censorship of Motion Pictures muda seu nome para National Board of Review of Motion Pictures, Inc.; ficou mais conhecida pela sua “Lista dos 10 Melhores Filmes” e por sua revista Films in Review. Surge a revista de fã Motion Picture Classic.

1916 – Fusão da Famous Players com a Feature Play Company, resultando a Famous Players-Lasky Corporation, que assume o controle da Paramount Pictures Corporation; Zukor é o presidente e Lasky, o vice- presidente. Fundada a Goldwyn Pictures Corporation (Samuel Goldfish, Edgar e Archibald Selwyn).; Goldfish para a usar o sobrenome Goldwyn. Formnda a cadeia de cinemas Balaban & Katz, quando os irmãos Barney e Abraham Balaban uniram suas salas com as de Sam Katz. Formadas a Lewis J. Selznick Productions, Inc. (Lewis J. Selznick) e a Christie Film Company (Al Christie).

1917 – Surge a primeira cineautobiografia, Just me, de Pearl White. Zukor compra 50% das ações da Lewis J. Selznick Productions e a denominação desta é mudada para Select Pictures Corporation. Formada a First National Exhibitor´s Circuit, Inc., que se lança na produção (contratando Chaplin) e distribuição. Metro Pictures começa a produzir. Formadas a Paralta Plays, Inc. (Carl Anderson e Robert T. Kane); a Sunshine Comedy Company (presidente William Fox; vice-presidente Harry “Pathé” Lehrman); a Comique Film Corporation (Joseph Schenck), para produzir filmes de Fatty Arbuckle e Buster Keaton; e a Jewel Productions, Inc. (Harry M. Berman e Leon J. Bamburger). Inventada a câmera Akeley (Carl E. Akeley), usada em newsreels (jornais cinematográficos) e depois nos estúdios nos meados dos anos 20. The Gulf Between (Dir: Wray Bartlett Physioc), primeiro filme em technicolor é apresentado para convidados em Nova York, mas dificuldades técnicas impedem que seja lançado comercialmente.

1918 – A MPPC é dissolvida. O controle americano do mercado mundial do filme aumenta enormemente durante a Primeira Guerra Mundial. “Hollywood” é agora uma palavra genérica, que descreve a indústria de cinema americana. Formadas a Robertson-Cole Company (Harry F. Robertson e Rufus Sidman Coe) e a Cosmopolitan Productions (William Randolph Hearst); a Paramount distribuiu os filmes da Cosmopolitan de 1919 a 1922; e, em 1923, eles foram distribuídos pela Goldwyn; de 1924 a 1934, pela MGM; e, finalmente, de 1935 a 1937, pela Warner Bros. Formada a Micheaux Fim Corporation como Micheaux Film and Book Corporation (Oscar Micheaux), a mais conhecida das companhias independentes de proprietários negros.

1919 – Formada a United Artists Corporation (Douglas Fairbanks, Mary Pickford, Charles Chaplin e D. W. Griffith). Adolph Zukor entra no ramo da exibição. Os grandes estúdios começam a formar cadeias de cinemas de primeiro lançamento, que irão eventualmente torná-los alvo da ação antitruste. Formadas a Selznick Pictures Corporation (Myron Selznick) e a Louis B. Mayer Pictures (Louis B. Mayer). Constituída a Loew´s, Inc. para consolidar todo o patrimônio de Marcus Loew. Loew´s, Inc. compra a Metro Pictures Corporation. Lewis J. Selznic recupera todo o controle da Select Pictures. Os diretores Thomas Ince, Allan Dwan, Marshall Neilan e George Loane Tucker formam a Associated Producers para distribuir seus próprios filmes. Formada a Hal Roach Studios, Inc. (Hal Roach). Estréia do jornal cinematográfico Fox News. Fundada a American Society of Cinematographers (ASC). Publicado pela primeira vez o Film Daily Yearbook. Astros da década: Fatty Arbuckle, Theda Bara, Carlyle Blackwell, Hobart Bosworth, Alice Brady, John Bunny, Francis X. Bushman, Harry Carey, Marguerite Clark, Ethel Clayton, Maurice Costello, Dorothy Dalton, Viola Dana, Priscilla Dean, Marie Doro, Dustin Farnum, William Farnum, Geraldine Farrar, Elsie Ferguson, Pauline Frederick, Robert Harron, William S. Hart, Alice Joyce, Annette Kellerman, J. Warren Kerrigan, Florence Lawrence, Elmo Lincoln, Harold Lockwood, Barbara Prevost, Wallace Reid, Ruth Roland, Anita Stewart, Lewis Stone, Blanche Sweet, George Walsh, Pearl White, Earle Williams, Kathlyn Williams, Lois Wilson e Clara Kimball Young.

1920 – Os filmes americanos arrecadam um terço de suas receitas no mercado externo. Formada a CBC Sales Corporation (Harry e Jack Cohn e Joe Brandt). Irving Thalberg chefe de produção da Universal. Inaugurado em Nova York o Astoria Studios (também conhecido como Kaufman Astoria) como centro de produção da Famous Players-Lasky; entre 1940 -1946 o Astoria tornou-se o U.S. Army Pictorial Center. Formada a Preferred Pictures (B. P. Schulberg, J. G. “Jack” Bachmann e Al Litchman). Inventada, por George A. Mitchell, a câmera Mitchell, durante muitos anos a câmera padrão da indústria de cinema americano. Formada a Western Associated Motion Picture Advertisers (WAMPAS), que selecionava (entre 1922 e 1934) anualmente 13 jovens atrizes com possibilidade de se tornarem estrelas; entre as escolhidas como Wampas Baby Stars: Jean Arthur, Mary Astor, Joan Blondell, Clara Bow, Joan Crawford, Frances Dee, Dolores Del Rio, Janet Gaynor, Ginger Rogers, Fay Wray, Lupe Velez, Loretta Young etc.

1921 – Fusão da First National com Associated Producers, resultando Associated First National. Formadas a Inspiration Pictures, Inc. (Charles H. Duell e J. Boyce Smith Jr.) e a Tiffany Productions; de 1927 a 1929 o diretor John M. Stahl foi associado com a companhia, que se tornou conhecida como Tiffany-Stahl Productions. Estréia de Leo, o primeiro leão que serviu de logotipo para a MGM após ter sido capturado com um ano de idade no deserto da Núbia; ele morreria em 1935. Usado o sistema de som photokinema (Orland E. Kellum) em um filme de D. W. Griffith, A Rua dos Sonhos / Dream Street. Inauguração da boate Cocoanut Grove em Hollywood. Roscoe “Fatty” Arbuckle preso pelo assassinato de Virginia Rapper durante uma orgia no St. Francis Hotel em San Francisco. Arbuckle foi indiciado por homicídio culposo e passou por três julgamentos, sendo finalmente absolvido por falta de provas em 1923.

1922 – Organizada a Motion Pictures Producers and Distributors of America, Inc. (MPPDA), para substituir a NAMPI como associação comercial das majors; Will H. Hays presidente. Hays era um republicano ultraconservador, maçom, rotariano e líder presbiteriano de Indiana, e sua presença tornou o gesto de auto-regulação da indústria convincente tanto para o público quanto para o governo. Inicialmente a MPPDA foi chamada de Hays Office. Samuel Goldwyn destituído da presidência da Goldwyn Pictures Corporation, deixa a companhia e forma. A Samuel Goldwyn, Inc.  Robertson-Cole reorganizada como Film Booking Office of America (FBO). Flor de Lótus / The Toll of the Sea (Dir: Chester M. Franklin)  é o primeiro filme de longa-metragem em technicolor de duas cores. Formadas a Buster Keaton Productions, Inc. (Joseph Schenck) como sucessora da Comique Film Corporation, e a Principal Productions, Inc (Sol Lesser). Inaugurado em Los Angeles o cinema Egyptian de Sid Grauman. O diretor William Desmond Taylor encontrado morto em sua casa

1923 – Formada a Warner Bros. Pictures (Harry Warner presidente; Jack Warner chefe da produção. Walt Disney, seu irmão Roy e Ub Iwerks formam o Disney Bros. Cartoon Studio e produzem o primeiro desenho de uma série, Alice in Cartoonland. Introduzido o filme de 16mm. Companhia construtora coloca um letreiro na Hollywood Hills, com a palavra “Hollywoodland”, para anunciar uma incorporação de imóveis em Beachwood Canyon. Morte de Wallace Reid, viciado em drogas. Irving Thalberg deixa a Universal, para ser assistente do produtor independente Louis B. May

1924 – CBS Sales Company torna-se Columbia Pictures; Harry Cohn chefe da produção. Loew´s, Inc. compra a Goldwyn Pictures Corporation e, promovendo sua fusão com a Metro Pictures Corporation e a Louis B. Mayer Pictures, forma a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM); Louis B. Mayer chefe do estúdio, Irving Thalberg chefe da produção. Criada a Association of Motion Picture Producers. Joseph Schenck reorganiza a United Artists. Formada a Producers Distributing Corporation – PDC (Jeremiah Milbank). Vendida a primeira moviola (Iwan Serrurier) para o Douglas Fairbanks Studio. Formada a Harold Lloyd Film Corporation (Harold Lloyd). Fundado o laboratório Consolidated Film Industries depois adquirido por Herbert J. Yates. Thomas Ince morre em circunstâncias misteriosas no iate de William Randolph Hearst.

1925 – Warner Bros. compra a Vitagraph. Samuel Goldwyn entra para a United Artists. Cecil B. De Mille torna-se sócio da PDC. Criada a Central Casting Corporation. Fundada a Astor Pictures, mais lembrada por suas reprises de filmes clássicos; nos anos 30 operou três subsidiárias (Vigilant Pictures, B n’ B Film Corporation e Promotional Films, Inc) e, em 1936, formou a Astor Productions, Inc.  Introduzida a câmera Eyemo, destinada para a filmagem de jornais cinematográficos; seria muito usada pelos cameramen de combate durante Segunda Guerra Mundial.

1926 – Formadas a Electrical Research Products, Inc. (ERPI) e a Vitaphone Corporation. Estréia do vitafone: Don Juan / Don Juan (Dir: Alan Crosland). Organizado o Walt Disney Studio, que se transformaria depois na Walt Disney Productions. A Fragata Invicta / Old Ironsides (DIr: James Cruze) apresenta duas cenas em um processo chamado magnascope, no qual uma lente especial é colocada no projetor, produzindo uma imagem mais larga. Joseph Schenck assume o controle da United Artists. Joseph P. Kennedy compra a FBO. As companhias americanas Paramount e MGM emprestam 4 milhões de dólares para a Ufa em troca da utilização dos estúdios, cinemas e pessoal da firma alemã; o efeito mais imediato do acordo Parufamet foi a migração de artistas e técnicos alemães para Hollywood. Outros acordos parecidos: Universal / Terra, United Artists / Rex, MGM / Phebus. Publicado A MIllion and One Nights, de Terry Ramsaye.

1927 – A Warner Bros. lança o cinema falado com O Cantor de Jazz / The Jazz Singer (Dir: Alan Crosland). Fox-Movietone News é o primeiro jornal cinematográfico sonoro. A MPPDA estabelece um “Código de Pureza” (administrado pelo seu Studio Relations Committee – SRC, sob a direção de Jason J. Joy) baseado na fórmula conhecida como “Don´ts and Be Carefuls, porque enumerava 11 itens que “não poderiam aparecer nos filmes sem consideração da maneira pela qual fossem tratados” e 26 outros assuntos “com respeito aos quais os produtores teriam de tomar um cuidado especial para que a vulgaridade e e a sugestionabilidade pudessem ser eliminadas”. Criada a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS). Formada a Mascot Pictures. Formada a Mascot Pictures Corporation (Nat Levine). Inaugurado em Los Angeles o cinema Chinese de Sid Grauman. Marcus Loew morre e Nicholas M. Schenck torna-se presidente da Loew´s, Inc. Reorganizada a Educational Films Corporation agora com o nome de Educational Films, Inc., para produzir comédias.  Filme pancromático substitui o filme ortocromático, que esteve em uso durante a maior parte da era silenciosa. Fundada a Mole-Richardson Co. (Peter Mole), a mais conhecida fabricante de equipamentos de iluminação para os estúdios. Surgem os jornais cinematográficos falados Paramount News, Fox-Movietone News e Hearst-Metrotone News, depois News of the Day.

1928 – Paramount, Loew´s e United Artists adotam o sistema movietone de som ótico. Formada pela RCA (Radio Corporation of America) a Radio-Keith-Orpheum Corporation (RKO), pela fusão da FBO com o circuito de cinemas Keith-Albee-Orpheum; William LeBaron chefe da produção. William Fox tenta comprar a Loew´s, Inc. para criar a maior companhia da indústria. Darryl Zanuck chefe da produção na Warner Bros., que compra a cadeia de cinemas Stanley. Realizada a primeira cerimônia de entrega dos Oscar. Luzes de Nova York / Lights of New York (DIr: Brian Foy), primeiro filme inteiramente falado. Walt Disney lança seu primeiro filme com o camundongo Mickey, a princípio chamado Mort

1929 – Warner Bros. compra a First National Pictures. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos impede a fusão da Fox com a Loew´s. A Fox experimenta o sistema de tela larga Grandeur, desenvolvido por Earl Sponable; a MGM introduz o Realife; a Warner, o Vitascope 65mm; a Paramount, o Magnafilm 56mm; a RKO, o Spoor-Berggren 63.5mm. Formada a SonoArt-World Wide Pictures, Inc. (J. Douglas Watson); a partir de 1932 denominada apenas World Wide Pictures e presidida por E. W. Hammons. Carl Laemmle Jr. C hefe da produção da Universal. Primeirofilme inteiramente iluminado por lâmpadas de tungstênio, substituindo os arcos de carbono conhecidos como Klieg Lights: Broadway / Broadway (Dir: Paul Fejos). Sai o primeiro International Motion Picture Almanac. Astros da década: Renée Adorée, Agnes Ayres, Vilma Banky, John Barrymore, Richard Barthelmess, Monte Blue, Eleanor Boardman, Clara Bow, Evelyn Brent, Betty Bronson, Nancy Caroll, Charles Chaplin, Lon Chaney, Betty Compson, Dolores Costello, Dolores Del Rio, Richard Dix, Billie Dove, Douglas Fairbanks, Charles Farrell, Pauline Frederick, Janet Gaynor, John Gilbert, Dorothy Gish, Lillian Gish, Jetta Goudal, Corinne Griffith, William Haines, Buck Jones, Leatrice Joy, Buster Keaton, Norman Kerry, Laura La Plante, Bert Lytell, Harold Lloyd, Thomas Meigham, Adophe Menjou, Tom Mix, Colleen Moore, Owen Moore, Mae Murray, Pola Negri, Ramon Novarro, Mary Pickford, Marie Prevost, Rod La Roque, Gloria Swanson, Milton Sills, Norma Talmadge, Estelle Taylor, Alice Terry, Rudolph Valentino e Florence Vidor.

1930 – William Fox perde o controle da Fox Film Corporation. Paramount-Famous-Lasky Corporation torna-se Paramount Publix e estende sua cadeia de cinemas. Formadas a Majestic Pictures Corporation (Phil Goldstone e Larry Darmour) e a Monogram Productions, Inc.  (a origem da companhia data de 1924 quando W. Ray Johnston, em colaboração com um grupo de exibidores independentes, criou a Rayart Productions, agora reorganizada); W. Ray Johnston presidente, Trem Carr chefe da produção. Hollywood Reporter começa a ser publicado. De 1930 aos meados dos anos 50, a Paramount, Loew´s, Fox, Warner Bros. e RKO dominariam a indúst

1931 – A Depressão começa a afetar a indústria do cinema. Por causa de suas dívidas com aquisição de cinemas as majors cortam seus custos. RKO compra a Pathé. Publicado History of the American Film de Benjamin B. Hampton.

1932 – Inaugurado o Radio City Music Hall. Formada a Mayfair Pictures Corporation (Ralph N. Like). Lillian “Peg” Entwhistle, jovem artriz de teatro malsucedida no cinema, comete suicídio saltando do topo da letra “H” do letreiro Hollywoodland. Introduzido o filme e a câmera de 8mm. O desenho animado curto de Walt Disney, Flores e Árvores / Flowers and Trees, é o primeiro em technicolor de três cores. Introduzido o rotambulator da Bell & Howell (uma grua colocada sobre uma plataforma de tripé sobre rodas).

1933 – Darryl Zanuck deixa a Warner Bros. e forma (com a ajuda financeira de Nicholas Schenck e Louis B. Mayer) a Twentieth Century; Joseph Schenck, irmão de Nicholas, presidente, William Goetz, genro de Mayer, executivo do estúdio. Formada a Pioneeer Pictures, Inc. (John Hay “Jock” Whitney), para produzir filmes em technicolor, que serão distribuídos pela RKO. Surge o primeiro drive-in em New Jersey. Formada a Lone Star Productions (Paul W. Malvern). Criada a Screen Writers Guild. Introduzido o Fox Velocitator, rotambulator mais aperfeiçoado, construído pela Fearless Camera Company.

1934 – Organizada a National Legion of Decency. O Federal Council of the Churches of Christ in America e a Conference of American Rabbis recomendam respectivamente aos protestantes e judeus todo apoio à cruzada católica, nos seus esforços de condenar os filmes imorais. A MPPDA designa Joseph Breen para chefiar a Production Code Admistration. Inaugurado o Café Trocadero em Hollywood. Formada a Ambassador Pictures, Inc. (Maurice Conn). Short da Pioneer, La Cucaracha / La Cucaracha (Dir: Jack Perez) é primeiro filme de ação ao vivo em technicolor de três cores.

1935 – Paramount é reorganizada, tornando-se Paramount Pictures, Inc. Fusão da Twentieth Century com a Fox Film Corporation, resultando a 20th Century-Fox; Joseph Schenck presidente do Conselho de Administração, Darryl Zanuck chefe da produção. Ernest Lubitsch chefe da produção na Paramount. Formada a Selznick International Pictures (David O. Selznick, distribuindo seus filmes pela United Artists. RCA vende metade de suas ações da RKO para Floyd Odlum da Atlas Corporation. Herbert J. Yates promove a fusão da Monogram com a Mascot, resultando a Republic Pictures Corporation. Nat Levine presidente. Criado o New York Film Critics Circle. Primeiro filme de longa-metragem no processo technicolor de três cores: Vaidade e Beleza / Becky Sharp (Dir: Rouben Mamoulian).  Formada a Victory Pictures Corporation (Sam Katzman). Sai a legendária manchete de primeira página de Variety, anunciando que os habitantes do Meio-Oeste estavam dispostos a pagar para ver filmes mais sofisticados: “Sticks Nix Hick Pix”.

1936 – Morre Irving Thalberg. Carl Laemmle vende a Universal para a Standard Capital Company. Formadas a Grand National Films, Inc. (por ex-executivos da Pathé) e a Walter Wanger Productions, Inc (Walter Wanger). Fusão da Pioneer Pictures, Inc. com a Selznick International. Barney Balaban presidente da Paramount. Walt Disney muda a distribuição de seus filmes da United Artists para a RKO. Fundada a Screen Directors Guild. As características do rotambulator e do velocitator são combinadas na Panoram Dolly. Patenteado o processo de filme duas cores hirlicolor (George HIrliman), depois de chamado de magnacolor.

1937 – Lançamento do primeiro desenho animado de Walt Disney em longa-metragem, Branca de Neve e os Sete Anões / Snow White and the Seven Dwarfs; na dublagem brasileira: Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Almirante e Os Trovadores. Herbert J. Yates presidente da Republic; Trem Carr e W. Ray Johnston saem para ressuscitar a Monogram. Pandro S. Berman chefe de produção na RKO. O processo cinerama é visto pela primeira vez na New York World´s Fair como nome de vitarama. Walt Disney usa pela primeira vez a câmera multiplana no desenho curto O Velho Moinho / The Old Mill. Organizada a Frontier Films como uma companhia sem fins lucrativos para a produção de documantários com tendência esquerdista. Fox é o primeiro estúdio a explorar sistematicamente o rádio para promover filmes.

1938 – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos inicia uma ação antitruste contra as majors, que fica conhecida como “caso Paramount” porque esta companhia encabeça o pólo passivo da lide. Formada a Edward Small Productions, Inc. (Edward Small). George Schaefer presidente e chefe da produção na RKO.

1939 – “O Grande Ano de Hollywood”. A indústria de cinema emprega 177.420 pessoas. Frequência média semanal de 85 milhões de espectadores. Publicado The Rise of the American Film, de Lewis Jacobs. Astros da década: Fred Astaire, Warner Baxter, Wallace Beery, James Cagney, Eddie Cantor, Ruth Chatterton, Maurice Chevalier, Claudette Colbert, Ronald Colman, Joan Crawford, Bette Davis, Marlene Dietrich, Melvyn Douglas, Marie Dressler, Irene Dunne, Nelson Eddy, Alice Faye, W. C. Fields, Errol Flynn, Kay Francis, Clark Gable, Greta Garbo, Oliver Hardy, Jean Harlow, Olivia de Havilland, Helen Hayes, Sonja Henie, Katharine Hepburn, Miriam Hopkins, Al Jolson, Stan Laurel, Vivien Leigh, Carole Lombard, Myrna Loy, Jeanette MacDonald, Fredric March, Herbert Marshall, Marx Brothers, Edward G. Robinson, Ginger Rogers, Will Rogers, Norma Shearer, Sylvia Sidney, Barbara Stanwyck, Margaret Sullavan, Robert Taylor, Shirley Temple, Spencer Tracy, Loretta Young, Johnny Weissmuller e Mae West.

1940 – A ação antitruste é suspensa por um acordo judicial (Consent Decree), pelo qual as majors se comprometem a reduzir o tamanho dos pacotes vendidos aos exibidores. Hays Office forma o Motion Picture Committee Cooperating for National Defense. House Committee of Un American Activities (HUAC) do Congresso Americano conduz sua primeira investigação em Hollywood. Formada a Producers Releasing Corporation – PRC como subsidiária da Pathé Laboratories. Inc. MGM lança o primeiro desenho de Tom e Jerry. Formada a Pine-Thomas Corporation (William C. Thomas e William H. Pine). Inaugurada a boate Ciro´s em Hollywood. Mike Romanoff, com ajuda financeira de Cart Grant, Jock Whitney, Jack Warner, Robert Benchley e Darryl Zanuck, abre o restaurante Romanoff´s em Rodeo Drive, Beverly Hills; outros restaurantes famosos: Brown Derby, Chasen, Cock and Bull, Perino´s etc. Mills Novelty Company de Chicago introduz as máquinas do tipo jukebox com pequenas telas nos restaurantes e bares, para exibirem os Soundies, filmes musicais de três minutos, produzidos pela R.C. M. Productions (James Roosevelt, Sam Coslov e Gordon Mills).

1941 – O presidente Roosevelt declara que os filmes não serão objeto de censura durante a guerra. Após o ataque japonês, é constituído o War Activities Committee (WAC). Joseph Schenck condenado a um ano de prisão por fraude fiscal e corrupção de dirigentes sindicais; Spyros Skouras presidente da 20th Century-Fox. Samuel Goldwyn encerra sua associação com a United Artists e passa a distribuir seus filmes pela RKO. Walt Disnet usa o processo fantasound em Fantasia / Fantasia, uma forma de som estereofônico. Linwood Dunn concebe uma truca (optical printer), construída pela Acme Tool and Manufacturing Company; o invento de Dunn foi tão significativo que mereceu um Oscar em 1944, e outro, por uma versão mais aperfeiçoada, em 1980. William Randoplph Hearst tenta impedir o lançamento de Cidadão Kane / Citizen Kane (DIr: Orson Welles); Louis B. Mayer propõe à RKO comprar o negativo, para destruí-lo. David O. Selznick torna-se sócio da United Artists. Desenvolvido na Europa pelo Dr. Bela Gaspar, o processo gasparcolor é introduzido nos Estados Unidos, tornando-se conhecido através dos Puppetoons (animação como bonecos de madeira). Inauguração da boate Mocambo em Hollywood. Bette Davis é a primeira mulher eleita presidente da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas.

1942 – Organizado o Bureau of Motion Pictures como parte do Office of War Information (OWI), para promover a produção de filmes sobre os Estados Unidos e as “outras” Américas, distribuindo-os nos países latino-americanos. Floyd Odlum compra o controle da RK). Joseph Breen volta para o Hays Office.

1943 – Os cinemas participam da venda de bônus de guerra. A contribuição para o esforço de guerra inclui a realização de filmes pró-Rússia. Fomadas a International Pictures (William Goetz e Leo Spitz) e a Film Classics, Inc. (Irving Shapiro). Criada a Hollywood Foreign Press Association, Inc. como Hollywood Foreign Press Correspondents Association que, em 1946, intituirá os Golden Globes Awards.

1944 – Departamento de Justiça reativa a ação antitruste. Hal Wallis Productions distribui seus filmes pela Paramount. Criada a Motion Picture Alliance for the Preservation of American Ideals. Formada a Lippert Pictures (Robert L.  Lippert).

1945 – Will Hays se aposenta; seu sucessor, Eric Johnston. Muda o nome da associação comercial da indústria para Motion Picture Association of America (MPAA). Organizada a Screen Extras Guid. Formadas a Liberty Films, Inc. (Frank Capra, William Wyler, George Stevens e Sam Briskin); a Vanguard Films, Inc. (David O. Selznick e Daniel T.O’ Shea); e a Mark Hellinger Productions, Inc. (Mark Hellinger). Confronto de dois organismos sindicais rivais, International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE) e Conference of Studio Unions (CSU). Formada a United Productions of America (Stephen Bosustow), responsável pelos cartoons de Gerald McBoing Boing e Mister Magoo; em 1956 a companhia mudou seu nome para UPA Pictures, Inc.

1946 – Ano mais lucrativo da indústria, com 232 milhões de dólares de receitas domésticas. Fusão da Universal com a Internatioal Pictures, resultando na Universal International; William Goetz e Leo Spitz, chefes de produção. Formadas a Emterprise Productions, Inc. (David Loew e Charles Einfeld); a Diana Productions (Walter Wanger, Joan Bennett e Fritz Lang); a Allied Artists, subsidiária da Monogram (Steve Broidy); e a Eagle-Lion Films, Inc., distribuidora da companhia inglesa J. Arthur Rank; o nome Eagle-Lion será comprador depois por Arthur Krim e Robert Young, para uma companha produtora formada no mesmo ano (Brian Foy, chefe da produção).

1947 – HUAC prossegue suas investigações sobre a “infiltração comunista na indústria de cinema”. O governo federal move uma ação antitruste contra a Technicolor. Warner Bros. compra o jornal cinematográfico RKO-Pathe´. Dore Schary chefe da produção na RKO. David O. Selznick vende suas ações da United Artists e passa a distribuir seus filmes por conta própria. Formadas a Argosy Pictures Corporation (John Ford e Merian C. Cooper) e a Horizon Pictures (Sam Spiegel e John Huston). Fundação do Actor´s Studio, Inc. (Cheryl Crawford, Robert Lewis e Elia Kazan); Lee Strasberg diretor artístico de 1952 a 1982.

1948 – Decisão da Suprema Corte sobre o “caso Paramount”, ordenando o “divórcio” dos cinemas das majors de suas operações de produção e distribuição. Dore Schary chefe da produção na MGM. Eagle-Lion absorve a PRC. RKO Theatres Corp. Sucessora dos cinemas da RKO. O cinema Pantages em Hollywood exibe em sua tela a transmissão pela TV das corridas de cavalos de Santa Monica. Howard Hughes assume o comando da RKO. Formada a Rampart Productions, Inc. (William Dozier). Todos os estúdios fazem três minutos de silêncio durante o funeral de D. W. Griffith, ao qual compareceram, entre outros, Charles Chaplin, John Ford e Erich von Stroheim.

1949 – Formado o Motion Picture Industry Council, para manter Hollywood livre do comunismo, membros mais ativos: Roy Brewer (presidente da IATSE), Ronald Reagan, Dore Schary e Cecil B. De Mille. United Paramount Theatres, Inc. sucessora dos cinemas da Paramount. Astros da década: June Allyson, Don Ameche, Dana Andrews, Gene Autry, Anne Baxter, Joan Bennett, Ingrid Bergman, Humphrey Bogart, Charles Boyer, Gary Cooper, Jeanne Crain, Bing Crosby, Linda Darnell, Deanna Durbin, Douglas Fairbanks Jr., Henry Fonda, Joan Fontaine, Ava Gardner, John Garfield, Judy Garland, Greer Garson, Paulette Goddard, Cary Grant, Betty Grable, Rita Hayworth, Bob Hope, Jennifer Jones, Danny Kaye, Alan Ladd, Veronica Lake, Hedy Lamarr, Dorothy Lamour, Burt Lancaster, Ida Lupino, Fred MacMurray, Ray Milland, Robert Mitchum, Robert Montgomery, Maureen O´Hara, Laurence Olivier, John Payne, Gregory Peck, Roy Rogers, Mickey Rooney, Robert Ryan, Lizabeth Scott, Ann Sheridan, Red Skelton, Gene Tierney, Lana Turner, John Wayne e Esther Williams.

1950 – Os “Dez de Hollywood” são encarcerados. Ação antitruste contra a Technicolor termina com um acordo judicial; a firma de Herbert Kalmus se obriga a colocar suas patentes ao dispor de outras companhias. Formadas a American Cinema Editors, Inc. (ACE) e a Screen Producers Guild. Filme de acetato (triacetate safety film) substitui o filme de nitrato (nitrate film). Frank Freeman chefe de produção na Paramount. Introduzido o eastmancolor. Formada a Filmakers, Inc. (Collier Young e Ida Lupino).

1951 – Louis B. Mayer pede demissão da MGM; Dore Schary chefe do estúdio. Arthur Krim e Robert Benjamin assumem o controle da United Artists. Fusão da Eagle-Lin Films, Inc. com a Film Classics, Inc. para formar a Eagle-Lion Classics; no ano seguinte cessa a produção e o acervo de filmes é absorvido pela United Artists. Formada a Batjac Productions, Inc. (John Wayne e Robert Fellows). National General Corp. e Stanley Warner Corp. respectivamente sucessoras dos cinemas da 20th Century-Fox e da Warner Bros. Testado o phonevision, primeira experiência de exibição de filmes em TV paga. Criado o Patsy Awards pela American Humane Association, para homenagear os astros animais do cinema.

1952 – A Suprema Corte decide que os filmes são protegidos pela Primeira Emenda. Columbia forma a subsidiária Screen Gems, para produzir filmes para a televisão. Decca Records compra a Universal; Milton Rackmill presidente, Edward Muhl chefe da produção. United Artists lança o primeiro filme em 3-D, Bwana, o Demônio / Bwana Devil (DIr: Arch Oboler). Formada a Filmways, Inc. (Martin Ransohoff). Cinerama estréia em Nova York como Isto é Cinerama / This is Cinerama, surgindo depois o thrillerama, wonderama, circarama e quadrivision. Screen Actors Guild negocia o primeiro contrato propiciando o pagamento de direitos residuais aos atores que participaram de filmes vendidos para a televisão. O programa de televisão de Edward R. Murrow, See it Now, é o primeiro a mostrar o making of de um filme, Hans Christian Andersen / Hans Christian Andersen (Dir: Charles Vidor).

1953 – 20th Century-Fox apresenta o primeiro filme em CinemaScope, O Manto Sagrado / The Robe (Dir: Henry Koster) Walt Disney forma sua própria companhia distribuidora, Buena Vista Distribution Company, Ltd. Monogram reorganizada como Allied Artists. Fundada a Magna Pictures Corporation para produzir, distribuir e exibir filmes no processo Todd-AO. Primeiro desenho curto de Walt Disney em CinemaScope, O Tatá, o Fifi, o Plin e o Chibun / Toot, Whistle, Pluck and Boom.

1954 – Screen Writers Guild torna-se Writers Guild of America. Formada a American Releasing Company (Samuel Z. Arkoff e James Nicholson). Paramount lança Natal Branco / White Christmas (Dir: Michael Curtiz) em Vistavision. Joseph Breen se aposenta: seu successor é Geoffrey Shurlock. Formada a Panavision, Inc. (Robert Gottschalk). Introduzido pela. Eastman Kodak o filme pancromático negativo Tri-X. Bausch & Lomb (fundada em 1853 como fabricante de óculos) fornece lentes para o CinemaScope; outras contribuições para o cinema foram as lentes do cinetoscópio de Edison; as lentes Cinephor para projeção; as lentes para câmeras Raytar e Baltar etc.

1955 – O processo Todd-AO estréia com Oklahoma! / Oklahoma! (Dir: Fred Zinnemann). Howard Hughes vende a RKO para a General Teleradio, Inc., subsidiária da General Tire and Rubber Company; William Dozier chefe da produção. Mary Pickford e Charles Chaplin vendem suas últimas ações da United Artists. Arthur Loew, filho de Marcus Loew, assume a presidência da Loew´s, Inc. Formada a Bryna Company (Kirk Douglas). Inauguração da Disneyland em Anaheim, Califórnia.

1956 – O Código de Produção é revisado para permitir referências a drogas, prostituição, aborto e sequestro em certas circunstâncias. Darryl Zanuck produtor independente; Buddy Adler chefe da produção na 20th Century-Fox. Harry e Albert Warner vendem suas ações da Warner Bros.; Jack Warner fica com as suas e é eleito presidente da companhia. Jornal cinematográfico Warner-Pathé encerra suas atividades. Joseph Vogel presidente da Loew´s, Inc.  American Releasing Corporation reorganizada como American International Pictures (AIP). Formada a Hetch-Hill-Lancaster (Harold Hetch, James Hill, Burt Lancaster). Schwab´s Drugstore, legendário ponto de encontro das celebridades de Hollywood, faz um leilão de vários de seus acessórios.

1957 – RKO encerra suas atividades como produtora de filmes para os cinemas. United Artists adquire os direitos de distribuição dos filmes da Warner Bros. anteriores a 1948. Formada a Hanna-Barbera Productions (William Hanna, Joseph Barbera, ex-chefes do departamento de desenhos animados da MGM, responsáveis pelos cartoons de Tom e Jerry). Paramount News cessa suas atividades. Primeiro filme em technirama: Aconteceu em Monte Carlo / The Monte Carlo Story (Dir: Samuel Taylor).

1958 – Estúdio da RKO comprado pela Desilu Productions.  Formada a Mirisch Corporation (Harold, Walter e Marvin Mirisch). Republic Pictures encerra suas atividades. MCA, Inc (Music Corporation of America) compra o acervo de filmes da Paramount. Introdução do gravador portátil Nagra (Stefan Kudelski), que se tornaria o equipamento de preferência em Hollywood nos anos 60.

1959 – Loew´s última companhia a completar o “divórcio” entre exibição e produção. Fusão da Decca com a MCA. Sam Briskin escolhido para dirigir a Columbia Pictures. Sol C. Siegel chefe da produção na MGM. Formada a Embassy Pictures Corporation (Joseph E. Levine). Astros da década: Carrol Baker, Stephen Boyd, Marlon Brando, Richard Burton, Jeff Chandler, Cyd Charisse, Montgomery Clift, Tony Curtis, Doris Day,Yvonne De Carlo, James Dean, Sandra Dee, Kirk Douglas, Glenn Ford, Stewart Granger, Susan Hayward, Audrey Hepburn, Charlton Heston, William Holden, Judy Holliday, Rock Hudson, Jeffrey Hunter, Grace Kelly, Gene Kelly, Deborah Kerr, Janet Leigh, Jack Lemmon, Jerry Lewis, Joel McCrea, Dean Martin, Victor Mature, Marilyn Monroe, Audie Murphy, Don Murray, Paul Newman, Kim Novak, Eleanor parker, Anthony Perkins, Jean Peters, Sidney Poitier, Elvis Presley, Lee Remick, Debbie Reynolds, Eva Marie Saint, Randolph Scott, Frank Sinatra, Jean Simmons, James Stewart, Elizabeth Taylor, Robert Wagner, Richard Widmark,  Cornel Wilde, Natalie Wood e Joanne Woodward.

 

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